17 de junho de 2013

A Geração C e os protestos no Brasil


    Em palestra na última semana, em SP, no evento SIEP Consumo, o diretor do Google Brasil apresentou a geração C, estudada a partir do Youtube, se estrutura em 4 C's: curadoria, conexão, comunidade e criação. É a primeira geração a crescer com a internet e com a percepção de participação e interação totalmente alteradas pela rede.
    Segundo Danielle Tiedt, vice-presidente de marketing do Google, curadoria seria a seleção pessoal de conteúdo na rede promovida pelos usuários com a intenção de apresentar sua respectiva personalidade ao mundo online. A conexão se dá pela forma como hoje é possível saber tudo o que está acontecendo com todo mundo o tempo todo e afirma que os smartphones são uma extensão das pessoas. A comunidade é promovida através de ações em massa com decisões conjuntas entre grupos com interesses próximos. Já a criação representa a democratização da produção de conteúdo.
      Uma vez tomando como exemplo os recentes protestos que se deram pelo Brasil todo e foram sendo organizados de forma democrática através da internet e documentados de forma tão livre quanto, podemos compreender a força de uma geração que tem todas as ferramentas digitais ao seu alcance para juntar indivíduos em prol de uma mesma causa e postarem nas redes sociais sim, mas o seu próprio registro da ação direto das ruas.
    Movimentos no Facebook que pedem a liberação das redes de wi-fi próximas aos trajetos do protesto e o jogo V de Vinagre criado a partir dos acontecimentos recentes não nos deixam ignorar o poder desses C's.

      
      

0 comentários:

Postar um comentário