30 de janeiro de 2013

Lens Remote Control



A fim de revolucionar a maneira com a qual interagimos com nossas TVs de alta definição a Designaffairs Studio criou um controle remoto touchscreen sem um botão sequer. A ideia é fazer com que cada função da TV seja acionada intuitivamente através de movimentos e toques (como no vídeo abaixo) proporcionando uma experiência mais dinâmica e abrangente no ato de assistir televisão.




Para saber mais sobre o Lens Remote Control basta clicar neste link.

29 de janeiro de 2013

Instagram: A auto exposição, agora em musical



O mundo digital é sem duvida o must desta nossa geração, e sabemos que isto só tende a aumentar. Neste contexto, todos conhecem o Instagram, que é um aplicativo de celular, onde são compartilhadas fotos do dia-a-dia das pessoas que utilizam esta rede social, a maioria destas fotos é trabalhada com alguns filtros que o aplicativo dispõe. Esta é a nova febre dentre os jovens, afinal, é como dizem,  uma imagem vale mais do que mil palavras.
Este comportamento, mostra a necessidade da geração em “se fazer ser vista”, a utilização de redes sociais demostra o avanço do poder dos jovens, que a todo momento esperam ter voz, e compartilhar partes de sua vida e de seu dia com o mundo.
Foi pensando nisso, que desenvolveram um vídeo-parodia relatando este comportamento auto expositivo e totalmente digital de nossa geração. 
Vale a pena dar uma olhada:




Tudo junto e misturado

      Já falamos aqui e aqui sobre novas formas de se aprender. Mas parece que agora essas novas experiências de ensino-aprendizagem estão sendo incorporadas definitivamente pela população.
    Nas próximas semanas, no Rio de Janeiro, começará a funcionar o Gente (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias) na Escola Municipal André Urani. A proposta é reunir 180 crianças já matriculadas na escola para vivenciar um novo método de aprendizagem. 
    Não há mais séries, nem turmas ou paredes, os alunos serão agrupados em "famílias" de seis membros. Cada família será formada por afinidade e habilidades compartilhadas entre os integrantes.


     Para cada aluno será desenvolvido um programa personalizado, onde ele aprenderá a melhorar seus pontos fracos e aprimorar os fortes. A Máquina de Testes, um programa inteligente de avaliação, ficará responsável por avaliar os alunos há cada semana. 
     O professor ganha a alcunha de mentor das famílias e fica responsável por passar uma educação ampla que envolve tanto os conteúdos tradicionais quanto questões do cotidiano. Essa forma de obtenção de conhecimento está muito alinhada com a macrotendência de horizontalização das relações que apresentamos em nosso mapa de final de ano. Resta saber se a moda pega!

Para saber mais acesse o site: Porvir

23 de janeiro de 2013

NanoArt 21



Que os avanços da nanotecnologia graças aos esforços de cientistas do mundo inteiro, incluindo o Brasil, são cada vez maiores já sabemos. Mas, que esses estudos viraram arte é no mínimo curioso... A NanoArt 21 é uma exposição de Nano Artistas que terá sua edição deste ano em Nova Iorque com direito à 20 obras brasileiras oriundas do Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia da UNESP.

Segundo o site da UNESP "A Nanoarte é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Os materiais são sintetizados nos laboratório mais importantes do mundo e na análise morfológica destes materiais, dá origem à morfologias inéditas e artísticas produzidas pela natureza. Estas morfologias são transformadas em imagens num mundo surrealista.", assim arte e ciência caminham juntas.

Para conferir os trabalhos da exposição basta acessar ao site.

22 de janeiro de 2013

The Burning House

    O que você levaria se a sua casa estivesse em chamas e você tivesse que escolher apenas alguns objetos para salvar? Essa é a pergunta que move o projeto de The Burning House que traz fotos da seleção de objetos de pessoas ao redor do mundo supondo que elas se encontrassem em tal situação.


   É interessante observar como cada seleção de objetos reflete a personalidade das pessoas e como elas optam ou por praticidade ou por levar consigo aquilo que possui um alto valor sentimental.



     Se quiser participar da brincadeira, vale visitar o site do projeto e enviar a sua seleção!

18 de janeiro de 2013

Cooperação é a palavra


Há momentos que quando  pedimos a ajuda dos outros, as coisas saem muito melhor. Foi pensando neste conceito, que um grande projeto foi instalado em umas das avenidas mais movimentadas de Montreal, no Canadá.
Criado pela faculdade Université du Québec à Montréal Science,  em parceria com as designers Mouna Andraos e Melissa Mongiant, o projeto 21 Balancories consiste em uma grande estrutura com 21 balanços, sendo que, cada um deste apresenta uma variação musical diferente. É a partir do movimento do balanço que as notas são acionadas, e aumentam ou diminuem conforme a quantidade de movimentação. Com a união de todos os balanços, forma-se uma bela melodia, idealizando uma nova ideia de cooperação, e a noção de que juntos somos mais fortes.
Um novo conceito em comportamento, que vale a pena conferir.



