19 de junho de 2012

Slow Fashion

Em tempos onde as palavras sustentável e ecologicamente correto transbordam em blogs, revistas, jornais e na televisão, encontramos no Slow Fashion uma maneira de unir todos os conceitos que representam o ideal de mudança no consumo e na produção de produtos. Ele surgiu primeiramente no Center for Sustainable  Fashion, um projeto da London College of Fashion,e depois de algum alvoroço ficou em segundo plano. 

O Slow Fashion ficou caracterizado como o oposto do Fast Fashion, que abrange grandes redes, onde novidades chegam toda semana e fazem com que as pessoas consumam muito mais, por serem sempre apresentadas a novidades com preços acessiveis. Porém o Slow Fashion é mais do que um simples oposto do Fast Fashion. Ele é caracterizado por dez itens, que abrangem principalmente o setor da produção.

Segundo uma matéria publicada por Maureen Dickson, Carlotta Cataldi e Crystal Grover, os itens são os seguinte:

1.Reconhecimento do sistema. Pois é preciso primeiro reconhecer nosso impacto no mundo onde vivemos, para depois encontrar alternativas que possam mudar o quadro atual.
2.Diminuição do consumo. Repensar a quantidade de consumo, buscando a diminuição da extração de materiais e na produção de resíduos.
3.Incentivar a diversidade. priorizando pequenos produtores, artesãos e a busca por materiais alternativos.
4.Respeito pelas pessoas. onde eles falam sobre as questões das condições de trabalho, citando países da Ásia, que representam boa parte da utilização de mão-de-obra em subcondições.
5.Saber as necessidades humanas. colocando como o design pode pensar nisso, e criar produtos melhores para os homens.
6.Construir parcerias. Notar a importância da colaboração entre diferentes setores, empresas e pessoas.
7.Recursos. Procurar utilizar recursos locais, o que pode desenvolver a economia local.
8.Manter a qualidade e beleza. Produzir produtos com matérias-primas de qualidade, o que aumentará a durabilidade das peças, além de utilizar de designs clássicos, sem focar nas tendências de curto prazo.
9.Rentabilidade. Conseguir produzir peças com valores competitivos, uma vez que empresas focadas em produzir seguindo os itens apresentados no projeto, acabam produzindo peças mais caras.
10.Ser consciente. Segundo o projeto, essas mudanças acontecem quando quem trabalha no setor se dá conta das consequências daquilo que produz.

O movimento vem ganhando força, incentivando cada vez mais empresas e consumidores a se adaptarem a condições de respeito com as pessoas e com o meio ambiente. Já o Center of Sustainable Fashion, apresenta diversos projetos envolvendo tecnologia e moda.

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