29 de dezembro de 2014

Hospital Albert Einsten busca soluções inovadoras por meio de crowdsourcing

O Hospital Albert Einsten, reconhecido como um dos melhores hospitais da América Latina, lançou uma batalha de soluções inovadoras na plataforma de crowdsourcing Battle of Concepts. O objetivo é que os participantes do site, em sua maioria jovens universitários, apresentem propostas para a seguinte questão: “Como será o leito (quarto) do futuro?”
Segundo o regulamento, as propostas devem considerar as condições específicas de saúde dos pacientes oncológicos, bem como qual seria a melhor estrutura de forma que atendesse não só o paciente, como também médicos e familiares. Os participantes, que poderão apresentar seus projetos por meio de diversos formatos, deverão ser o mais originais possíveis, sem com isso esquecer da viabilidade técnica da solução.
A campanha, que vai até o dia 05/04/2015, irá oferecer um total de R$ 15.000 em premiação e os três primeiros colocados terão a oportunidade de fazer uma visita ao hospital e apresentar com mais detalhes seus projetos.
Para enviar o seu conceito basta acessar www.battleofconcepts.com.br. A participação é gratuita.
fonte: mundocrowd.wordpress.com

19 de dezembro de 2014

Instalação "The End of Sitting" inova o espaço de trabalho


Pesquisas médicas sugerem que sentar por muito tempo pode ser ruim para a sua saúde, por isso RAAAF(Rietveld Architecture Art Affordances) e Barbara Visser desenvolveram um escritório experimental que incentiva os trabalhadores a inclinar-se, apoiar-se ou mesmo deitar-se.
Passar todos os dias em uma mesa aumenta a exposição a uma gama de problemas de saúde, de doença cardíaca ao câncer, diabetes e obesidade, dizem pesquisadores da Suécia, Austrália e Reino Unido. The End of Sitting foi concebido como um espaço onde sentar é apenas uma das opções disponíveis.
O estúdio holandês RAAAF e artista Barbara Visser começaram a trabalhar no conceito, no início deste ano. Eles foram convidados a criar este protótipo pelo Looiersgracht 60, um novo espaço de exposição em Amsterdã.

"Cadeiras e mesas são redesenhados mais de um milhão de vezes. Mas o que acontece se não há mais cadeiras e você gostaria de ter recursos para pessoas trabalharem em pé?" perguntam os arquitetos Ronald e Erik Rietveld, os dois fundadores da RAAAF.

"Nós desenvolvemos um conceito em que a cadeira e mesa já não são pontos de partida inquestionáveis" disseram. "Em vez disso, as várias possibilidades da instalação solicitam aos visitantes explorar diferentes posições de pé em uma paisagem de trabalho experimental."


O espaço é preenchido com grandes formas tridimensionais facetadas que variam da altura da cintura até a altura dos ombros.
Uma variedade de superfícies angulares, ressaltos e saliências transformar cada objeto em uma peça de mobiliário ambígua que os usuários são convidados a interagir com como melhor os convir.


Alguns se tornam naturalmente locais de inclinação, ou saliências para descansar um computador ou um notebook sobre. Outros trabalham em conjunto para enquadrar os espaços em que as pessoas podem se encaixar no meio, e alguns parecem perfeitos para se deitar em cima.

"Nós tivemos que construir todas as posições confortáveis nós mesmos, porque ninguém tem estado ocupado com o tema de forma séria. Acima de tudo, não queria fazer objetos de mobiliário, mas fornecer um conceito na escala de um ambiente de trabalho conjunto."


Os designers equiparam o espaço em apenas 10 dias, usando quadros de compensado revestidas com um reboco descrito como sendo "tão duro como concreto" quando se acomoda.

