31 de março de 2011

Design, Cultura e Sociedade


Gui Bonsiepe lança o livro “Design, Cultura e Sociedade" em Florianópolis

Evento será realizado no dia 6 de abril, às 10h00 no CEART/UDESC

Bonsiepe é um pioneiro em diferentes campos da teoria do design, entre eles, o uso da retórica na análise da propaganda.

De acordo com o engenheiro Itiro Iida, um dos fundadores da Associação Brasileira de Ergonomia, "na publicação, Bonsiepe apresenta uma inquietante análise sobre a evolução do design ao longo do século XX, registrando seus principais sucessos e descaminhos. De um lado, relata o desenvolvimento do design, delineado pelas várias políticas econômicas e sociais. De outro, mostra a vacilante trajetória diante do despreparo, acomodação e oportunismo dos seus principais protagonistas".

Entretanto, o designer não se limita a analisar e criticar, apresentando sugestões sobre os caminhos possíveis no futuro. Bonsiepe tornou-se referência mundial na análise das diferenças políticas e econômicas entre o Centro e a Periferia, com seus inevitáveis reflexos na área de design. Segundo ele, “o design perdeu a sua substância quando passou a cuidar das superficialidades, colocando-se a serviço da beleza cosmética e lucros fáceis do mercado”.

O autor sugere criar uma ciência do design. Para isso, é necessário investir em pesquisa na área, gerando conhecimentos e formando um sólido arcabouço, a exemplo do que ocorre com outras disciplinas já consolidadas. “Essa ciência do design permitiria criar as bases teóricas e, a partir daí, melhorar a prática projetual”. Com isso, o design estaria mais preparado para oferecer soluções efetivas aos grandes problemas que afligem os povos da América Latina desde a época colonial.

Mais informações aqui.

30 de março de 2011

Batelco. Keep thinking

No que você está pensando?

O grupo de telecomunicações Batelco criou um vídeo incrível falando sobre a imaginação das pessoas. Batelco Infinity descreve-se como "An EPIC ad film about a journey through people's ideas".

Assista e perca o fôlego:

Se você é daquelas pessoas que adora saber como as coisas foram feitas, pode ver também o making of:

hugs.

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO - Visão e Prática em diferentes contextos

A SER REALIZADO NA CIDADE DE MANAUS DE 29/06 A 01/07/2011.

INFORMAÇÕES PARA OS INTERESSADOS NO ENDEREÇO: www.congressocriatividade.com.br

Inicia-se hoje a 16 Mostra de Design

Segue abaixo a programação. Aproveite.

 

27 de março de 2011

Reasons To Believe

Coca-Cola aposta em uma propaganda que atinge o lado emocional dos espectadores. O comercial tem como trilha sonora a música Whatever (Oasis) cantada por um coral de crianças, a peça foi feita para marcar os 125 anos da marca. Com uma ótica otimista, a ideia de que "existem razões para acreditar" fazendo a relação de que para fatos negativos existem outros pontos positivos. Confiram o vídeo:

26 de março de 2011

Lados do Cérebro

A campanha genial da Mercedes-Benz une belos desenhos, uma boa idéia e frases inspiradoras sobre os lados do cérebro. Costumamos dizer que somos influenciados pelos lados do cérebro, o direito racional e o esquerdo o criativo, ou uma mistura dos dois. A criação é da agência israelense Shalmor Avnon Amichay/Y&R Interactive Tel Aviv. Vale a pena conferir as imagens e e o texto muito criativo.

"Left Brain

I am the left brain.
I am a scientist. A mathematician.
I love the familiar. I categorize. I am accurate. Linear.
Analytical. Strategic. I am practical.
Always in control. A master in words and language.
Realistic. I calculate equation and play with numbers.
I am order. I am logic.
I konw exactly who I am.

Right Brain

I am the right brain
I am creativity. A free spirit. I am passion.
Yearning. Sensuality. I am the sound of roaring laughter.
I am taste. The feelings of sand beneath bare feet.
I am movement. Vivid colors.
I am urge to paint on a empty canvas.
I am boundless imagination. Art. Poetry. I sense. I feel.
I am everything I wanted to be."





21 de março de 2011

The Elastic Cellphone, o celular conceito.


Criado pela Design Sung-Ching, o conceito do Elastic Cellphone - celular elástico, em inglês - é a versatilidade, inovação adaptável. Capaz de converter-se de um media player para um console de jogos e de volta para um celular, o Elastic Phone provavelmente revolucionará a telefonia móvel.

