18 de agosto de 2009

Observar através de um caleidoscópio


A imagem acima corresponde a uma diferente perspectiva sobre a pirâmide do Museu do Louvre


"Todos nós observamos, porém raramente observamos sistematicamente", já dizia Peter Mann em 1979. O ato de observar adquire toda uma nova concepção na observação de sinais para a pesquisa prospectiva. Tudo à nossa volta pode ser relevante, a partir do momento em que buscamos enxergá-lo através das mais diversas e diferentes perspectivas.
O mais interessante da observação de imagens ao nosso redor, é que elas não propõe estilos determinados a serem seguidos à risca, mas permitem a intervenção da subjetividade do criador e do consumidor final. E essa possibilidade de acréscimo de subjetividades é o que enriquece e diferencia produtos, criações e marcas, pois estimulam a criação e a inovação.
Busque observar a tudo através de um caleidóscópio. O termo sugerido como conceito de tendência aqui no site (na sessão Trendsinfo) já causou furor no século XIX, sugerido pelo sociólogo Walter Benjamin.
O transfigurador caleidoscópio, através de um jogo de três espelhos, mescla e combina diversos elementos de divervas e inimagináveis maneiras. Quando acreditares que vês apenas aquelas configurações visuais sempre, e por todos, encontradas, quem sabe seja o momento de girar seu caleidoscópio e preparar-se para visualizar imagens a partir de novos referenciais.
Boa sorte
Amanda Queiróz Campos

0 comentários:

Postar um comentário