17 de dezembro de 2014

Normcore: a tendência de moda mais procurada no Google em 2014

Nesta terça-feira, o Google divulgou os resultados de seu relatório anual A Year in Search, onde revela os termos mais procurados no Google em 2014. Para a moda, a tendência Normcore é o termo dominante em buscas. O termo foi cunhado pela agência de tendências K-Hole, Nova Iorque, em seu relatório intitulado Youth Mode: a Report on Freedom, divulgado em outubro de 2013. Porém, a agência K-Hole ressalta que quando o termo começou a ser difundido, as pessoas entenderam Normcore totalmente errado (por isso o motivo de tantas buscas no Google). Mas o que realmente é Normcore?

Campanha Adidas #socksnslides
O termo Normcore, derivado a partir das palavras “normal” e "hardcore", designa mais que um simples vestir, reflete um estado de espírito onde busca-se o estilo através da naturalidade, do conforto e do bem-estar. Trata-se de ter uma personalidade super adaptável e ser capaz de se encaixar em qualquer situação ou lugar. O site The Guardian coloca essa nova tendência como uma reação à mercantilização da individualidade: “Os Normcore não querem a liberdade para se tornar alguém,” dizem “Normcore se afasta do coolness que se baseia na diferença para uma pós-autenticidade que opta pela mesmice”.  
Normcore Street Style (https://blog.lonewolfmag.com/normcore/)
Editorial 'Eclipse' para a W Magazine

Em segundo lugar no relatório dos termos de tendências de moda mais procurados no Google em 2014 está o Health Goth  (Gótico Saudável!?), outra tendência que está sendo contestada pelo Facebook, que quase nada tem a ver com saúde ou cultura gótica. A tendência engloba um visual sportwear de alta tecnologia com um lado mais dark - uma paleta de cores monocromática. A terceira tendência na sequência está Athleisure. 

Health Goth, Adidas
 
Street Style NYFW, Primavera 2015

Nasir Mazhar, Coleção Primavera/Verão 2015


Vídeo Trends 2014 Futuro do Presente

Para finalizar muito bem o ano de 2014, o Futuro do Presente preparou um vídeo lindo com todas as Trends prospectadas durante esse ano que passou!

Clique na imagem, e assista ao vídeo!

12 de dezembro de 2014

Sutiã Biônico oferece melhor suporte aos seios


Pesquisadores da Universidade de Wollongong, em Nova Gales do Sul, criaram um protótipo “Bionic Bra” usando um fio de alta tecnologia que tem componentes sensoriais tecendo o material. Este fio é usado para criar músculos "artificiais", que permitem o dispositivo contrair e esticar em resposta a forma do peito de um indivíduo, bem como o seu nível de atividade.

O sutiã é projetado para fornecer as mulheres um ajuste superior, reduzindo a movimentação dos seios. Isso também significa que o sutiã pode ser mais versátil do que as opções atuais no mercado - ele pode se encaixar como uma confortável sutiã, enquanto você está em sua mesa, mas, em seguida, automaticamente apertar em um sutiã esportivo quando você, por exemplo, levantar-se para correr pegar o ônibus.
Agora as mulheres então presas ao uso de um ou o outro, e isso acaba levando um monte de pessoas a vestir sutiãs inadequados e a experimentar desconforto.

Na verdade, um estudo recente da Universidade de Portsmouth revelou que quase uma em cada cinco mulheres evitam o exercício por ter problemas com os seus seios, como o balanço excessivo ou dor. A esquipe que desenvolveu o sutiã biônico também ressalta que cerca de 85% das mulheres acabam tendo dores nas costas, pescoço e cabeça pelo uso do sutiã inadequado.
Para corrigir o problema, eles estão trabalhando no Bionic Bra por mais de 15 anos, estudando os problemas associados com sutiãs esportivos e os seios das mulheres durante a atividade física.

"Nós fomos inspirados a fazer um sutiã que pudesse responder às necessidades das mulheres - a apertar-se quando há uma necessidade de mais apoio da mama, mas para relaxar quando não é necessário apoio adicional, para as mulheres poderem desfrutar dos benefícios de saúde associados com um ativo estilo de vida com conforto ", disse Julie Steele, Diretor de Pesquisa da mama Austrália, em um comunicado de imprensa. “Infelizmente, os sutiãs esportivos que mais dão suporte tendem a ser os mais desconfortáveis de usar."


