17 de janeiro de 2011

Gerações

Nós já abordamos as gerações aqui no blog com o vídeo da Box 1824 antes, e agora trazemos um outro vídeo interessante sobre o tema. No Fashion Rio o Senai Moda apresenta um preview dos temas que irão afetar o universo da moda. No vídeo uma das autoras do blog Cajón de Sastre, Carol Fernandes, fala sobre as diferentes gerações e sobre a convivências de perfis tão diferentes no mesmo mercado de trabalho.

13 de janeiro de 2011

Objetos, Fios e Energia Solar

Os impressionistas trouxeram nas suas obras a ideia da luz e do movimento como forma de captar melhor o momento, e a dupla Katarina Mischer e Thomas Traxlers segue o mesmo princípio “Ideia de uma árvore” é um projeto desenvolvido na Design Academy de Hannover com um conceito interessante.

A máquina monta os objetos usando fios e energia solar. A luz movimenta as roldanas, quanto mais luz, mais rápido. Isso faz com a camada de fios fique mais grossa e a coloração mais clara . A ideia é produzir um objeto por dia, com a máquina ligando ao amanhecer e desligando ao pôr do sol.

O nome vem da influência que os fatores ambientais, como o vento e a luz, têm no desenvolvimento das árvores, ou seja, o intuito é criar objetos que tenham em si também essa influência.

Abaixo alguns dos objetos que eles já criaram (com a data respectiva da criação) e um vídeo com o Thomas explicando a máquina.







12 de janeiro de 2011

Lixo extraordinário

O artista plástico Vik Muniz há muito tempo chama atenção com suas obras-instalações feitas com materiais inusitados presentes no nosso dia dia ou dercartados pelo homem como sucata, açucar, pó de café, alimentos que depois de montadas são fotografadas.
Contando sempre com a ajuda de uma grande equipe composta por engenheiros, diretores de arte, catadores de lixo e cooperativas, Vik Muniz é praticamente um patrimônio nacional.
Quem não lembra da capa do CD dos Tribalista e a abertura de Passione?


No final de 2010 Vik lançou o emocionante documentário Lixo Extraordinário que mostra o lindo trabalho feito no lixão do Jardim Gramacho, em Caxias, que já ganhou o prêmio de audiência para melhores documentários internacionais no Festival de Sundance.
É um filme diferente e emocionante, que relata o poder transformador que arte proporciona a todas as camadas sociais, isso realmente existe e funciona, não é só utopia não!
O filme ainda não vazou na web, mas dá para ter uma idéia da profundidade deste trabalho no site do artista e neste vídeo oficial.




http://www.vikmuniz.net/

Fazendo visível o invisível

Esta é a proposta do coletivo de street art alemão Mentalgassi que se uniu à Anistia Internacional e aos Direitos Humanos para destacar o caso de Troy Davis, que passou 19 anos no corredor da morte nos EUA apesar das dúvidas sobre o motivo de sua condenação.

Troy Davis: Making the invisible visible from Amnesty International on Vimeo.


O trabalho consiste na impressão da arte em material colante aplicado entre as grades de portões pela cidade, onde o desenho invisível entre elas fica visível aos olhos e ângulos de quem caminha ao seu lado, pelas ruas de Londres.

10 de janeiro de 2011

Jóias Cristalizadas

Greetje van Helmond, graduanda em Design de Produtos pela Royal College of Arts desenvolveu jóias feitas com cristais de açúcar. No desenvolvimento do projeto ela trabalhou com a idéia de trazer um outro olhar sobre objetos que são feitos de materiais duráveis mas logo se tornam “fora de moda” e por isso perdem seu uso.

Deste modo suas as jóias de açúcar já possuem naturalmente uma durabilidade curta, o que a designer traduz no período enquanto as são consideradas novidades e desejáveis.




Como Grettje fala "Because of materials I use, the products won't last long, but long enough to stay 'new'. (...) With a lot of time and effort I believe one can make apparently banal and cheap materials into something beautiful."

Nanomundo




Fotógrafos ou cientistas?

O concurso Nikon's Small World, fundado em 1974, seleciona fotos no mínimo inusitadas, sobre um mundo que não temos muita percepção.

A fotomicrografia é uma técnica que consiste em obter imagens ampliadas por meio de lentes ópticas potentes, semelhantes à microscópios que permitem a visualização de detalhes e estruturas que não são visíveis a olho nú.

As imagens da competição são também utilizadas para estudos e aprofundamentos científicos. Ficam aí algumas lindas imagens dos selecionados do Nikon International Photomicrography Competition

Mais imagens e informações http://nikonsmallworld.com/

Modelagem dobrável e design de Aurelie Tu




Deixando o conforto e o cargo de presidente de desenvolvimento de artigos femininos da Nike para fundar o próprio estúdio, o designer Aurelie Tu abre a CraftedSystems.

Inspirado pelo desejo pessoal de abrir o próprio negócio com cunho social e sustentável, a Crafted Systems é um laboratório que alimenta a experimentação de materiais e a inovação, criando um novo método de entregar os produtos através de fontes alternativas de trabalho que mistura metodologias de design de prática e alta tecnologia e artesanato.

Todas as peças utilitárias assinadas por Tu combinam a geometria e a tridimensão em modelagens únicas e dobráveis desenhadas em feltro com muita delicadeza e bom gosto.

Fonte: http://www.craftedsystems.com/