O celular possui fitas de borracha que envolvem o aparelho para servir a qualquer propósito que o usuário precise. Umas das características e funções do aparelho é ser um celular touchscreen, usando a tecnologia OLED, com um teclado que não obstrua a tela.

18 de março de 2011

TEDxLaçador



Em meio a expansão da rede TEDx pelo Brasil em 2011, hoje abriram as inscrições para o TEDxLaçador que será realizado em Porto Alegre no dia 9/Abril. O evento que tem como tema "Preparando as cidades para o futuro" é totalmente gratuito e tem como objetivo dar voz a ideias que merecem ser espalhadas.

De acordo com o perfil do evento, no site do TED, um dos palestrantes confirmados é Marc Gobé, um dos grandes nomes em design emocional e branding do momento.

Mais informações sobre o TEDxLaçador no site do evento.

Inscreva-se já.

16 Mostra de Design IF-SC - O Caos que Projeta

É vagando pela internet que eu achei o site da 16 Mostra de Design IF-SC, lendo o texto de abertura , pude sentir  a animação com que os estudantes estão produzindo e organizando esse Evento.  

Leia contamine-se e Inscreva-se já! ;D


O Caos. Foi por causa de um relativo acaso que um meteorito, chocando-se com a Terra há mais de 4 bilhões de anos, teria causado a formação de um satélite lunar, determinando assim o eixo de rotação do nosso planeta e sua regularidade em volta do Sol. Outro meteorito o atropelou há 400 milhões de anos e deu ao seu eixo uma inclinação que determina as estações. Mais tarde, foi com certeza outro bólide celeste que ajudou os mamíferos, levando à extinção dos dinossauros. É por conta de tal fenômeno baseado na imprevisibilidade que talvez o universo exista. É formado por uma cadeia de fatos que, de alguma maneira, relacionam-se uns com os outros gerando uma teia caótica, na qual tudo se comunica e converge em conseqüências, que por sua vez são interligadas com outros acontecimentos, que geram outros resultados, e assim sucessivamente. Portanto, o caos é uma fonte de criatividade, uma forma de auto-organização que se verifica nos sistemas abertos, não lineares e que autoriza uma pluralidade de interações.
            O Design. Atividade que, de um processo criativo caótico em meio à intersecção intensa de teorias, informações, inspirações e expirações, traz produtos ao mundo para fazer parte da teia do caos por meio da interação com os demais componentes. Portanto, num primeiro momento, influências externas, interdisciplinaridade, arte e técnica, tudo se mistura para conformar um objeto; e num segundo momento, o mesmo objeto implica numa determinada ação e reação, já que uma coisa se liga a outra, uma coisa implica em outra. Nesse contexto, quais possibilidades teóricas e práticas estão disponíveis ao profissional de design? Mais importante ainda, conhecemos e estamos abertos, durante a atividade de projeto, às oportunidades que outras áreas acadêmicas e mercadológicas nos dispõem? Já não é hora de nós, designers, entendermos as redes caóticas e esclarecer dentro da nossa área as atividades e seus fluxos desse mundo aparentemente confuso, a fim de enriquecer um projeto de design? É hora de deixarmos o caos designar.

17 de março de 2011

1º Congresso Nacional de Design / 1st National Congress of Design


1º Congresso Nacional de Design” é um projeto do Salão Design Casa Brasil em conjunto com a Universidade de Caxias do Sul e universidades parceiras Universidade do Vale dos Sinos, Feevale e Universidade Luterana do Brasil; e tem como objetivo expandir o espaço para as universidades apresentarem seus estudos, discussões e resultados de pesquisas acadêmicas e aplicadas no campo do Design.
O evento consistirá na reunião de profissionais, acadêmicos e autores, empresários do campo do Design e de áreas afins para promover, divulgar, refletir e trocar ideias e experiências sobre a relação que há entre todos os setores em que o Design está presente.




29 Coisas que os jovens designers devem saber/ 29 Things young designers need to know

Para ajudar você nas mudanças do design acadêmico para o profissional.  O gerente da id29 Doug Bartow, e seus colegas agruparam nesse artigo 29 características que todos os designers devem saber.

To help you make the shift from design student to design professional  easier Doug Bartow, principal of id29, and his colleagues put together this article listing 29 things they think all new designers need to know.

