4 de maio de 2010

New Songdo: uma cidade utópica?

É previsto para 2015 a cidade mais verde e tecnológica do planeta: New Songdo. Projetado pela empresa Gale International, irá localizar-se na Coreia do Sul, e terá um investimento de US$ 35 bilhões.

O conceito é de uma rede urbana inteligente, com a racionalização dos processos (transmissão de energia e uso da água). A nova cidade coreana emitirá apenas um terço dos gases de efeito estufa que uma cidade do seu tamanho emite. Cerca de 40% do território de 100 mil metros quadrados – o equivalente a pouco mais de duas vezes a cidade do Rio de Janeiro – serão dominados por espaços abertos. Isso facilitará o convívio com a natureza e aumentará a luminosidade, reduzindo a necessidade de energia elétrica.

Toda a água utilizada em lagos e parques virá do mar ou será reaproveitada das chuvas. Uma ciclovia de 25 quilômetros terá a função de estimular o uso de bicicletas em detrimento dos carros.

Os moradores de New Songdo poderão marcar consultas médicas e usar qualquer serviço municipal por meio de monitores de tela plana colocados em seus apartamentos. Aqueles que tiverem crianças na escola terão a possibilidade de conversar em tempo real com os professores também por meio do monitor. Todos os prédios serão inteligentes e indicarão aos motoristas, por exemplo, onde há lugar vago para estacionar. Já os hotéis terão a capacidade de reconhecer automaticamente os hóspedes regulares e adaptar rapidamente os quartos para suas necessidades. Apesar de a cidade ser toda monitorada por câmeras, Gale afirma que a privacidade dos moradores será respeitada.

Por enquanto, apenas 7,5 mil pessoas habitam esse paraíso high tech. Quando as obras estiverem concluídas, a expectativa é que New Songdo abrigue 65 mil moradores fixos e 300 mil temporários. Com localização privilegiada, o objetivo é que a cidade se torne um importante polo de negócios na Ásia. New Songdo está a uma hora de Xangai, a uma hora e meia de Tóquio e a duas horas e meia de Hong Kong.

O projeto de tecnologia foi concebido e realizado em parceria com a Cisco, empresa especializada em redes de informações que investiu na cidade mesmo quando o projeto parecia possível apenas em filmes de ficção científica.

Para Gale, essa será a nova realidade dos negócios internacionais de sua empresa. “Nosso foco agora é construir cidades sustentáveis e não mais erguer um edifício aqui, outro ali. Recentemente fomos selecionados para desenvolver uma pequena cidade na China e seguimos em busca de outras oportunidades como esta na Ásia”, diz Gale, empresário americano a frente do projeto.

Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI131140-16363,00-A+CIDADE+DOS+SONHOS.html


0 comentários:

Postar um comentário