9 de abril de 2015

O app Koko fornece apoio à pessoas com depressão através de uma nova rede social


Koko é um app em crowdsourcing que tem como objetivo usar a mídia social para beneficiar as pessoas que sofrem de depressão. Projetado por pesquisadores do MIT e da Universidade Northwest, esta ferramenta de rede social ajuda pessoas com depressão a construir comunidades de apoio e praticar a técnica reavaliação cognitiva terapêutica.


A pesquisa inicial envolveu 166 indivíduos, que usaram Koko, em vez de ferramentas terapêuticas tradicionais conhecidas e trabalhadas pela comunidade psiquiátrica. Sujeitos do estudo apresentaram melhora e redução de sintomas. O estudo buscou investigar duas hipóteses: usuários poderiam ganhar benefícios clínicos usando o app Koko, e se as pessoas com depressão iriam se comprometer a usá-lo regularmente?

Rob Morris, o pesquisador líder do projeto Koko, disse que a pesquisa respondeu sim as duas perguntas. Eles solicitaram no design de Koko uma melhor resposta para a segunda hipótese, incorporando recursos de aplicações de mídia social amigável atrelado a ele.


De acordo com Morris, a internet e aplicativos móveis são uma excelente oportunidade para a investigação terapêutica, porque eles permitem que as pessoas com transtornos mentais tenham acesso em tempo real a aconselhamento, apoio e ajuda que de outra forma talvez tivessem  que lidar sem o apoio. Terapias autoguiadas são muitas vezes o mais eficaz, por isso mesmo que os aplicativos de redes sociais parecem incentivar, usando essas técnicas de forma mais eficaz do que outras abordagens.

Koko ainda está em desenvolvimento, e buscando pessoas para outra rodada de testes antes da liberação para o público em geral, por isso a equipe não está liberando muitos detalhes do projeto. No entanto, eles vazaram de que o processo de login iria permitir que você compartilhe um "fato gerador" que está trazendo em um episódio depressivo semelhante ao “o que você esta pensando?” do facebook como “o que lhe incomoda?”, em que os membros da comunidade podem responder com apoio e ferramentas.

0 comentários:

Postar um comentário