5 de junho de 2012

Das latinhas para as estufas

A ideia geral é que cada vez mais as comidas que consumimos venham em embalagens cada vez menores, com produtos cada vez mais industrializados. As fazendas se tornaram grandes laboratórios onde surgem as espécies mais esquisitas de plantas e animais. Todo mundo pensava que o futuro seria esse, até que diversos designers começaram a procurar outras soluções. Eles trocaram a procura por produtos novos pela procura de como produzir os alimentos como os conhecemos no pouco espaço que temos nas cidades.
Com um número que só cresce, os encontros internacionais e nacionais de design vem tomando o mundo e com eles surgem projetos maravilhosos, pensados para o estilo de vida que estamos nos encaminhando.  Duas ideias chamaram a atenção. Elas pretendem usar o mínimo de espaço para uma boa produção de alimentos.
A primeira delas é a Turn Table, uma estufa que fica no meio de uma praça em Helsinque, onde são cultivados vegetais, que depois são servidos no café que funciona ali.



A outra ideia se baseia em uma estufa chamada de The Globe (Hedron), que usaria um sistema chamado  Aquaponic. Basicamente, a estufa é um espaço onde várias espécies são cultivadas, uma utilizando resíduos das outras e servindo de alimento. O principio seria criar peixes na água, que ficaria na parte inferior da estufa, nas partes mais altas seria o cultivo de plantas, que seriam irrigadas pela água onde os peixes são criado, e depois parte delas seriam destinadas como alimento para os peixes. Como o nome já diz, o local para a instalação seria nos telhados e terraços dos prédios, ocupando um espaço que normalmente não é utilizado e produzindo alimentos frescos para os moradores.



Projetos similares foram apresentados na Alemanha e em Londres, o Fresh From the Roof e o Farm:shop.

0 comentários:

Postar um comentário