27 de março de 2012

As muitas faces de Darcel


Depois da brincadeira feita no livro Paris x New York, onde as duas cidades são comparadas pelos seus ícones, a vez agora é das celebridades. A loja parisiense Colette na comemoração do seu 15º aniversário criou em parceria com o artista australiano Craig Redman, 150 retratos das mais variadas personalidades, vindas da música, moda, do design e do cinema, todas consideradas importantes para a história da Colette.


As personagens foram apresentadas na figura de Darcel, um avatar criado pelo artista, que tem até seu próprio blog, onde posta o caos da sua rotina em NY. As obras foram expostas em Paris e Darcel estampou diversos souvenirs para a festa de aniversário.

26 de março de 2012

Caminhos alternativos


No meio do caos urbano, onde os dias têm poucas horas para tantos afazeres, encontramos diversos lançamentos de produtos que se tornam cada vez mais alternativos. Duas das últimas invenções que chamaram a atenção carregam nítido contraste, uma tentando auxiliar na correria diária e outra tentando acalmar e dar um pouco de paz em meio a toda essa turbulência.

SpnK
Apresentado na CES (Consumer Eletronics Show), o SpnKiX, que foi desenvolvido pelo designer Peter Treadway, vem com a proposta de mudar o conceito da caminhada. 
Uma mistura de tecnologias resultou nesse novo calçado, que é motorizado e pode chegar a 16 km/h. O par vem com um controle remoto para coordenar os movimentos e um par de rodinhas de auxílio para os iniciantes. A brincadeira começa a ser vendida  em breve por US$649,00




Já a proposta da marca australiana KUSA pretende relaxar aqueles que estão estressados e fazê-los curtir cada passo. A empresa apresentou um par de chinelos com grama sintética. Eles dizem ter se inspirado na sensação que as pessoas têm ao pisar na grama e que querem proporcionar a liberdade que temos quando estamos descalços no campo ou jardim. O par sai por, aproximadamente, R$58,00.
"Chinelos de grama"
Agora é só escolher entre acelerar o ritmo ou relaxar enquanto caminha para o trabalho.

22 de março de 2012

Vida Verde



Por mais que os termos sustentabilidade e ecologicamente correto tenham se tornado chavões, não podemos deixá-los de lado. A moda é responsável por grande parte do consumo mundial e estudos recentes mostram que as mulheres são as maiores consumidoras, comprando no mínimo, uma peça por mês. No meio desse caos, o site Greenvana tem apresentado formas de pensar e agir verde fugindo das ideias já corrompidas de ecologia. Duas alternativas geniais encontradas nele falam do reuso de materiais que nós temos em abundância, os cintos de segurança e as sacolas plásticas.


O resultado da reutilização dos cintos de segurança
Dacca, botas feitas com sacolas plásticas

A primeira ideia parte do questionamento do que é feito com os resíduos de carros. Parte dessas sobras já tem destino certo e outra parte vem recebendo novos usos. A marca americana Harveys decidiu usar os cintos na confecção de bolsas, carteiras e outros acessórios. O mais interessante da proposta é que eles desenvolveram modelos onde o material se parece com couro, lona e outras matérias-primas normalmente usadas para isso.

Já as sacolas plásticas foram parar nos pés com o modelo desenvolvido por Camila Labra, uma designer chilena. A idéia dela é que sejam usadas até 8 sacolas para a produção de um par de botas. O calçado até ganhou nome, Dacca, que além do seu uso ecológico, foi pensada pela designer para os dias de chuva, por ser impermeável.

As bolsas e as botas são provas de que é possível fugir do clichê associado à ecologia e sustentabilidade e aplicar o design a objetos comuns, transformando toda sua identidade.

21 de março de 2012

IDEMI 2012

 

Entre os dias 21 e 23 de outubro, Florianópolis vai receber a segunda edição do IDEMI- Conferência Internacionalde Integração do Design, Engenharia e Gestão para a inovação, um fórum que pretende promover a integração e o debate entre pesquisadores e profissionais das áreas de design, engenharia, ergonomia, gestão, arquitetura e moda, com foco na inovação do projeto centrado no usuário. A discussão proposta pretende aperfeiçoar as interações do ser humano com suas atividades e seu meio ambiente.

As áreas temáticas que serão abordadas no evento incluem Design; Engenharia; Administração; Ergonomia e Usabilidade (Produto/Software); Arquitetura e Urbanismo; Moda.

AGENDA
01 de JANEIRO ao 15 MAIO: Submissão dos artigos
06 de JUNHO: Confirmação de aceite
27 de JULHO: Submissão do Artigo Final
30 SETEMBRO - Divulgação da Programação

Contato
http://www.idemi2012.org/
contact@idemi2012.org
+55 48 3321-8380
WWW.FACEBOOK.COM/IDEMI2012
WWW.TWITTER.COM/IDEMI2012