Muito se fala em tendências. Mas o que de
fato é Tendência?
Tendência “deriva do latim tendentia,
particípio presente e nome plural substantivado do verbo tendere, cujos
significados são tender para, inclinar-se para ou ser atraído por” (Caldas
2004, p. 23 apud Perito e Rech 2009, p.2). Segundo Caldas (2004) “O conceito de
tendência que se generalizou na sociedade contemporânea foi construído com base
nas ideias de movimento, mudança, representação do futuro, evolução, e sobre
critérios quantitativos” (p. 22).
Por que é importante estudar tendências?
Por que é importante estudar tendências?
Num mundo em constante mudança, repleto de
informações e inovações para todo o lado, o estudo do comportamento coletivo é importantíssimo a fim de entender a forma de funcionamento e difusão da moda
que está diretamente ligada à tendência. É preciso antecipar os desejos
e anseios dos consumidores, que por sua vez, estão relacionados a vários fatores: sociais, culturais, ambientais, tecnológicos, políticos, para assim, criar produtos que saciem-nos com
maestria.
O que faz um pesquisador de tendências?
Uma das habilidades mais importantes para o
pesquisador é sua capacidade de realizar CONEXÕES, juntamente com a OBSERVAÇÃO
e PERCEPÇÃO, mais seu REPERTÓRIO e CRIATIVIDADE e a EXPERIÊNCIA PRÁTICA
acumulada ao longo dos anos. Um pesquisador de tendências pode utilizar a
metodologia da netnografia para observar e estudar o comportamento de pessoas
na web, blogs, jornais e revistas para, então, interpretar os sinais emergentes
e prospectar para o futuro.
Selecionamos um vídeo sobre a WGSN, líder mundial em pesquisa de tendência de moda, para entender um pouquinho melhor desse universo:
Referência e dica de leitura:
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
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