31 de março de 2011

Design, Cultura e Sociedade


Gui Bonsiepe lança o livro “Design, Cultura e Sociedade" em Florianópolis

Evento será realizado no dia 6 de abril, às 10h00 no CEART/UDESC

Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.

De acordo com o engenheiro Itiro Iida, um dos fundadores da Associação Brasileira de Ergonomia, "na publicação, Bonsiepe apresenta uma inquietante análise sobre a evolução do design ao longo do século XX, registrando seus principais sucessos e descaminhos. De um lado, relata o desenvolvimento do design, delineado pelas várias políticas econômicas e sociais. De outro, mostra a vacilante trajetória diante do despreparo, acomodação e oportunismo dos seus principais protagonistas".

Entretanto, o designer não se limita a analisar e criticar, apresentando sugestões sobre os caminhos possíveis no futuro. Bonsiepe tornou-se referência mundial na análise das diferenças políticas e econômicas entre o Centro e a Periferia, com seus inevitáveis reflexos na área de design. Segundo ele, “o design perdeu a sua substância quando passou a cuidar das superficialidades, colocando-se a serviço da beleza cosmética e lucros fáceis do mercado”.

O autor sugere criar uma ciência do design. Para isso, é necessário investir em pesquisa na área, gerando conhecimentos e formando um sólido arcabouço, a exemplo do que ocorre com outras disciplinas já consolidadas. “Essa ciência do design permitiria criar as bases teóricas e, a partir daí, melhorar a prática projetual”. Com isso, o design estaria mais preparado para oferecer soluções efetivas aos grandes problemas que afligem os povos da América Latina desde a época colonial.

Mais informações aqui.

0 comentários:

Postar um comentário