28 de julho de 2013

Espalhando Felicidade por "post-its"

Já se sentiu bem só pelo simples fato de ter lido um recadinho deixado em algum lugar inusitado? Ou ser acordado com um post-it grudado na geladeira ou em qualquer outro lugar da casa? Com toda a certeza, uma coisa dessas já deve ter mudado o eu dia.
Foi pensando nisso, que dois amigos criaram o projeto #txurbano. Que consiste em frases simples grudadas em lugares simples e inusitados, como em ônibus, postes, ruas ou em qualquer outro lugar que possa arrancar sorrisos e pensamentos alegres das pessoas que por ali passam. 
O objetivo destes dois amigos é mostrar que a felicidade está nas coisas mais simples da vida, e que pequenas atitudes como escrever um recadinho pode mudar o dia e o humor das pessoas. Afinal, quem não fica feliz em saber que alguém lembra e se preocupa com você?
E se por acaso achar alguma destas frases espalhadas pela cidade, tire uma foto e publique no Instagram com a hashtag #txurbano. Participe e espalhe o amor pela cidade você também.
















Station to Station

 
       Station to Station é um projeto patrocinado pela Levi's que pretende levar a partir de Setembro, algumas obras de arte para darem uma voltinha pelos Estados Unidos. O objetivo é criar uma galeria móvel dinâmica que abrigará trabalhos colaborativos de artistas que viajará a bordo de um trem de carga de NY à San Francisco.
      Concebido pelo artista Doug Aitken, o trem fará dez paradas durante o trajeto para que os visitantes possam apreciar o trabalho experimental de artistas contemporâneos, nomes como Charlotte Gainsbourg então entre os escolhidos pela curadoria que envolve uma parceria com sete museus norte-americanos. 



      Durante a viagem o trem funcionará como escultura de luz cinética que pode ser apreciada por quem o avistar.


24 de julho de 2013

Eenmaal - um restaurante pra ir sozinho

   

       O restaurante pop-up Eenmaal - aberto em Amsterdã, na Holanda, no fim de junho - propõe uma experiência diferente aos clientes, só aceita reservas para um!


      A proposta é de um ambiente com mais calma, onde os frequentadores possam desfrutar da refeição sem que haja distrações. O restaurante foi projetado para atrair viajantes solitários, pessoas que não gostam de socializar enquanto comem e aqueles que estão ávidos por uma experiência fora do comum. 
       


       

22 de julho de 2013

Espelho, Espelho Meu.


Mirror mirror on the wall who's the fairest of them all?

A designer Yoori Koo criou um espelho interativo que, com um sensor de proximidade, revela uma moldura em led digna de celebridade ou princesa de contos de fadas. Chamada "Tell me, mirror" a invenção foi premiada no IDEA Awards de 2013.
Segundo o blog da designer além de acender, "o espelho também oferece um ambiente incomum e místico, que transporta o usuário para o encanto. Assim como o espelho mágico no conto de fadas "Branca de Neve", pergunte-se "Quem é o mais bonito do mundo". Por apenas encarar o espelho, você logo vai ter a resposta que "É você!"." O espelho ainda tem diversos estilos de moldura, como pode se ver na foto abaixo:


19 de julho de 2013

Uma lixeira de acordo com o tamanho do problema


E se você estivesse andando tranquilamente pela rua, e se deparasse com uma “super” lixeira, com 2,5m de altura? É...não seria algo normal para uma cidade. Foi dessa maneira estranha que os dinamarqueses resolveram chamar a atenção da população para tornar as cidades cada vez mais limpas.
Copenhague (capital da Dinamarca) é uma das cidades consideradas mais “verdes” de todo o planeta. E o governo sempre investe em ações que incentivem a população a economizar energia, diminuir o consumo e, agora, tornar a cidade ainda mais limpa e agradável, tanto para os turistas como para os próprios moradores.
Para transformar a ação de limpeza real e divertida para a população, foi instalada uma super lixeira no meio da cidade, com o intuito de que haja interação e união das pessoas para combater a poluição da cidade. Além de ser muito alta, a lixeira tem capacidade para 3.800 litros de lixo e, ainda, possui estilo vintage, que com toda a certeza chama a atenção por quem passa perto.
A ideia é fazer a lixeira percorrer outras cidades da Dinamarca, durante todo o verão, fazendo com que o ato de cuidar do meio ambiente, e do local que habitamos, muito mais divertido e grandioso.








17 de julho de 2013

iKnife, o bisturi inteligente


Pesquisadores da London Imperial College criaram um bisturi “inteligente” que a fim de auxiliar as cirurgias para extração de células cancerígenas, os tumores. O Bisturi detecta em segundos se o tecido que vai ser cortado é canceroso ou não.
O bisturi elétrico junto a um espectrômetro torna-se capaz de fazer análises químicas, permitindo que a ferramenta detecte se as células ali presentes são cancerígenas ou não. Chamado iKnife, ele já foi testado em 91 pacientes e acertou a identificação de tecido em todas as vezes.

