Estamos
sempre comentando sobre como a internet e
a era digital mudaram nosso dia a dia, nossas relações, cidades, sociedade e
agora, nossa comunicação. Na hora de consumir, de aprender e se informar, no
momento de lazer, o mundo digital é a nossa realidade. Hoje
temos uma voz a mais, principalmente quando se trata de compras. A rede mundial
permitiu que consumidores do mundo todo se unissem para permitir que a escolha
de produtos fosse feita baseada em relatos reais e não na conversa de um
vendedor.A blogosfera se tornou um
espaço de interação entre consumidores que trocam experiências, dicas e
respondem as dúvidas uns dos outros, enquanto sites como o Reclame Aqui permite
a interação entre o consumidor e a empresa, podendo ser um canal de comunicação
fácil entre os dois para a solução de problemas.
Porém,
essa não é a única maneira que a comunicação foi modificada. Hoje as campanhas
são produzidas para envolver os consumidores, fazê-los participar de ações e para
que se sintam parte do processo. São também pensadas para atingir os desejos
apresentados pelos clientes. Ou seja, na comunicação temos informações dos dois
lados, clientes e empresas. Mesmo sendo uma característica muito forte da era
digital, o poder do cliente nas empresas não é a única mudança que aconteceu. A
efemeridade e o desejo de informação rápida e instigante modificaram muito a
programação de canais da televisão, as produções informativas e os próprios
comerciais. O usuário busca informações dinâmicas, envolventes e diferentes de
tudo que já viu.
Uma
pesquisa recente do Youtube mostra
que a maior parte dos consumidores prefere assistir campanhas das empresas no
site do que propagandas na televisão. Esse mesmo grupo de usuários deixa de
apenas assistir aos vídeos e se torna fã de uma determinada marca pelas suas
campanhas, respondendo, compartilhando e interagindo com as marcas.
Veja
algumas das campanhas que estão inseridas nesse conceito. Absolut: Transform Today
Companhia Aérea Virgin America:
Johnnie Walker: Daqui a 5 anos
SNCF: Campanha da empresa de trem para promover as viagens entre os países europeus:
E para encerrar, uma campanha da Heinz que fala sobre como as novas gerações interagem com a tecnologia:
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