27 de março de 2013

Scanycase


Anton Guglya e Nick Komarov trabalharam juntos para desenvolver um gadget que acoplado ao iPhone pode servir como termômetro, medidor de glicose e pressão, e até dar outras informações sobre o coração. O aparelho funcionaria junto a um aplicativo que exibiria as informações, entretanto, ainda está em fase de desenvolvimento sem previsão para lançamento.Para mais informações acesse o link.


25 de março de 2013

Dreambox

       Já pensou em poder materializar seus desejos ou necessidades de consumo apenas colocando uma moedinha, no maior estilo máquina de refrigerante? Com a Dreambox já dá para (quase) fazer isso!

      Atualmente com tecnologia pra imprimir praticamente qualquer objeto em bioplástico a máquina de vendas equipada com uma impressora 3D ela pode materializar qualquer modelo que você encontra por aí em três dimensões de alguma coisa que você queira. Após enviar as informações para a máquina o cliente precisa esperar apenas alguns minutos e levar seu "desejo" impresso para casa.
     Acredita-se que a ideia de Dreambox seja útil não somente para designers imprimirem seus protótipos com um custo mais reduzido, mas para pessoas em geral a utilizarem como forma de entretenimento e para o bem estar pessoal.



      A Dreambox está em fase final de prototipagem e ao que tudo indica a ideia será mesmo comercializada. Para um futuro não muito distante quem sabe poderemos comprar desta forma até nossas roupas, nossos meios de transporte, não é?!



23 de março de 2013

Cada janela, com sua história


O Edifício Prestes Maia 911, é um prédio de 22 andares situado em São Paulo, considerado a maior ocupação ilegal do Brasil. Tal prédio abandonado já foi moradia de cerca de 1.630 pessoas, incluindo 468 famílias e 315 crianças.
Mas foi com o movimento Sem-Teto que levou milhares de pessoas desabrigadas para o prédio vazio. Foi aí que o fotógrafo Julio Bittencourt fez uma série de imagens neste edifício  fotografando os novos ocupantes e moradores em suas janelas, e mostrando o olhar destes para a cidade e para as suas próprias vidas e histórias. Deixando claro a convivência humana  com a decadência e o abandono social.
Este projeto virou também um livro, com o nome de " Numa janela do Edifício Prestes Maia 911", sendo seu maior objetivo mostrar a importância da comunicação através das janelas, as dignas histórias de quem sobrevive por de trás delas e a decadência de um sistema sem  integração social desta sociedade tão desigual. Não podemos deixar de pensar que por de trás de cada "janelinha" deste edifício há sonhos, dignidade, luta e esperança por ago melhor, mas enquanto esperamos,  vale a pena ver as fotografias e imaginar que histórias existem por de atras de cada uma destas pessoas e suas janelas.











21 de março de 2013

Storm System, vida em um mundo apocalíptico

     As constantes alterações climáticas, junto com as inúmeras discussões sobre sustentabilidade, meio ambiente, poluição e, principalmente, nosso estilo de vida, nos levam a crer que chegará o dia em que nosso mundo se modificará por completo, tornando a vida humana neste planeta um desafio.
     Foi pensando nisso, em um tempo Alpha, que o projeto Storm System nasceu, sob a direção do designer Miguel Rios, português que dirige uma galeria em Lisboa, onde o projeto se encontra exposto e aberto ao público. Miguel reuniu uma equipe criativa que conta com pessoas especializadas desde os têxteis, aos componentes eletrônicos,para desenvolver o projeto que no fim seria representado por uma gabardine e um colete, que mais do que mostrar uma possibilidade de veste para ambientes extremos, nos faz abrir os olhos para o ponto ao qual podemos chegar, como nossa vida pode ser.

Exposição da roupa

     Todos os detalhes da roupa foram pensados em pormenores, sendo ela composta de uma gabardine e um colete, os dois feitos para serem usados juntos, tendo inclusive ponto de fixação um ao outro. A roupa conta com tecidos tecnológicos repelentes de sujeiras, impermeáveis, termo colados evitando assim costuras que podem permitir que a água passe pelo casaco, tendo apenas uma abertura central. Há ainda visores, pequenos espaços para a respiração, um capuz e componentes eletrônicos, como lâmpadas de LED, bateria e fios para aquecimento na parte interna do colete. Essa composição faz com que em um ambiente extremo, o usuário possa se proteger, usar as lâmpadas caso necessite e até que se esquente. 
     Outro detalhe pensado pelos criadores, é que no tempo Alpha para qual a roupa foi desenvolvida, a nossa comunicação provavelmente não será mais a mesma, convidaram então a dupla de designer brasileiros Angela Rafael e Detanico Lain para que desenvolvessem um alfabeto exclusivo, que difere das formas de comunicação da língua que usamos. Eles então adaptaram as barras utilizadas nos índices pluviométricos, formando o alfabeto com as barras equivalente numérico do índice. Esse alfabeto foi colocado na roupa, formando o nome do projeto.

