Em palestra na última semana, em SP, no evento SIEP
Consumo, o diretor do Google Brasil apresentou a geração C, estudada a partir
do Youtube, se estrutura em 4
C's: curadoria, conexão, comunidade e criação. É
a primeira geração a crescer com a internet e com a percepção de participação e
interação totalmente alteradas pela rede.
Segundo Danielle
Tiedt, vice-presidente de marketing do Google, curadoria seria
a seleção pessoal de conteúdo na rede promovida pelos usuários com a intenção
de apresentar sua respectiva personalidade ao mundo online. A conexão se
dá pela forma como hoje é possível saber tudo o que está acontecendo com todo
mundo o tempo todo e afirma que os smartphones são uma extensão das pessoas.
A comunidade é promovida através de ações em massa com
decisões conjuntas entre grupos com interesses próximos. Já a criação representa
a democratização da produção de conteúdo.
Uma vez tomando
como exemplo os recentes protestos que se deram pelo Brasil todo e foram sendo
organizados de forma democrática através da internet e documentados de forma
tão livre quanto, podemos compreender a força de uma geração que tem todas as
ferramentas digitais ao seu alcance para juntar indivíduos em prol de uma mesma
causa e postarem nas redes sociais sim, mas o seu próprio registro da ação
direto das ruas.
Movimentos no Facebook que
pedem a liberação das redes de wi-fi próximas aos trajetos do protesto e o
jogo V de Vinagre criado a partir dos acontecimentos recentes não nos deixam ignorar
o poder desses C's.
0 comentários:
Postar um comentário