O protótipo Bionic Bra é feito de fibras customizadas que a equipe desenvolveu utilizando a técnica de fiação molhada. Isto envolve as fibras sensoriais sendo "tecidas" em estruturas leves, vestíveis estruturas, que são então controladas através de actuadores, que estão escondidos na parte de trás do sutiã.
Os pesquisadores afirmam que vai levar um tempo antes de vê-lo passar da bancada do laboratório para máquina de lavar roupa. Pois alguns aspectos do sutiã podem não ser lavados, de modo que estes aspectos terão ainda de ser trabalhados no design.

Mas eles estão esperando que, a curto prazo, eles serão capazes de modificar o sutiã o suficiente para estar testando-o em mulheres ativas que precisam de apoio adicional durante o exercício.

"Os resultados indicam que as nossa tecnologia pode detectar o movimento do seio e fornecer suporte adicional a ele. O desafio agora é integrar essas tecnologias em um sutiã funcional, confortável”, disse um dos membros da equipe Sutiã Biônico, Sheridan Gho.

10 de dezembro de 2014

Pulseira tecnológica que faz da pele sua nova touchscreen


A empresa francesa Cicret está trabalhando num projeto inovador que promete revolucionar os wearable devices (dispositivos vestíveis) até então criados. A Cicret Bracelet promete transformar sua pele em um dispositivo touchscreen

Mas como funciona?

A pulseira projeta no seu pulso a tela do dispositivo móvel e detecta o comando por toque através de oito pequenos sensores e um acelerômetro. Para acionamento do sensor, basta fazer um movimento específico de giro com o pulso, como mostra no vídeo abaixo. O interessante é que o gadget possibilita o uso nas mais variadas atividades do seu dia a dia, em caminhadas, passeios de bike, esportes em geral e até mesmo no banho, já que é a prova d’água. A pulseira também permite entrada USB e cartão de memória, acopla um sensor de proximidade, conexão WiFi e Bluetooth, além de um vibrador embutido.


O dispositivo está apenas em fase de estudo e aprimoramentos, ainda não foi lançado no mercado, pois precisa de ajuda $$$ suficiente para começar a prototipagem. A ideia dos criadores é produzir versões de 16 e 32 GB, em diversas cores e tamanhos de pulso. No site oficial do projeto (Cicret Bracelet) tem uma área de doação $ para quem se interessar em ajudar.

Veja o vídeo do projeto:









8 de dezembro de 2014

1º DESFILE DESIGN UFSC


Acontecerá nesta quinta-fera, 11 de dezembro, o 1º Desfile Design UFSC, onde serão apresentados os projetos realizados na disciplina de Produção de Moda do curso de Design UFSC. Evento será às 9:30, no Auditório Henrique Fontes, Centro de Comunicação e Expressão - Bloco B.

Serão quatro times de projeto que escolheram, cada time uma marca e, a partir dos conceitos da marca, adicionados a um macro tendência desenvolvida em semestre anterior no módulo de projeto de Tendências, desenvolveram 3 looks (um conceitual, um de marketing e um de mercado) para essas marcas.


1 de dezembro de 2014

Desafio no Instagram inspira mulheres plus size a praticarem yoga


Tá rolando no instagram o desafio #SizeDoesntMatter que incentiva mulheres plus size a quebrarem seus paradigmas e se aventurarem na prática do yoga.
O desafio é um plano mensal em que as participantes postam fotos delas mesmas praticando a pose do dia. As regras são definidas pelas líderes Davina Davidson (@yoga_davina) e Jessamyn (@mynameisjessamyn), que postam orientações detalhadas sobre todas as fases e desafios das poses.



A ideia é super inspiradora e realmente mostra que qualquer pessoa pode praticar yoga, basta querer!
fonte: misturaurbana.com