Explicação sobre as peças e seus componentes
     Vale a visita ao site do projeto, para assistir o vídeo conceito e explorar todas as partes da roupa, especialmente a pequena apresentação que eles fizeram da construção do projeto, onde podemos ver a complexidade da ideia.

20 de março de 2013

Um segundo por dia




Cesar Kuriyama decidiu tirar um ano de folga para descansar e exercer sua criatividade. Pensando em como aproveitaria esse tempo, e em todas as lembranças de sua vida, ele criou o Projeto One second everyday, o qual, graças ao Kickstarter, virou um aplicativo de celular a fim de facilitar aos que aderirem ao projeto. A ideia é gravar um segundo por dia, um segundo que importe e que seja indigno cair no esquecimento. Cesar pretende gravar os vídeos e juntá-los a um grande vídeo de sua vida até não poder mais.
Para conhecer mais sobre o Projeto basta acessar ao link e assistir ao vídeo abaixo:


18 de março de 2013

Alfabetização Multidimensional


     Tradicionalmente quando pensamos em alfabetização costumamos associar o termo ao aprendizado somente da leitura e da escrita. No entanto, atualmente existem outros fatores que podem tornar uma pessoa "analfabeta" aos olhos da sociedade e principalmente do mercado de trabalho.
    Portanto hoje se fala em alfabetização multidimensional, uma vez que apenas uma pequena porcentagem das informações que consumimos é a palavra escrita, e isso tende a diminuir cada vez mais.
     Ainda é preciso dominar a leitura e a escrita, mas tentar existir em um mundo altamente competitivo sem ser capaz de criar vídeos, editar fotos, baixar músicas, operar dispositivos ou escrever códigos HTML será cada vez mais difícil. Para as gerações mais novas isso tudo são habilidades praticamente natas, no entanto ainda não são uma preocupação efetiva da educação formal.
      Segundo a The Futurist Magazine existem mais de 8 mil linguagens de códigos e saber ler estes códigos daqui pra frente será uma exigência igual ou maior do que ter domínio sobre línguas estrangeiras ou até mesmo sobre sua língua nativa.
      Assim sendo, a introdução definitiva dessa educação em várias dimensões para o ensino básico é uma macrotendência forte para os próximos anos.

15 de março de 2013

E se você fosse reconhecido por suas roupas?



Que a Google está colocando todas as suas forças em seu novo projeto tecnológico: O Google Glass, todos sabemos, mas se eu contar pra vocês que este aparelho poderá identificar pessoas de acordo com as roupas que estarão vestindo? . Isso mesmo, você poderá ser identificado não mais por seu rosto, ou traços, mas sim, por suas roupas.
Este aplicativo dos Óculos da Google foi apresentado e pretende ajudar os usuários a encontrar seus amigos em locais com grande circulação de pessoas, como ruas, centros, shoppings, praias e estádios de futebol.
Segundo seus criadores, o reconhecimento facial nestes casos deixa á desejar, afinal, as pessoas não estão olhando diretamente para as câmeras. Então, pensou-se neste sistema de reconhecimento “fashion”, que reconhece as pessoas por suas roupas e até mesmo, acessórios e jóias.
Este reconhecimento fashion, ou impressão digital, tem por base uma serie de fotos, relacionados diretamente a redes sociais das pessoas. Assim, estas imagens compõem um arquivo que identificam as cores, texturas, estampas e formas encontradas nas roupas. Tornando mais fácil a identificação das pessoas.
Um comportamento cada vez mais característico das pessoas, esta extensão digital do homem, este desejo da união entre ser vivo e maquina. Robôs, humanos e “fashions”. 