16 de janeiro de 2013

Port-a-Bach



Já imaginou trocar um trailer por um contêiner? A Atelierworkshop já, e a partir disso desenvolveu um novo conceito em moradia portátil. A casa contêm todas as peças necessárias: banheiro, cozinha, quarto e até uma sala, com capacidade para duas crianças e dois adultos. É auto-suficiente através de energia solar, contudo, ainda não está à venda, pois a empresa busca investidores para colocar o projeto em fase de produção. O protótipo das fotos pode ser visto no Puke Ariki Museum, em New Plymouth.




15 de janeiro de 2013

Google Art Project

    Já sonhou em ver aquela sua obra favorita bem de pertinho, mas não está podendo viajar para os melhores museus do mundo? Desde o início de 2011 isso já é possível através do Google Art Project.


    Hoje já são 151 museus cadastrados entre eles, dois brasileiros: a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MAM-SP.
    Na página do projeto é possível além de fazer um passeio virtual pelas galerias, obter informações e dar um zoom em cada parte das obras, podendo ver detalhes que talvez nem conseguiria ver numa ida ao museu.


      E além disso cada instituição escolhe uma obra pra ser fotografada e digitalizada em altíssima resolução, cerca de 7 bilhões de megapixels. 


    O objetivo do projeto é tornar a arte mais acessível universalmente. É claro que não estamos falando de substituir uma ida ao museu, mas de complementar muito proveitosamente a experiência antes e depois.




14 de janeiro de 2013

A era dos aplicativos



Perdeu seu cachorro? Não se preocupe, afinal já existe um novo aplicativo, que promete encontrar seu amigo desaparecido.
O Petts.me é um aplicativo que usa a geolocalização e as redes sociais para procurar animais perdidos através da descrição feita por seus donos.
Você cadastra as características do cão, como a cor, tamanho, pelagem, raça, nome e etc. E ainda, se achou um cão que não está cadastrado, há a possibilidade de cadastra-lo para o caso de alguém querer adotar.
Para uma geração que esta habituada às tecnologias do mundo digital, a era dos aplicativos está apenas começando. 




9 de janeiro de 2013

Smartphones que abrem portas


Para todos que têm problemas em lembrar de carregar suas chaves consigo, ou simplesmente para o eterno drama feminino de achar as chaves na bolsa, algumas empresas desenvolvedoras de aplicativos para Smartphones tem a solução: transformar seu aparelho na chave da sua casa (ou carro, ou empresa...).

A UniKey, por exemplo, usa o sinal de Bluetooth para abrir fechaduras com um sistema elétrico especial desenvolvido pela empresa. Não basta comprar o aplicativo, deve-se trocar a fechadura. Para os que temem pela segurança do método, as chaves são criptografadas, e são programadas pelo usuário. Você pode, por exemplo, do seu trabalho enviar uma chave temporária para o seu vizinho checar aquela suspeita de vazamento de gás. Após um determinado tempo, a chave expira, tornando impossível de ser utilizada.
E caso o usuário não tenha um Smartphone qualificado, não há problema. A empresa fornece uma chave física que funciona via wireless, permitindo que suas mãos fiquem livres.

Outra empresa que está desenvolvendo uma tecnologia parecida é a Lockitron sua diferença para a UniKey é que você não precisa trocar de fechadura, você encaixa em sua fechadura o dispositivo fornecido pela empresa. Quando você se mudar, pode levar facilmente o dispositivo com você. O celular avisa também, quando e qual porta foi aberta. Saiba mais pelo vídeo abaixo:



Todas as empresas citadas já estão em processo de pré-venda de suas tecnologias nos Estados Unidos, contudo, não sabe quanto tempo vai levar para esse tipo de chave chegar ao Brasil.

7 de janeiro de 2013

Dom Kereta: a casa mais estreita do mundo

     É certo que os espaços residenciais urbanos tendem a diminuir cada vez mais. Com essa ideia na cabeça, o arquiteto polonês Jakub Szczesny estava passeando por Warsaw, na Polônia, quando se deparou com um espaço vazio entre dois prédios. 


