7 de fevereiro de 2014

Hamburgo 2050: uma cidade livre de carros

É possível, após décadas de ruas cheias de carros, uma cidade existir sem automóveis?

Banir carros de áreas urbanas tem se tornado uma tendência crescente em várias cidades européias. Londres é conhecida por cobrar taxas de veículos particulares que entram no centro da cidade e causam congestionamento no horário de pico. A cidade dinamarquesa de Copenhague, com o intuito de diminuir o trânsito, está construindo autoestradas de bicicletas que se estendem para fora do centro da cidade.
Essa tendência é também visível na China, Pequim e Xangai que, para conter o crescimento, planejam limitar o número de novos veículos que estão sendo registrados.
Com isso em mente destacamos Hamburgo, a segunda maior cidade Alemã, que está com planos de ir ao extremo dessa tendência: se tornar livre de carros nas próximas duas décadas.
O plano é o seguinte: substituir estradas por gruenes netz que significa uma rede verde de áreas abertas interligadas que cobrem 40% da cidade. Será construído caminhos, tanto para pedestres como para ciclistas, que ligarão espaços verdes substanciais - parques, jardins comunitários, quadras esportivas, loteamentos, cemitérios. Tudo em completa segurança e sem a necessidade de carro para locomoção.

Foto de Hamburgo via shutterstock.

Diante da necessidade de mudança frente ao aquecimento global, o projeto visa contribuir para a saúde em geral da cidade e seus habitantes. É, eu diria, uma nova forma de experimentar o cotidiano, explorar uma capacidade de adaptação e progredir junto de uma cidade e mundo mais verde e saudável.


Será que o futuro vai ser livre de carros? 




Confira mais sobre o projeto aqui


1 comentários:

  1. Planejar/re-planjear as cidades para as pessoas. Precisamos re-estruturar nosso espaço e tempo. Quando li a postagem, percebi exemplos do que penso e acredito que é possível: Re-humanizar as cidades. Quando observo a realidade de minha cidade, desacredito. O que faço? Mudo de cidade, ou mudo a cidade?

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