Com a multiplicação do número de gadgets existentes e utilizados atualmente, surgem novos desafios a serem respondidos através do design. Nossa sociedade é, hoje, baseada no multi-screen, ou seja a utilização de dois ou mais dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo, com o smartphone e televisão, computador ou tablet.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Google, com a empresa Ipsos, aponta que 90% das interações de mídia acontecem em dispositivos com telas, os outros 10% pertencem aos jornais, revistas e rádios. A pesquisa informa, também, que o tempo médio de uso de dispositivos eletrônicos em períodos de lazer entre os entrevistados é de 4.4 horas por dia. As justificativas para o uso de mais de um dispositivo ao mesmo tempo ou em sequência são três: (1) para continuar uma tarefa em movimento; (2) utilizar para executar tarefas diferentes em cada uma das telas; (3) para que a atividade de um dispositivo complemente a de outro dispositivo.
E como isso tem relação com o design? Simples! O design precisa acompanhar esse ritmo e ser capaz de se adaptar aos diversos formatos de tela sem fazer com que a interface perca suas características. É, então, que o Responsive Design entra em cena.
Responsive Design é um termo utilizado para representar o web design pensado para os diversos tipos de gadgets. A intenção é que o usuário consiga ter uma boa experiência acessando um site em seu computador e em seu smartphone ou tablet. Para isso, são modificadas formas e tamanhos, para que o conteúdo visual e as informações continuem a serem compreendidas facilmente, não importando o dispositivo utilizado.
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