A forma como os valores de sua empresa são expressos (na linguagem, no design, na promessa…) fazem a diferença entre ser mais um na
multidão ou criar um vínculo com seu consumidor.
Todos sabemos a importância de uma marca bem trabalhada. Bem, é para isso que o
branding existe. O conjunto de ações, ativas ou passivas, ligadas ao seu
negócio, símbolo ou nome, é a equação que resultará na qualidade com que sua
marca atingirá o mercado. O processo de branding pode estar diretamente
envolvido na criação e administração de uma nova marca, como também pode servir
para dar um “up” em uma marca já existente.
Para entender branding,
é preciso compreender que a sua responsabilidade vai muito além da conquista do
seu espaço no mercado, mas também nos corações dos seus stakeholders. Ou seja, todos aqueles que fazem parte do processo:
colaboradores/funcionários, consumidores, lideranças do setor, fornecedores,
imprensa, distribuidores, acionistas e mais.
Seu intuito
principal é o de reforçar os vínculos e aumentar a reputação da empresa, encorajando a
lealdade dos clientes e consumidores com a segurança da qualidade dos produtos
e serviços. Tudo isso para que o crescimento, a abertura e a solidificação no
mercado e o aumento do faturamento sejam conquistas naturais em uma empresa bem
resolvida na sua cultura.
COMO FAZER UM BRANDING DE SUCESSO:
O passo mais importante
para começar a estabelecer um branding ideal é planejar com antecedência
as estratégias de comunicação que serão usadas. Nos valemos da máxima de que
uma estratégia bem feita é o que trará naturalmente o reforço da reputação, o
aumento do valor da marca, diferenciação,
otimização de tempo e investimento, além da clara mensagem sobre a cultura da
empresa.
Vale dizer, o Branding é
responsabilidade de todos, deve estar presente na rotina do ecossistema da
marca, ou seja, das partes que estão diretamente envolvidas com o seu negócio.
Desde os consumidores, até a direção e colaboradores.
COMO DEFINIR A ESTRATÉGIA:
Existem três passos
fundamentais para estabelecer uma linha clara de atuação na construção do
Branding:
- 1º passo: Basear sua estratégia de marca em algo sustentável, que identifique uma realidade do seu negócio. Ou seja, uma realidade que exista para que possa ser disseminada;
- 2º passo: Utilizar a estratégia de negócios na oferta de produtos e/ou serviços para que a proposta de valor da marca seja verdadeira;
- 3º passo: A estratégia de comunicação deve explorar o diferencial planejado nas etapas anteriores com clareza e consistência.
POSICIONANDO A SUA MARCA
Existem seis possíveis
formas de começar o seu posicionamento: oferecendo o melhor preço, melhor produto
ou serviço, serviços de valor agregado, facilidade de acesso/conveniência ou
experiências memoráveis. Seja qual for a escolha, honrar com a promessa é uma
responsabilidade que o empreendedor deve entender. Portanto, a decisão deve ser
muito bem estudada dentro da composição que forma o todo do seu negócio e o que
se apresenta viável para que a sua empresa seja sustentável.
Ricardo
Guimarães, fundador da Thymus Branding, uma consultoria estratégica
dedicada à construção efetiva de marcas de valor, costuma definir o
posicionamento como: “uma declaração que sintetiza como a Marca se diferencia
na mente de seus clientes e o espaço que ela pretende ocupar no mercado. O
Posicionamento leva em consideração o contexto competitivo em que a Marca atua,
buscando diferenciá-la de seus concorrentes de forma relevante para seus consumidores.
Ao elaborar o posicionamento da marca, o Branding não considera apenas o
cenário de mercado, mas se inspira também na essência da marca e nos seus
atributos desejados.”
O FORTALECIMENTO DO SEU EMPREENDIMENTO
O Branding
deve começar com uma boa estratégia dentro da empresa, com iniciativa dos
empreendedores e das lideranças, passando a mensagem de cima para baixo e
horizontalmente. Ela é como um pássaro que sobrevoa a sociedade e observa o
contexto em que está inserido. Vê tendências e tenta olhar o futuro. Interage
com os públicos mais conectados ao negócio, entende o seu ecossistema e garante
que sua estratégia esteja clara para todos e que seu diferencial seja
objetivo para os consumidores.
fonte: endeavor.org.br
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