Editorial Throb da Marca Illamasqua

Esse editorial é sensacional, tentei achar palavras para descreve-lo , porém o site onde se encontra , tem uma descrisão perfeita.

Enjoy.

Feel your pulse quicken, your heart throbbing in your chest. These are Illamasqua’s latest offerings at the altar of beauty, guaranteed to make you gasp with pleasure. 

Bite...
Awaken your mouth’s erotic sensuality with the seductive red of Succubus Intense Lipgloss or enjoy the power of being an unashamedly brazen femme fatale with blood red Sangers Lipstick.

...and Scratch
Throb is a passionate red Nail Varnish, the colour of blood spilled by desperate, rejected lovers. Load is a rich, cream coating for the nails and Scorn’s midnight black matt finish is filled with contempt for the love of convention.



More information : http://www.illamasqua.com/collections/throb/

Inspiration by Iron Maiden

Editorial da revista  Zink- beauty issue, inspirado na banda Iron Maiden. Luxuosidade e força em um coleção de arrepiar. 




A Brief History of Title Design

16 de março de 2011

Animações

 Você acha que o livro do Ariano Suassuna já era engracado, é porque você ainda não viu essas animações . Enjoy.



Spend It Wisely from Markus Vad Flaaten on Vimeo.

Esse não tem nada haver com O santo e a porca, mas vale a pena assistir!


David Dallas - Til Tomorrow from Special Problems on Vimeo.

15 de março de 2011

The Magical Bend

Uma colher é só uma colher, eu acho que não, nem mesmo o designer: Ivan Erkic. Dê uma olhada , e comente.

Ilustrações de Anne Sofie Madsen

Ilustração + fotografia é igual a Anne Sofie Madsenessas ilustrações que seguem abaixo são da exposição que ela realizou em Copenhagen, durante o Fashion Week. Aquarela , tinta Gouache e Pincel.






Módulos de vestir

Vestidos geométricos feitos pela designer Amila Hrustic, e o sapato por Andreia Chaves , relacionando o corpo com o espaço geométrico. 

14 de março de 2011

Site novo no ar!

O Futuro do Presente está de site novo!
Mais funcional, leve e com muitas imagens para observar e também inspirar comportamentos.

A estrutura de links é bem parecida com o site de 2010, mas existem algumas mudanças legais de destacar:

Em /what’s cool estão arquivados grande parte dos posts do blog. Você pode procurar pelo título ou pela imagem e encontrar rapidinho um conteúdo interessante.

A página de /trends info também foi repensada para dar agilidade à leitura: Além do título e miniatura do painel existe uma intro e, dentro de cada conceito, texto e painel seguem ilustrados por cases.

E uma super novidade é que agora você pode postar aqui no blog! Em /participe tem mais informações de como.

Esperamos que gostem das mudanças :)

Oleg Dou


Proveniente de uma família de artistas o fotógrafo russo Oleg Dou, sempre teve um grande interesse por rostos humanos. Ele usa a natureza artificial da fotografia digital como ferramenta para alcançar o limite entre os opostos. A morte e vida, o atraente e perturbador, o belo e feio manipulam nossos olhares. O resultado é sempre uma imagem que perturba e desperta interesse ao mesmo tempo.

Segundo o próprio, sua intenção é sempre fugir dos estereótipos lançando mão da fotografia e da manipulação para isso. Em 2008, ele foi escolhido o Melhor Fotógrafo do Ano na categoria Fine Art do International Photography Awards.

Sempre tentei que as pessoas não ficassem indiferentes aos meus trabalhos, não expressando apenas emoções positivas, mas também medo e inquietude”, afirma o autor.












1 de março de 2011

Boa noite galera, estava eu hoje na internet procurando o que postar, e me veio uma ideia.  Postar ilustrações de um amigo meu. Pelo menos pra mim, toda vez que eu vejo uma ilustração dele, parece que é exatamente pra minha pessoa. De uma olhada e comente.
Caso queira ver mais.
http://felipson.wordpress.com/

Conceito de celular dobrável

Um conceito idealizado por Kristan Ulrich Larsen para um celular com não apenas uma, mas três telas táteis. O bacana é que as telas são fixadas em um suporte flexível, tornando o smartphone uma peça de design muito interessante. Confiram o conceito nas imagens e vídeo abaixo:
What is being creative? from Kristian Ulrich Larsen on Vimeo.