4 de setembro de 2011

Pare e ...

O casal Marcel Maineri e Julie Bazacas trouxeram um projeto que de maneira simples consegue mudar o olhar sobre o cotidiano de quem transita por Porto Alegre.

O projeto "Pare" surgiu no meio de um engarrafamento, parados no congestionamento por mais de 10 minutos, ele e a namorada avistaram uma placa de Pare – “uma placa que naquele momento não servia pra nada, afinal, estava todo mundo parado” – e começaram a brincar: “Pare e chore, pois você não vai sair daqui tão cedo.”

Esta brincadeira acabou série. “Foi com esse insight que resolvemos inverter a lógica e fazer disso uma mensagem positiva para a sociedade e para o trânsito”, comenta Marcel. A ideia surgiu em 13 de agosto e hoje, 15 dias depois, já conquistou não apenas porto-alegrenses.

As placas de Pare com intervenções estão nos movimentados bairros de Moinhos, Cidade Baixa e Bonfim. “A ideia é puramente artística e em nenhum momento tivemos a intenção de depredar ou prejudicar a sinalização do trânsito. Nos responsabilizamos pela retirada dos adesivos após quatro semanas”, diz Marcel.

Como diz o tumblr do projeto:

"Vivemos numa época de intenso movimento. Voltados sempre para fora e cada vez com mais pressa, ninguém tem tempo de olhar para dentro ou mesmo a sua volta. Tudo passa despercebido, todo dia o caminho é igual, os pensamentos os mesmos.
Mas, e se através de uma intervenção urbana pudéssemos perceber que o imprevisível pode nos levar a um lugar mais interessante?
A idéia consiste na aplicação de adesivos nas placas de “PARE” proporcionando momentos de reflexão nessa pausa tão rara na nossa rotina. "
Confira o vídeo:

Projeto PARE from RandomSide on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário