3 de setembro de 2012

Crowdsourcing: a colaboração em massa


              O "boom" das redes sociais e blogs trouxe novamente à tona a vontade das pessoas de opinar sobre, ou até mesmo criticar, qualquer assunto que seja colocado em discussão. Com base nessa necessidade de compartilhamento de informações e conhecimentos pessoais, surgiu o Crowdsourcing. Definido pela Wikipédia como um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias. 
          O mais interessante é pensar que alguém utilizou-se do Crowdsourcing para disponibilizar o próprio conceito do termo. Já que a Wikipédia é considerada uma enciclopédia colaborativa, onde qualquer um pode contribuir para aumentar o banco de informações e gerar conhecimento ao redor do mundo.
           O sistema Linux é outro grande exemplo da tendência da colaboração em massa. Os usuários o utilizam e apontam os erros e complicações do sistema operacional, gerando assim soluções precisas e rápidas do que se fosse destinado um tempo apenas para funcionários de dentro da empresa buscarem resolver tais problemas.
          E essa é a grande finalidade do Crowdsourcing: resolver problemas com soluções criativas baseadas na opinião de qualquer pessoa do planeta que decida contribuir com tal projeto lançado. Isso inclui além da agilidade na resolução, o corte do desperdício de tempo com pesquisas internas e também um baixo custo, pois os funcionários que seriam destinados à essa função podem colaborar com outros projetos da empresa. Na prática é como se a empresa terceirizasse suas tarefas para um grande número de pessoas.
         Uma das bases desse modo de produção é também não pressionar a busca pela solução, tornando assim o processo mais criativo e certamente aberto a soluções mais inovadoras. Troca-se a inteligência de um pequeno grupo de especialistas pela inteligência coletiva, tornando o processo muito mais dinâmico.
          Esse conceito também já é utilizado para criação de produtos, onde a empresa ganha com o baixo custo do projeto e o criador com a possibilidade de mostrar seu potencial ao mundo.
         O site Zooppa idealizado em 2007 na Itália cria concursos para que mentes criativas de qualquer lugar do mundo possam resolver um deternimado desafio lançado por uma empresa. Assim a empresa ganha com ideias frescas e com o baixo custo e o criador, além de receber um pagamento pela sua ideia, ganha visibilidade mundial.

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