7 de maio de 2010

Mecanismo Antitraição


Todos sabemos que quando nos apaixomamos ficamos em estado de graça, meio anestesiados, sem prestar muita atenção ao redor. Contudo isso pode ir muito além do imaginamos, pesquisas de cientistas da Universidade da Flórida reveleram que o amor deixa o cérebro literalmente impossibilitado de prestar atenção em rostos muito bonitos.

Os estudiosos mediram a atenção de 113 homens e mulheres, para os quais foram exibidas fotos de pessoas lindas e outras nem tanto. Antes da experiência metade das pessoas escreveram um texto curto sobre o amor que nutriam por seus companheiros e a outra metade fez uma redação genérica sobre felicidade. Depois com os olhos monitorados por um computador as fotos foram expostas para os voluntários, sendo que as pessoas que escreveram e portanto pensaram sobre o amor, simplismente não fixaram seu olhar sobre as fotos de pessoas bonitas, ignorando as imagens. Tal rejeição não aconteceu com as fotos de indivíduos comuns, essa diferenção foi detectadas apenas com as imagens de pessoas bonitas.

Para os pesquisadores isso ocorre porque o neocórtex das pessoas quando pesam em amor, passa a repelir sujeitos atraentes, já que estes representam uma tentação com mairores possibilidades de levar alguém a cometar adultério. O mais espantoso é que netre os homens esse mecanismo antitraição é quatro vezes maior do que nas mulheres, especula-se que ele se desenvolveu para ajudarem os machos se conservarem monogâmicos ao longo da evolução. Segundo o psicólogo Jon Maner "há muitos benefícios evolutivos em uma relação monogâmica, e o organismo leva isso em conta".


0 comentários:

Postar um comentário