13 de março de 2013

Tênis Falante



Com dificuldade para manter sua rotina de exercícios ou para começar a fazê-los? A Adidas, juntamente com a  art, copy & code, Zach Lieberman e o Estúdio de Design yesyesno, criou um tênis falante que emite  frases motivacionais engraçadinhas conforme a movimentação (ou  falta de movimentos) ao usá-lo. É possível compartilhar as frases nas redes sociais e via celular. Curioso? Saiba mais no vídeo abaixo:


11 de março de 2013

Cérebro High Tech

      Já imaginou comandar a movimentação de objetos com o poder da mente? Bom esse poder de super herói ainda não foi trazido para a realidade. No entanto, alguns pesquisadores da Brown University inventaram um aparelho para ser implantado no cérebro que permite controlar a movimentação de objetos sem o uso de fios. 
     

     O aparelho em questão funciona com um chip que interpreta e digitaliza as informações do cérebro e depois as transmite para um computador através de uma antena. Para o funcionamento do dispositivo há uma bateria de lítio que aguenta por até 6 horas e a recarga é feita por carregamento indutivo sem fio, a mesma tecnologia presente nos últimos lançamentos em smartphones.
     Em testes feitos em animais, o implante teve resultados positivos e o volume de dados conseguiu ser transmitido para um receptor a um metro de distância.


     As próximas pesquisas para aprimoramento do dispositivo envolvem o controle de próteses e a interpretação de informações sobre a emoções e sentimentos do indivíduo. Sendo assim muito útil para pessoas com diagnóstico de Doença de Parkinson, paralisia e deficiências motoras.



8 de março de 2013

Design e tecnologia no primeiro vestido impresso em 3D

Como todos sabem hoje é o dia internacional da mulher, e o post de hoje será em especial para nós.

Até porque que mulher não gostaria de ganhar o primeiro vestido impresso em 3D e totalmente articulável? Isso mesmo que você leu, um vestido impresso tridimensional.
Juntamente com uma parceria com a empresa Shapeways, que é especialista em impressões 3D, o designer Michel Schmidt criou o modelo especialmente para a atriz Dita Von Teese, com 17 peças e mais de 3 mil articulações, e como acabamento, nada mais nada menos do que 13 mil cristais Swarovski. A base do vestido é de nylon em pó e foi projetado, para que, quem olhe de longe, pense que Dita está nua.
Um comportamento que mistura o luxo fashion com a tecnologia futurista que todas as mulheres do mundo gostariam de experimentar. 






7 de março de 2013

Workshop: Tendências e Inovação no Dia a Dia dos Negócios



O Vilaj, espaço de Coworking aqui de Florianópolis, estará promovendo no próximo dia 27 de março um workshop sobre como aplicar as tendências no dia a dia profissional de forma prática.

Sobre o curso:
O campo para aplicação das Tendências de Comportamento e Consumo, vai muito além da moda. Diversos segmentos podem se beneficiar da pesquisa e análise de Tendências. Entender a dinâmica do mercado, os movimento da sociedade e as mudanças no comportamento do consumidor, ajudam a identificar e maximizar as oportunidades de negócios.
O objetivo deste curso é que através da identificação, análise e articulação de Tendências, o participante esteja capacitado a transformar as informações oriundas do processo, em insights acionáveis e agregar Inovação ao seu negócio.

Sobre o palestrante:
Uma mente curiosa, crítica e permanentemente inquieta. Ana Carol Campos é TrendHunter e sócia-diretora da La Rock | Marketing + Trends, consultoria em Tendências de comportamento e consumo, especializada na análise estratégica e aplicação mercadológica. Formada em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Especialista em CoolHunting & Gestão da Inovação, pela Ayr Consulting, consultora multinacional de tendências e inovação estratégica e co-fundadora do Global Trends Observatory (GTO).

Data: 27/03
Horário: 19h30min
Carga horária: 4h
Valor de inscrição: R$100
Forma de pagamento: Boleto ou depósito bancário

Dúvidas? eventos@vilaj.com.br  


6 de março de 2013

A super formação em Pesquisa // Biografia de Carmencita Job do Laboratório de Pesquisa [Ox]igênio






























Esta palestra contempla a biografia de vida, caminhos percorridos e trabalhos realizados da pesquisadora de macro tendências Carmencita Job.

Objetivo: 
Estimular os jovens universitários a entender o processo de pesquisa + ação no cenário brasileiro. Desenvolvendo o senso de empreendedorismo criativo e conhecimento sobre inovação na postura profissional. Abrindo a cabeça para este NOVO MODELO de super formação em pesquisa, hoje, no mercado.

