22 de setembro de 2008

Publicidade em moda sob um novo âmbito

Cresce o número de organizações e criadores de moda que trazem em sua publicidade uma linguagem diferenciada desse Sistema. Por exemplo, a grife japonesa Viridi-anne, para sua coleção verão 2009 "Breathe", fez uma instalação em Paris com modelos posicionados em vitrines. O design minimalista e introspectivo da obra, por sua vez, reflete o que o estilista Tomoaki Okaniwa quis passar através de sua coleção: a dualidade presente entre os contrastes do que é silencioso por fora, porém forte externamente, e do que é complexo e confortável, fazendo alusão assim, às suas roupas. Nessa mesma perspectiva, o site Dresslab trabalha com editoriais interativos, em que ocorre a junção de moda, música e arte. Assim, através dos vídeos, são apresentados conceitos, tendências e comportamentos, os quais estão incutidos em tópicos como " See, Lab, Show, Beauty, City e Take". Destaque para o vídeo " Un petit peu de creme" de Ana Yamamoto, na sessão "See", em que foi enfatizada a impressão deixada nos objetos e no ambiente mostrado, o modo como a pessoa supostamente os deixou. Sendo assim, é ressaltada a idéia de valorização do indivíduo acima dos pertences. O que é importante foi a experiência vivenciada no local e não necessariamente os materiais que a compuseram, esses ficam em segundo plano. Dessa maneira, exemplos como esses nos faz entender a moda sob outros aspectos, em que a arte, tecnologia e inovação vêm a auxiliar na divulgação e repercussão desse sistema, tanto entre a mídia em si quanto pelo público-alvo, a quem se destina esses conceitos.



Palestra Futuro do Presente

Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, as bolsistas do projeto - Amanda Queiroz Campos, Fabiana Struffaldi Morato, Gabriela Stockey Chinchilha e Renata Zandomenico Perito - apresentarão uma palestra sobre as prospectivas de Moda pesquisadas ao longo dos últimos 6 meses com enfoque nas áreas de Macrotendências, Comportamento, Setores de Referência e Tecnologia.

Serviço: Palestra Futuro do Presente
Horário: 17:00 hs
Local: Auditório do Bloco Amarelo, Centro de Artes - UDESC
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Informações: (48) 3321.8320

16 de setembro de 2008

Moda SC: prospecções para os próximos anos

Título: O Futuro da Moda de Santa Catarina – previsões para o período 2008-2012
Autores: Adriana de Luca Sampaio Canto , Eliza Bianchini Dallanhol Locks, Fernando serra, Graciella Martignago, Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa, Solange Silva, Stefano Palumbo
Coordenador: Domenico de Masi
Realização: UNISUL e S3 Studium
Apoio: Funturismo – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Local: Tubarão - Editora Unisul, 2008.







O livro é apresentado como resultado de um projeto com parceria, desde 2006, entre a S3 Studium – instituição italiana dirigida pelo sociólogo Domenico de Masi, o Governo do estado de Santa Catarina e a Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi traçado um cenário de previsão para Santa Catarina quanto às questões que envolvem as relações entre: produção têxtil e de confecção e a Moda; esta tratada em nível de “produto”.
As intenções do projeto giraram em torno da vocação do estado para a produção nas áreas têxtil e de confecção, excelência adquirida por anos de desenvolvimento econômico e social, pela ânsia por um despertar de uma nova fase da moda catarinense.
O objetivo principal da pesquisa realizada e descrita neste livro era de identificar previsões para o futuro da moda de Santa Catarina – para o período de 2008 – 2012. A pesquisa teve o método Delphi como ferramenta para coleta de dados, para a qual foram considerados três pressupostos básicos: consulta a “especialistas” – anônimos entre si; interação com “feedback” controlado por meio de aplicação de dois questionários e o documento final elaborado a partir do “ponto de vista” da maioria – respostas estatísticas do grupo. Dentro dos procedimentos metodológicos a pesquisa seguiu cinco etapas: 1) análise preliminar do tema – definição do problema e lista dos especialistas, 2) elaboração das perguntas – elaboraram um documento de base e um questionário com perguntas abertas sobre temas específicos; 3) respostas dos especialistas – alguns responderam por meio de entrevistas, outros por escrito e alguns complementaram por meio de entrevistas diretas; 4) elaboração das respostas e segunda consulta aos especialistas; 5) análise dos resultados.
Os resultados foram aprimorados e apresentados no Fórum de Moda de Santa Catarina, evento realizado no Costão do Santinho em 05 e 06 de novembro de 2007; entre os participantes estavam debatedores, os especialistas consultados e moderadores. Toda a transcrição encontra-se em capítulo específico no final do livro.
As previsões podem ser verificadas ao longo dos capítulos, porém pode-se ressaltar o fator “criatividade” como indicação unânime entre os especialistas e debatedores como a principal vantagem competitiva para os próximos anos. Os mesmos afirmam, ainda, que este trabalho trata-se apenas do início da discussão a qual deverá ser mantida e construída pela sociedade.

9 de setembro de 2008

LumiGram - Light for Style


A empresa francesa LumiGram, especializada em tecidos que integram LED, vende em seu site roupas e artigos de decoração que produzem um efeito de luminosidade original, diferente do neon e muito mais tecnológico. Emitem uma luz forte e misteriosa, que certamente será interesse dos clubbers, artistas de palco e qualquer outro que queira se destacar no escuro!

Veja mais em LumiGram