6 de maio de 2015

Spider Dress 2.0


A designer holandesa Anouk Wipprecht, conhecida no seu trabalho por explorar as possíveis fusões entre moda e tecnologia, criou um vestido animatronic, ou seja, um vestido tecnológico que é capaz de simular as características humanas ou animais. Nesse caso, Wipprecht proclamou a aranha. Intitulado “Spider Dress 2.0” (uma versão atualizada do original Spider Dress), esta curiosa vestimenta tecnológica abraça o tronco em uma replica de carapaça de aranha, enquanto oito pernas deslocam a partir dos ombros. 


O vestido mecatrônico abrange um chip que usa sinais biológicos para aprender a detectar ameaças e assim defender o espaço pessoal do usuário. Os braços/pernas mecânicos da aranha se estendem e retraem como uma resposta a estímulos externos, fazendo com que seja um verdadeiro sistema intuitivo. Quando as pessoas se aproximarem, a própria respiração do usuário vai ajudar a sinalizar a postura dos braços robóticos.  A velocidade da abordagem/aproximação também tem influência para o comportamento defensivo; se a pessoa se aproximar rapidamente irá fazer com que os braços desenvolvam uma postura agressiva; se a pessoa se aproximar de forma descontraída, os braços irão cumprimentá-la com cuidado.  


*A designer imagina um futuro onde a moda poderia ser usada para estender fisicamente as capacidades expressivas da linguagem do corpo humano.

Assista ao teaser do projeto aqui



0 comentários:

Postar um comentário