4 de novembro de 2013

Comunicando desejos

Estamos sempre comentando sobre como a internet e a era digital mudaram nosso dia a dia, nossas relações, cidades, sociedade e agora, nossa comunicação. Na hora de consumir, de aprender e se informar, no momento de lazer, o mundo digital é a nossa realidade.
Hoje temos uma voz a mais, principalmente quando se trata de compras. A rede mundial permitiu que consumidores do mundo todo se unissem para permitir que a escolha de produtos fosse feita baseada em relatos reais e não na conversa de um vendedor.  A blogosfera se tornou um espaço de interação entre consumidores que trocam experiências, dicas e respondem as dúvidas uns dos outros, enquanto sites como o Reclame Aqui permite a interação entre o consumidor e a empresa, podendo ser um canal de comunicação fácil entre os dois para a solução de problemas.

Porém, essa não é a única maneira que a comunicação foi modificada. Hoje as campanhas são produzidas para envolver os consumidores, fazê-los participar de ações e para que se sintam parte do processo. São também pensadas para atingir os desejos apresentados pelos clientes. Ou seja, na comunicação temos informações dos dois lados, clientes e empresas. Mesmo sendo uma característica muito forte da era digital, o poder do cliente nas empresas não é a única mudança que aconteceu. A efemeridade e o desejo de informação rápida e instigante modificaram muito a programação de canais da televisão, as produções informativas e os próprios comerciais. O usuário busca informações dinâmicas, envolventes e diferentes de tudo que já viu.
Uma pesquisa recente do Youtube mostra que a maior parte dos consumidores prefere assistir campanhas das empresas no site do que propagandas na televisão. Esse mesmo grupo de usuários deixa de apenas assistir aos vídeos e se torna fã de uma determinada marca pelas suas campanhas, respondendo, compartilhando e interagindo com as marcas.

Veja algumas das campanhas que estão inseridas nesse conceito.

Absolut: Transform Today



Companhia Aérea Virgin America:


Johnnie Walker: Daqui a 5 anos


SNCF: Campanha da empresa de trem para promover as viagens entre os países europeus:



E para encerrar, uma campanha da Heinz que fala sobre como as novas gerações interagem com a tecnologia:



0 comentários:

Postar um comentário