28 de junho de 2011

Influência do comercial no editorial


O Business of Fashion acabou de publicar uma longa matéria de análise sobre a “editorialização” da comunicação comercial de marcas e grandes lojas de varejo. Um movimento que fica claro não só pelo tipo de conteúdo que as marcas estão vinculando, mas quando se observa a migração de diretores das publicações mais importantes do mundo para brands específicas.

Não é novo que uma marca que tem êxito em agregar ao seu produto uma atmosfera é capaz de atrair um consumidor apaixonado e fiel. Conseguir este feito é tão – em alguns casas mais – importante quanto ter um bom produto de fato.
A propaganda que se torna uma “ação de advertising” e quer vender uma sensação, um cenário, um produto – mas sobretudo, quer vender.

Este novo modelo de editorial/comercial segue esta mesma linha de raciocínio. No artigo:
But where previous editorial models relied on content to attract readers who might then feel an affinity for the brands being advertised, this new model puts commerce at the centre, with editorial content working to reinforce consumer engagement and make the website more “sticky.” In other words, it’s less about consumers coming to these sites for the content and then deciding to shop, and more about people coming to shop and lingering to explore some content, which helps to drive sales.

net-a-porter.com - é só passar o mouse que você vai direto pra a pagina de compras.

Mas ao mesmo tempo vale lembrar que uma publicação editorial ganha pertinência mesmo pela sinceridade do conteúdo:
But at least in principle, maintaining editorial independence and integrity is more than ethically important. It’s also a practical selling tool. That’s because, for readers, an important part of a traditional magazine’s appeal is the promise of honest, uncompromised opinions.

Pra quem gosta de pensar o comportamento de consumo, vale ler na íntegra e tirar as suas conclusões.

22 de junho de 2011

Lady Luck

Lindo clipe para a música "Lady Luck", de Jamie Woon. Dirigido por Vincent Haycock .Com interessantes efeitos visuais, manipulações de imagens, criando uma atmosfera interessante.




JAMIE WOON "LADY LUCK" from vincent haycock on Vimeo.

17 de junho de 2011

Trends News

As novas Trends já estão no ar, confira no site.

Macrotendências traz (I) nfo generation / Infoxication.

Comportamento feminino e as Mulheres não - (neo) mães.

Comportamento Masculino com Haters Gonna hate.

Setor de Refrência Feminino e Women in Pieces.

Setor de Referência Masculino com Living Motivation.


16 de junho de 2011

Fireland

Usando uma mistura que inclui tinta óleo, acrílica, caneta e grafite, o artista Ian Francis cria cenas fantosiosas cheias de msitério e intriga.
O pintor britânico apresenta sua primeira exposição na Galeria Joshua Liner em Nova York. Chamada "Fireland", veja as telas:









15 de junho de 2011

Body Patterns

Yasmina Alaoui e Marco Guerra misturam antigas e novas técnicas juntas criando em tamanho real retratos do corpo, com uma beleza msiteriosa. Na série chamada 1001 Sonhos, Guerra primeiro fotografa corpos nus em preto e branco com Polaroid. Depois, Alaoui desenha com henna padrões nestes corpos.

Os artistas falam sobre o fato do projeto deles afastar-se da arte contemporânea e das tendências, que eles acreditam ser muitas vezes cícina e fria, e conceitual de uma maneira exagerada em detrimento da ideia do feito a mão. Os dois provenientes do Marrocos e Chile querem que suas origens reflitam em sua arte. O desejo de criar algo bonito, confortável, que faz referência aos velhos mestres das pinturas e fotografias está ali; mas tudo feito de um modo mais comtemporâneo. A inspiração vem dos contos das Mil e umas Noites, e a beleza e sensualidade destas histórias.


A maioria das referências sao baseadas em elementos naturais (plantas, animais, insetos), com alguns símbolos espirituais de origens globais. A mensagem é comum a toda humanidade: respeito a natureza, mágica, fluidez, mistério e deixar o espectador ter sua prórpia percepção do seu trabalho.






14 de junho de 2011

Vinhetas da MTV

Quem nunca assistiu a MTV e se perguntou quem eram as mentes que faziam aquelas vinhetas completamentes nonsense?


