Uma das apostas de tendência para 2012 é uma trend sustentável. O ato reciclar agora ganha aliados de peso, grandes marcas estão engajadas na ação de save the world, e com isso oferecem alternativas interessantes para que o consumidor resolva adicionar de vez a palavra sustentabilidade ao seus hábitos.
Que tal dar uma nova vida aquele seu produto que já não está em boas condições de uso? Ou ainda reaproveitar aquela embalagem de shampoo?
A marca francesa de cosméticos Garnier estabeleceu parceria com a
instituição beneficente ambiental dos EUA Terracycle para organizar o programa Personal Care & Beauty Brigade. A brigada se ofereceu para recolher e reciclar de graça todos
os produtos relacionados a cuidados pessoais e a beleza entre cidades
norte-americanas, onde os participantes podiam reciclar embalagens de
cosméticos (e receber em troca pontos ou dinheiro). As embalagens
descartadas são então usadas para produzir equipamento de playground por
todo os EUA. Sacolas cheias também podiam ser enviadas de graça pela
UPS, com todo o custo pago pela Garnier.
Já a gigante dos esportivos Nike, lançou a campanha Reuse-A-Shoe
(Re-use-o-Sapato) que consiste na coleta e reciclagem de tênis gastos da marca, assim
como restos do processo da produção dos calçados. O sapato velho é
fatiado, separado e moído em um material chamado Nike Grind, que é então
usado para criar superfícies atléticas e de playgrounds, assim como
diversos produtos da marca.
No ramo de tecnologia, a Dell aparece com a Dell Reconnect
em parceria com a Goodwill Industries. O esquema permite que os
usuários levem seus equipamentos elétricos de qualquer marca para uma
das mais de 2.200 locações participantes da Goodwill nos EUA ou no
Canadá, onde então são reparados ou reciclados.
E aí? Vamos começar a reciclar? Vamos seguir o exemplo de cidades dos EUA que já aderiram a uma lei de reciclagem obrigatória, seguir o Parlamento Europeu (que aprovou, em legislação, medidas mais rígidas quanto a reciclagem de lixo eletrônico por cidadão) e vamos começar a fazer a nossa parte?
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