No último dia 6 de agosto, aconteceu no auditório da ESAG na Universidade do Estado de Santa Catarina o seminário "A pesquisa científica e a inovação", onde Álvaro Prata - secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - discursou sobre como inovação é a palavra da momento. Se há um tempo atrás a tendência era adicionar a palavra "qualidade" ao título de diversas ações, hoje ela foi substituída pelo termo "inovação".
O "Newism", apresentado pelo portal TrendWatching como seu trendbriefing de julho/agosto, traz justamente essa macrotendência à tona. O gosto pelo "novo" que é uma característica essencial da sociedade moderna e dinâmica natural do Sistema de Moda vem provocando diversas mudanças em como as marcas estão lidando com os seus clientes.
Antes a tradição e qualidade estavam acima de qualquer outro adjetivo para uma marca de sucesso. No entanto, atualmente inovar passou a ser primordial. Trazer novas experiências a um consumidor que está sempre conectado e quebrar padrões estabelecidos é a nova lei do mercado.
Dizer que a internet impulsionou tudo isso é chover no molhado. Porém vale destacar que os blogs tornaram a comunicação e a própria publicidade muito diferentes. Tudo acontece muito rápido e o desejo por novas informações acontece a cada hora e não mais a cada nova edição de uma revista. O Trend Watching destaca que dentro da tal macrotendência “a ansiedade e a atenção estão sendo aumentadas e aceleradas". E isso pode fazer com que o novo já seja velho em menos de 24h.
Marcas como a Apple que revolucionaram o mundo dos eletrônicos contrariando cada regra já estabelecida são grandes representantes do Newism.
Para ler o trendbriefing sobre o Newism na íntegra clique AQUI.
0 comentários:
Postar um comentário