Não é de hoje que a LEGO procura se reinventar para superar os desafios impostos pela crise a partir dos anos 2000, sobretudo por causa da ascensão da internet. Da metade dos anos 2000 até hoje, foram lançadas várias iniciativas de inovação aberta e co-criação com os clientes. O destaque fica por conta da plataforma LEGO Ideas, cujo lançamento ocorreu em 2008 ainda com o nome de LEGO Cuusoo.
O site funciona assim: um fã qualquer da marca (pode ser você!) desenvolve um kit especial de qualquer temática no formato LEGO e envia a sua ideia que fica disponibilizada para votação da comunidade. Os projetos que atingem 10.000 votos são analisados pela diretoria da empresa e os mais votados são colocados a venda, enquanto seu criador recebe uma porcentagem dos lucros.
Em um estudo recente publicado na revista Journal of The Association for Information Systems*, pesquisadores analisaram o caso da Lego e chegaram a conclusão que essa interação com o público externo constitui uma nova forma de aprendizado organizacional, bem diferente da tradicional onde o conhecimento provem dos funcionários internos. Nesta nova forma, o aprendizado ocorre em mão dupla: a empresa aprende com a comunidade de fãs ao mesmo tempo em que aumenta seu conhecimento tácito sobre o processo de crowdsourcing em si.
Um exemplo interessante citado no artigo é o kit LEGO personalizado do jogo Minecraft. Sugerido por um fã, o produto rapidamente conquistou a simpatia dos usuários da rede, que inclusive o divulgavam em suas redes sociais, e atingiu rapidamente a cota de votações para ser analisado. Após a aprovação da diretoria e consequente acordos contratuais com a Mojang, produtora do Minecraft, o produto se revelou um sucesso absoluto, tanto que foi expandido para uma linha inteira de produtos.
A aplicação prática e bem sucedida do crowdsourcing em grandes empresas, como a LEGO, só vem demonstrar que muito mais do que apenas uma moda, a colaboração com os clientes é uma tendência que veio para ficar.
fonte: mundocrowd.wordpress.com
0 comentários:
Postar um comentário