12 de fevereiro de 2014

Diretora do Facebook se une à Getty Images para desafiar estereótipos relativos à mulher executiva

Quando buscamos imagens de mulheres executivas, o estereótipo de mulher de negócios vestindo tailleur, óculos e maleta é praticamente onipresente. Sheryl Sandberg, executiva do Facebook sempre foi defensora das mulheres que chegam a postos de liderança. Ela acredita que esses tipos de imagens presentes nos mais variados tipos de anúncios, não passam de ideias ultrapassadas.
Para tentar solucionar o problema, a organização não lucrativa de Sheryl, LeanIn.org, anunciou uma parceria com a Getty Images, uma das maiores provedoras de fotos pertencentes ao seu banco de imagens, para oferecer uma coleção especial de fotos representando mulheres e famílias de maneira mais afirmativa.
"Quando vemos imagens de mulheres, garotas e homens, com frequência elas se inserem em estereótipos que estamos tentando superar e você não pode ser o que não pode ver", disse Sheryl em uma entrevista.
A nova coleção de fotos traz mulheres profissionais, como médicas, pintoras, padeiras, soldados. E ainda garotas em skates, mulheres levantando peso e pais trocando as fraldas do bebê. Mulheres nos escritórios com trajes e cortes de cabelo contemporâneos, usando tablets ou smartphones - muito distinto das típicas fotos em bancos de imagens de mulheres dos anos 80 usando tailleurs e com uma maleta.
E existe um apetite para as imagens. Os três termos mais buscados no banco de imagens da Getty são: "mulheres", "empresa" e "família".
"Uma das maneiras mais rápidas de conseguir que as pessoas pensem de modo diferente sobre alguma coisa é mudar o seu visual", disse Cindy Gallop, que dirige a filial nos Estados Unidos da agência de publicidade Bartle Bogle Hegarty. "O que ocorre com estas imagens é que elas atuam no nível do inconsciente para reforçar o que se acha que as pessoas deveriam parecer".
A parceria foi uma maneira da Lean In ampliar seu escopo depois de críticas de que os conselhos de Sheryl Sandberg são relevantes apenas para mulheres do mundo corporativo americano.
Quando os assinantes da Getty, como as agências de criação e as empresas de mídia, realizarem uma busca por termos relevantes, verão estas imagens ao lado das habituais, ou podem buscar especificamente a coleção Lean In da Getty.
A iniciativa é especialmente importante neste momento, disse Jonathan Klein, cofundador e diretor executivo da Getty, diante da explosão da comunicação baseada em imagens com as câmeras dos smartphones e aplicativos como Pinterest e Instagram.
"A imagem tornou-se o meio de comunicação desta geração e isso significa que a maneira como as pessoas são retratadas visualmente terá muito mais influência na maneira como são vistas e percebidas".
Mas ela mostra um grupo mais diversificado de pessoas, incluindo aquelas de idades, raças e corpos diferentes. "No Facebook, penso no papel do marketing em tudo isto, porque o marketing não só reflete como reforça os estereótipos", disse Sheryl. "Vamos nos associar a favor ou contra o sexismo?".
Getty Images aposta em imagens de mulheres mais jovens e modernas em situações de trabalho

Getty Images aposta em imagens de mulheres mais jovens e modernas em situações de trabalho.

Meninas retratadas em situações até então 'masculinas', como usando o computador e andando de skate.
fonte:economia.estadao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário