28 de janeiro de 2015

The Experience Helmet: o capacete que permite escutar seu estado de espírito



The Experience Helmet foi projetado pela designer lituana Aiste Noreikaite em resposta à turbulência ou ‘mindfulness’ do nosso dia a dia.

A ferramenta, que possui a forma de um capacete de motocicleta padrão, cria uma interface em tempo real entre a mente humana e a síntese de som com o intuito de aumentar a consciência pessoal.

Mas como funciona? 

O capacete possui um sensor biológico (EEG) que faz leitura de ondas cerebrais. Cada tipo de ondas cerebrais como alpha, beta, theta, gama e delta estão associados a diferentes tipos de pensamento, por exemplo, as ondas alfa indicam calma, paz e meditação, enquanto ondas gama ocorrem em um estado de grande excitação. Uma vez que se detecta um tipo de onda cerebral, o capacete converte em uma onda sonora que é tocada via alto falantes interligados ao dispositivo.


The Experience Helmet pode ser usado em diversas situações: como uma ferramenta para entender o sistema de funcionamento do seu cérebro, como trilha sonora para as diferentes experiências que são vividas enquanto o capacete é utilizado, em meditações, ao praticar yoga ou instrumentos musicais. O interessante é a experiência de estar além de sentindo, escutando seu estado de espírito e como ele reage à diferentes situações da vida. 


designer Aiste Noreikaite estudou na University of The Arts e desde então procura utilizar o som para expressar ideias e criar tecnologia. Seu projeto The Experience Helmet participou de diversos eventos, incluindo a série televisiva “Tomorrow People” de Londres e o festival de som  “Sonophilia” de Lincoln.



via: psfk.com






0 comentários:

Postar um comentário