18 de março de 2011

16 Mostra de Design IF-SC - O Caos que Projeta

É vagando pela internet que eu achei o site da 16 Mostra de Design IF-SC, lendo o texto de abertura , pude sentir  a animação com que os estudantes estão produzindo e organizando esse Evento.  

Leia contamine-se e Inscreva-se já! ;D


O Caos. Foi por causa de um relativo acaso que um meteorito, chocando-se com a Terra há mais de 4 bilhões de anos, teria causado a formação de um satélite lunar, determinando assim o eixo de rotação do nosso planeta e sua regularidade em volta do Sol. Outro meteorito o atropelou há 400 milhões de anos e deu ao seu eixo uma inclinação que determina as estações. Mais tarde, foi com certeza outro bólide celeste que ajudou os mamíferos, levando à extinção dos dinossauros. É por conta de tal fenômeno baseado na imprevisibilidade que talvez o universo exista. É formado por uma cadeia de fatos que, de alguma maneira, relacionam-se uns com os outros gerando uma teia caótica, na qual tudo se comunica e converge em conseqüências, que por sua vez são interligadas com outros acontecimentos, que geram outros resultados, e assim sucessivamente. Portanto, o caos é uma fonte de criatividade, uma forma de auto-organização que se verifica nos sistemas abertos, não lineares e que autoriza uma pluralidade de interações.
            O Design. Atividade que, de um processo criativo caótico em meio à intersecção intensa de teorias, informações, inspirações e expirações, traz produtos ao mundo para fazer parte da teia do caos por meio da interação com os demais componentes. Portanto, num primeiro momento, influências externas, interdisciplinaridade, arte e técnica, tudo se mistura para conformar um objeto; e num segundo momento, o mesmo objeto implica numa determinada ação e reação, já que uma coisa se liga a outra, uma coisa implica em outra. Nesse contexto, quais possibilidades teóricas e práticas estão disponíveis ao profissional de design? Mais importante ainda, conhecemos e estamos abertos, durante a atividade de projeto, às oportunidades que outras áreas acadêmicas e mercadológicas nos dispõem? Já não é hora de nós, designers, entendermos as redes caóticas e esclarecer dentro da nossa área as atividades e seus fluxos desse mundo aparentemente confuso, a fim de enriquecer um projeto de design? É hora de deixarmos o caos designar.

0 comentários:

Postar um comentário