15 de julho de 2013

Street Code

     
           
       Quem eram, o que fizeram, do que viviam Peixoto Gomide, Haddock Lobo, Teodoro Sampaio? Uma intervenção na cidade de São Paulo - promovida por Marcos Rodrigues, diretor de arte, e Danilo Dualiby, publicitário - está cuidando de facilitar o conhecimento de pessoas que passam todos os dias por ruas famosas da cidade e não tem a mínima a ideia do porquê do nome do lugar.
       O projeto chamado de Street Code tageou dez ruas da região da Av. Paulista com adesivos de QR Code em muros que quando acessados pelo celular revelam links com artigos sobre os nomes dos lugares.
       Sem desculpas para não saber um pouquinho da história da cidade. E para não ver o vídeo que o coletivo Los Cabras fez documentando a ação! Clica AQUI.

Via Galileu

Vestidos por influência


E se você pegasse seu namorado usando suas roupas? Convenhamos, seria, pelo menos, inusitado. Além de não existir muitas peças do guarda roupa feminino que fiquem boas nos homens, também, não seria uma visão muito bonita.
Partindo desta ideia, o artista espanhol Jon Uriarte criou uma série fotográfica que mostra homens vestidos com as roupas de suas namoradas. Intitulada The Men Under the Influence (O homem sob influência), a proposta é mostrar a troca de papéis entre homem e mulher na pós-modernidade.
As fotografias, no estilo “look do dia”, retratam uma nova forma de comportamento nos relacionamentos heterossexuais. Por mais que estejamos à frente dos nossos pais e avós, ainda assim a série de fotos não deixa de causar certa estranheza.








10 de julho de 2013

Hyperlocal Market



Kayleigh Thompson morava em  uma cidade pequena na qual os alimentos eram trocados entre vizinhos. Ao se mudar para Londres a fim de estudar, sentiu falta dos alimentos naturais cultivado pelos vizinhos, segundo ela: "Eu queria desafiar a nossa forma de consumir alimentos em Londres [...] a minha experiência de como eu comprar e consumir alimentos mudou drasticamente desde que se mudou para a cidade."
A partir disso ela resolveu criar um sistema que permitiria que os produtores urbanos se conectassem com compradores interessados ​​na sua vizinhança. Vendedores usaria um kit de ferramentas projetado por Thompson, para postar suas mercadorias no site e no aplicativo. E funciona da seguinte forma: primeiro, tira uma foto de seus bens, então pesa-se a comida (se necessário), adiciona o preço, e rotula-se usando uma impressora específica. A estudante espera que investimentos e pesquisa em Londres aprimorem cada vez mais sua comunidade de vendas.

8 de julho de 2013

(in)consciente coletivo

        Nada se cria, tudo se copia, se recorta, se cola, se edita. É o que provam esses três sites divertidos que cada um com a sua proposta particular se assemelham por apresentar ao público várias coincidências em roupas, campanhas, instalações.
      No Who Wore It Better são colocadas lado a lado várias obras com traços idênticos provocando o leitor a decidir qual é a melhor, no mesmo esquema de batalhas de looks iguais de celebridades que tanto vemos por aí. 



     O Into The Fashion tem a proposta de investigar e apresentar possíveis inspirações (ou fontes de cópia em alguns casos) para coleções das marcas mais famosas do mundo. É impressionante como esquecemos de uma coleção já de um ano para o outro e quando marcas copiam descaradamente roupas nem tão antigas assim, já nem percebemos.





     Já o Part Nouveau mostra ao público inspirações de grandes campanhas e semelhanças com muita coisa já lançada por aí em um tempo passado.



    
       Ao que tudo indica de inconsciente esse coletivo não tem nada!
   

6 de julho de 2013

Para ficar mais perto da natureza

Foi pensando em tornar a comunicação da sociedade com a natureza mais próxima que a marca de sandálias australiana kusa criou os chinelos com solado de grama. Isso mesmo, agora você não precisa mais ir à parques e florestas para se sentir conectado ao meio ambiente.
Os chinelos são feitos a partir de uma espécie de grama sintética que se assemelha muito a real e a camada das solas é mais grossa para dar conforto e prazer, fazendo com que, ao usá-lo, tenha-se a real sensação de estar com os pés descalços no chão verde e macio. 
Pensando em atrelar à uma sociedade, tão caótica e turbulenta, um pouco de conforto e sossego; trazendo o mundo natural para (mais) perto da realidade urbana. 
É a natureza literalmente aos seus pés.








4 de julho de 2013

Nikon Symphony



O fotógrafo Benjamin Von Wong teve a ideia de compôr uma sinfonia com os diversos barulhos que seus equipamentos faziam ao tirar uma foto. A sinfonia foi feita com 14 câmeras diferentes da Nikon, entre outros equipamentos da marca, no valor aproximado de 65mil reais e o resultado você pode ver no vídeo abaixo, acompanhar no blog do fotógrafo e baixar na Soundcloud.

1 de julho de 2013

Spatial Printing

           A empresa Unicorn Graphics ainda guarda o segredo a sete chaves, mas na última edição da GlobalShop apresentou um método denominado "spatial printing" com o qual é possível se obter imagens impressas em dutos de alumínio, telhas de madeira, flores de seda, tecidos e até mesmo sobre um monte de pincéis. 

                                        


      As possibilidades que este método proporciona são inúmeras e podem ajudar designers e pessoas com vontade de fazer upcycling em seus objetos e até mesmos comerciantes que desejam fazer algum anúncio em um tipo diferente de superfície, além de claro possibilitar novas e interessantes formas de arte.