Que
tal começar o ano com uma mudança na forma como você pensa e age diante do consumo? Por que não pensar em questões
sociais e ambientais antes de adquirir algum produto?
A
expressão com consciência social, ecológica e comunitária é uma tendência
crescente no mundo do design e da moda. Esta manifestação se reflete em um novo
estilo de mercado que, através de produtos e campanhas comunicam uma mensagem
positiva para a sociedade.
Destacamos
três exemplos de designers e empresas que se preocupam com estas questões:
A
marca do Reino Unido TRAIDremade, fundada em 2000, é uma marca de moda
reciclada que proporciona uma alternativa interessante carregada de estilo. Os
designers da marca desfazem, misturam, encaixam, cortam, costuram e estampam
pedaços de roupas rasgadas e manchadas e transformam em peças exclusivas e
originais. Os retalhos são obtidos através de doações dos bancos de reciclagem
têxteis que a marca possui em todo o Reino Unido. Seu objetivo é proteger o
meio ambiente, reduzir a pobreza do mundo obtendo fundos para projetos de
desenvolvimento no estrangeiro, além de conscientizar as pessoas sobre
problemas ambientais e a pobreza que existe no mundo.
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O projeto Designers Against AIDS (Designers
contra a AIDS), iniciou na Bélgica em 2005, e, juntamente com a H&M, proporciona um veículo para despertar a consciência nos jovens acerca do vírus da AIDS. Com
a ajuda de famosos do mundo da música, da moda e dos esportes, foi criado
desenhos e gráficos estampados em peças de roupas e são vendidas nas
lojas da H&M distribuídas em todo o mundo. Além de oferecer consciência
social, o projeto ainda possui apelo orgânico – todas as peças são
elaboradas com algodão livre de pesticidas.
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Katy Perry e Dita Von Teese |
O designer Miguel Adrover fez uma reconstrução antietiquetas
de marcas de luxo como Louis Vuitton, Burberry e Ralph Lauren. Incluiu temas
inovadores em suas coleções que, através da crítica social, chama a atenção para as
dificuldades enfrentadas pelos mendigos nova iorquinos e ao modo de vida americano.
Adrover que, é bastante criticado por suas manifestações políticas, acredita
que a moda é um meio que permite transmitir uma mensagem social. Em suas peças,
só utiliza algodão orgânico puro e outras fibras naturais de luxo como seda,
alpaca, cachemira, entre outros. O designer já trabalhou com Alexander McQueen mas, atualmente faz parte da marca Alemã Hessnatur.
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"World in Your Hand" camiseta orgânica por Hessnatur |
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