O The Creators Project entrevistou o Promo, o departamento que é responsável por toda a parte visual da emissora.
Para saber mais leia partes da entrevista com Beto Shibata, gerente de gráficos do Promo, para entender como funciona o trabalho deles.

The Creators Project: Primeiro me diz: o que faz o Promo?
Beto Shibata: O Promo tem duas frentes de trabalho: uma é promover e fazer a comunicação dos programas e do canal dentro do break. Outra é a função dos gráficos, que é embalar e dar a identidade visual dos programas e do canal.

São quantas pessoas na equipe?
Ao todo são 16 pessoas, sendo três na parte de gráficos – nós terceirizamos quase 70% dessa produção hoje em dia.

E vocês chamam produtoras, designers?
Ixi… Já trabalhamos com muita gente… Vou listar algumas:
Denis Kamioka, Leandro Lima, Animatório, Santa, Fernando Leal, Amir Admoni… (veja lista completa de artistas colaboradores no fim da matéria)

Muita gente fala sobre as vinhetas do break, do quanto elas são doidas… Mesmo assim a galera curte.
Acho que isto é uma percepção geral, mas nunca foi uma intenção proposital, ‘vamos confundir’. A ideia geral foi fazer as mensagens chegarem de maneira não literal, onde a audiência pudesse pensar dentro dos roteiros.

Você tem vinhetas preferidas?
Tem tantas, deixa eu pensar… Tem, por exemplo, as vinhetas de 20 anos.

Diz pra gente três artistas que você admira que usam bastante a tecnologia?
O UVA (United Visual Artists), que até que faz parte do The Creators Project. O artista Dimitre Lima e a obra Xolor, e Leandro Lima e Gisela Mota, especialmente a obra I.E.D. (Improvised Explosive Device).

Confira alguns dos vídeos:

MTV 20 Anos from Fernando Nogari on Vimeo.





MTV Ad.net from Vellas on Vimeo.



run by vjsuave from vjsuave on Vimeo.



MTV Na Brasa - Abertura from Bernardo Vaz on Vimeo.

Mais aqui.


13 de junho de 2011

unpredictable chaos photography


Incríveis imagens do fotógrafo Iain Crawford. Seu trabalho possui alta qualidade gráfica e muitas texturas. Procurando uma simetria em meio ao caos, enquanto ainda mantendo a personalidade e a emoção.





Iain cresceu na Africa e na Malásia, onde desenvolveu sua paixão por fotografia. Depois mudou-se para Londres, começando sua careira como fotógrafo. Trabalhou muito tempo em Nova York, agora voltou para Inglaterra, mas continua trabalhando no mundo todo.



Comentando sobre o trabalho com as tintas, Iain diz: "Eu a amo a fusão entre a tinta e a modelo. As formas resultantes são tão opulentas quanto qualquer peça de alta costura. Era elétrico como ansiávamos para ver o próximo resultado do caos imprevisível. Havia algo de mágico sobre como a aletoriedade se materializou em belas imagens na frente dos nossos olhos."





Seus trabalhos podem ser vistos em revistas como Harpers Bazaar e Allure e em campanhas de marcas como Giorgio Armani, Givenchy, Loreal e Body Shop.



Inspirem-se!






Not Just a Label



Uma dica para ótimas referências de moda é o NOT JUST A LABEL, é uma plataforma para apresentar os pioneiros da moda contemporânea. Criado em 2008, para trazer novos ares para a moda, NJAL 2008, tornou-se uma ferramenta para a indústria, ajudando designers a ganhar exposição e financiar seus projetos de forma mais independente. É um centro criativo com mais de 16 milhões de acesso por mês. E eles convidam "Become a Black Sheep yourself!"

10 de junho de 2011

Book Covers

Check out this brilliant collection of book covers, inspired by the imaginary world of Balzac, Dumas, Maupassant and others.

De uma olhada na brilhante coleção de book covers, inspirar a imaginação do mundo de Balzac, Dumas e Maupassant e outros. 

















9 de junho de 2011

Muito Azul

Editorial Monotone Symphony de Phil Poynter in Ponystep Spring/Summer 2011 com Petey Wright, Eric Watts, Bryce Mathias, Sam Waldman & Bobby.

Monotone Symphony from Phil Poynter on Vimeo.