Aluno Lui Larocheski entrevista o designer Samal Dzmitry |
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Em julho de 2011, o aluno Lui Larocheski, do curso de Design de Moda do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC), realizou uma entrevista com o designer Dzmitry Samal. Com vasta experiência em design de automóveis, o trabalho de Samal é diversificado, mas se mantém fiel ao seu estilo futurista-retrô, mesmo trabalhando em parceria com marcas famosas (moda, produto, automóveis, arquitetura). Nascido em Belarus, Dzmitry formou-se na Universidade Técnica da Bielorrússia. Com interesse crescente em design de automóveis e design em geral, ele completou um curso de pós-graduação na Academia de Arte da Biolorrúsia e, depois de três anos estudando lá, ganhou uma bolsa de estudo da Audi e completou seu mestrado na Escola Politécnica de Design de Milão. Durante os últimos oito anos, Dzmitry tem trabalhado com companhias de design da Itália, França, China e do continente americano, bem como com designs de moda. Suas colaborações incluem marcas como Stile Bertone, Renault, Honda, L’Avvento, Idestyle, V2 Design e Soca. Lui – How would you describe your aesthetics? What inspires your designs? Dzmitry - My philosophy and design aesthetics is based on "Retro-Futurism", a mix of vintage style with contemporary production elements. I believe that the future of design lies in our past and in our heritage. Minha filosofia e estética de design são baseadas no “Futirismo Retrô”; uma mistura do estilo vintage com elementos contemporâneos. Acredito que o futuro do design depende do nosso passado e herança.
Lui – Does trend forecasting make part of your creative process? How important is it to you? Dzmitry - No, it doesn’t. Despite of the fact that I work and live in Paris and that I attend almost all art, design and fashion events, I always try to create something new and not directly inspired by current trends and directions. Não. Apesar de que trabalho e moro em Paris e de que freqüento quase todos os eventos de arte, design e moda, eu sempre tento criar algo novo ou não diretamente inspirado em tendências e direcionamentos atuais. Lui – How important is sustainability to you in designing? Do you value the look, the quality or the benefits for the environment? Dzmitry - Well. It is very important to me, and I do try to reflect it in my products and packaging for them. Bem. É muito importante para mim e tento refletir isso nos meus produtos e embalagens. Lui - At the moment of designing, is there a concern about the viability of production? Dzmitry - Not at all. It is a pure creation without anything behind. I have a chance that people believe in my designs and support my enthusiasm. Nem um pouco. É criação pura sem nada por trás. Eu tenho a oportunidade de que há pessoas que acreditam em meu design e incentivam meu entusiasmo. Lui – Do you have a production plan created for each product or do you prefer working with conceptual pieces that will not always be produced? In this case can your products also be trend materialization? Dzmitry - Of course I prefer to work on conceptual pieces, and I dedicate for them at least 40% of my time — It is a great pleasure for me. The rest of the time I work on design and development of production models, which is another thing, but still very interesting and challenging. É claro que prefiro trabalhar com peças conceituais e dedico pelo menos 40% do tempo a elas. É um grande prazer para mim. O resto do tempo eu trabalho no design e desenvolvimento de modelos de produção, o que é diferente, mas ainda muito interessante e desafiador. Lui - How do you see the future of the eyewear as prosthesis or fashion accessory? Dzmitry - I believe that fashion accessories are becoming something intelligent and smart. They will have integrated electronics inside. Currently we (my associate and I) invest much in new technology, I think in the future, glasses will become an extension of electronic gadgets, they will have IPhone options in order to have a video conversation, possibilities to watch video, surf the Internet, navigate with Google maps, etc. Acredito que acessórios de moda estão se tornando inteligentes. Eles terão eletrônicos integrados. Atualmente nós investimos muito em novas tecnologias. Creio que no futuro, os óculos se tornarão uma extensão de aparelhos eletrônicos. Terão opções para IPhone, vídeo-chamada, visualização de vídeos, navegação na internet, Google maps, etc. Lui - When did you feel that it was the first important moment in your career in terms of visibility? Dzmitry - I never really thought about it. It is not important to me. Nunca pensei sobre isso. Não é importante para mim. Lui - What is the target audience to which you create and from which you are inspired? Dzmitry - Young people 20-30 years old. I am still inside of this audience ;) Jovens entre 20-30 anos. Ainda estou dentro deste público. Lui – How would you describe your partnerships with fashion designers? As a teacher and designer, do you think that product designers have advantage over fashion designers? How would you define their differences and collaborations? Dzmitry - During my career I had really great partnerships with fashion and product designers and companies, and I don’t think that one has advantage on another; every kind of design is unique and resolves different kind of problems, which are equally important. Personally I found that for the Fashion industry is more important style and for product design – function. Durante minha carreira eu fiz grande parcerias com empresas e designers de produto e de moda e, não penso que um tem vantagem sobre o outro; todo tipo de designer é único e resolve diferentes tipos de problemas, os quais são igualmente importantes. Pessoalmente, acho que para o Design de Moda é mais importante o estilo e, para o Design de Produto, a função. Fonte: www.ceart.udesc.br |
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