     Sua ideia inicial era revitalizar tal espaço, no entanto, meses depois com o apoio da Fundação de Arte Moderna da Polônia, ali estava instalada a casa mais estreita do mundo. Nomeada de Dom Kereta em homenagem ao escritor israelense Etgar Keret que será o primeiro habitante da casa e que inspirou Jakub a criar um espaço residencial urbano para pessoas que moram sozinhas e viajam bastante.




    A construção possui apenas 14m² e em seu ponto mais estreito, apenas 72cm de largura. De tão pequena que é, foi classificada como uma instalação artística ao invés de uma residência.






4 de janeiro de 2013

Outdoors ou jardins suspensos?


Este é o projeto Urban air, que visa transformar outdoors em jardins suspensos utilizando o bambu e a tecnologia inteligente.
A ideia surgiu em Los Angeles, o primeiro projeto feito chamou a atenção, e acabou ganhando muitos fãs, que resolveram se unir  juntamente com uma empresas e outdoors de Los Angeles  e abraçar essa causa. A ideia é aproveitar a estrutura física dos imensos cartazes de publicidade e plantar diversos pés de bambu ali. Irrigadores irão hidratar as plantas e haverá também um sistema de wi-fi para que o jardim se comunique com o exterior, o clima também será monitorado.
A ideia é a Urban air se tornar algo global, que possa ser visto no mundo todo, instalada em espaços abertos, no horizonte urbano e concreto das grandes cidades. Como declara o criador do projeto “Quando a pessoa estiver esmagada no trânsito, ela vai olhar pra cima e ver um espaço aberto de ar fresco. Isso vai fazer com que ela respire fundo e se sinta como um humano. E essa pessoa vai criar o significado que quiser pro jardim”
Uma obra de arte, mas também  um instrumento para um futuro verde não muito longe!


3 de janeiro de 2013

Que tal elogiar alguém hoje?


Com toda a correria do dia-a-dia muitas vezes não conseguimos tratar as pessoas como elas realmente deveriam. Agradecer, ou elogiar atitudes de amigos, familiares, namorados ou pessoas que estão sempre ao nosso lado ficou mais fácil e divertido, graças ao pessoal da SoulPancake , que criou a “Give A Compliment, Get A Compliment” ou em português, a Cabine de Elogios.
Funciona assim: Quem quer elogiar vai até o microfone e fala o que acha da outra pessoa que fica nos fones de ouvidos.
Um comportamento digno de ser visto, afinal a emoção e o sentimento ainda são coisas que movem o mundo. Além do mais, quem não gosta de ser elogiado?







E você, será que tem alguém para agradecer ou elogiar?


Concreto Biológico

      Criação de pesquisadores espanhóis, o concreto biológico - mistura de cimento e microrganismos - permite o crescimento de líquens e musgos naturalmente depois que a construção é finalizada.
      O objetivo do uso do concreto biológico é proporcionar um aprimoramento do conforto térmico interno e evitar gastos de energia com aquecimento e resfriamento, de acordo com a estação.
     

     A previsão é de que a fachada seja completamente coberta pelos microrganismos em até um ano após a construção. Para entender melhor como funciona essa nova alternativa de construção sustentável, acesse aqui.





2 de janeiro de 2013

Conectados e interligados

Esta é a geração que necessita ser vista o tempo todo, que precisa estar conectada, interagir através de fotos com seus amigos em redes sociais.
Como este propósito foi desenvolvido o MEMOTO, uma câmera pequena, que pode ser presa ou colocada e diversos lugares e que automaticamente captura fotos a cada 30 segundos, para seu possuidor gravar seu dia e assim compartilhar com seus amigos em suas redes sociais. Sua capacidade é de armazenar dois dias inteiros de fotos e também mostra data local e hora que foram tiradas.
Para esta tendência de associação de imagens e de tecnologias, nada melhor do que este simples aparelho que além de capturar literalmente seus dias ainda permite a interação de todo este material com o resto do mundo. Simples e fácil. 



LPs feitos por impressoras 3D



É surpreendente a infinidade de coisas já feitas com impressoras 3D encontradas pela internet, contudo, a iniciativa de Amanda Ghassaei merece destaque, principalmente aos fãs de discos de vinil.
Usando a impressora 3D Objet Connex500 (uma das de maior resolução no mercado) Amanda obteve sucesso ao criar um disco de vinil com músicas em MP3 convertidas para o mesmo. Ela deu forma física aos sons, fazendo ranhuras (invisíveis ao olho nu) no disco que imitavam as ondas dos sons. A qualidade do som, infelizmente, ainda é baixa, porém, Amanda pretende aperfeiçoar a técnica a fim de melhorar a qualidade das músicas.
Você pode conferir o trabalho no vídeo abaixo e acompanhar os relatos da pesquisadora aqui.