Tópicos abordados:
- Bio - profissional - como cheguei na pesquisa
- empreendorismo na prática
- disciplinas que se cruzam com o trabalho de pesquisa
- possibilidades no mercado em pesquisa
- sonho X resultado

// Mini Currículo - BIO

Carmencita Job é analista cultural de macro tendências e pesquisadora de grupos urbanos. É formada em Negócios da Moda pelo Senac - SC, especialista em desenvolvimento de produto e Marketing pela Estácio de Sá - SC, discente em psicanálise da Escola Brasileira de Psicanálise - EBPSC e antropóloga de vocação. Sua linha de pesquisa é a  Antropologia visual, Etnografia pop e arqueologia urbana. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisa do Comportamento [Ox]igênio, fulltime, sendo gestora de projetos especiais e especialista em metodologias criativas, focadas pela tríade - arte, ciência e lógica. No cinema, também atua, como pesquisadora para o gênero-documentário, etnoficção e videoarte.


Foi a coordenadora do Sul do pais do projeto especial da BOX 1824 - [o sonho Brasileiro]. Realizou trabalhos em pesquisa para: Rede Globo, Bienal do Mercosul, Fronteiras do Pensamento, Renner, Grendene, Pepsi, Ruffles, Vivo, Iguatemi, entre outras tantas agencias de publicidade, como: FSB - (RJ), DCS, Paim e Grafia (POA) atuando como pesquisadora, planner e coordenadora de projetos especiais.

SERVIÇO:
/ Data: 14/03
/ Horário: 20h
/ Local: Auditório Ceart

Telepatia Eletrônica



Cientistas revelaram a primeira interface “cérebro-para-cérebro” (Brain-to-Brain) que permite, em tempo real, transferência intercontinental de dados entre dois ratos.
Tais eletrônicos brain-to-brain poderiam, um dia, ajudar a formar o que os pesquisadores chamam de "computadores orgânicos" e "cérebro-redes".
Os estudiosos implantaram matrizes de fios microscópicos, cada uma com cerca de um centésimo do diâmetro de um cabelo humano, em áreas cerebrais ligadas aos movimentos voluntários e à sensação de toque em ratos. Primeiramente, formou-se um conjunto de roedores, os "codificadores", para cada tarefa. Em seguida, os cientistas gravaram e transferiram a atividade cerebral dos animais como padrões de estimulação elétrica para as regiões cerebrais correspondentes de outro grupo de ratos, os "decodificadores", que tinham que executar as mesmas tarefas. Com base nos sinais dos cérebros dos roedores “codificadores”, os “decodificadores” fizeram a escolha certa em 70% nas tarefas relacionadas aos movimentos e em 65% nas baseadas no toque.
Os pesquisadores alertaram que eles não desenvolverem a telepatia - ainda.
"Este é apenas o começo", diz Nicolelis.

4 de março de 2013

Impressão 4D

   Mal nos acostumamos à impressão em 3D e o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) já fala na impressão em 4D. Tal tecnologia seria capaz de fazer com o que os produtos se montem sozinhos após serem impressos. Ou seja, seriam objetos feitos em impressoras com 3D com a capacidade de mudar de forma. 


   Os estudos estão sendo feitos com materiais com propriedades de "esponja" que ao serem molhados alteram sua forma e tamanho. Por enquanto, o sucesso dos estudos se deu apenas em estruturas rudimentares, como por exemplos, cubos. No entanto, ainda há muito para se pesquisar e segundo os desenvolvedores do projeto, a impressão 4D não se restringe a materiais que reagem à água. Calor, vibração e som também poderão ser utilizados.




1 de março de 2013

Um novo olhar para os excessos da juventude



O artista canadense Andrew Young está por de trás de um projeto muito interessante e que promete polemizar a relação da juventude contemporânea com os excessos.
Com a criação de pinturas que representem esse exagero da juventude com as drogas, a vida noturna, o sexo, o sentimentalismo exacerbado e a rebeldia; Andrew mistura técnicas com colagens, hiper-realismo e com o abstrato, tendo como objetivo de excitar uma auto-análise sobre os nossos próprios excessos da vida, independente da idade.
Os impulsos muitas vezes tomam conta do sensato e coerente, abandonando assim, valores éticos e morais simples que o exagero tende a camuflar.
Obras de arte que retratam a realidade da juventude atual, este grotesco paradoxo que nos faz pensar: Será que estamos no caminho certo?