22 de março de 2012

Vida Verde



Por mais que os termos sustentabilidade e ecologicamente correto tenham se tornado chavões, não podemos deixá-los de lado. A moda é responsável por grande parte do consumo mundial e estudos recentes mostram que as mulheres são as maiores consumidoras, comprando no mínimo, uma peça por mês. No meio desse caos, o site Greenvana tem apresentado formas de pensar e agir verde fugindo das ideias já corrompidas de ecologia. Duas alternativas geniais encontradas nele falam do reuso de materiais que nós temos em abundância, os cintos de segurança e as sacolas plásticas.


O resultado da reutilização dos cintos de segurança
Dacca, botas feitas com sacolas plásticas

A primeira ideia parte do questionamento do que é feito com os resíduos de carros. Parte dessas sobras já tem destino certo e outra parte vem recebendo novos usos. A marca americana Harveys decidiu usar os cintos na confecção de bolsas, carteiras e outros acessórios. O mais interessante da proposta é que eles desenvolveram modelos onde o material se parece com couro, lona e outras matérias-primas normalmente usadas para isso.

Já as sacolas plásticas foram parar nos pés com o modelo desenvolvido por Camila Labra, uma designer chilena. A idéia dela é que sejam usadas até 8 sacolas para a produção de um par de botas. O calçado até ganhou nome, Dacca, que além do seu uso ecológico, foi pensada pela designer para os dias de chuva, por ser impermeável.

As bolsas e as botas são provas de que é possível fugir do clichê associado à ecologia e sustentabilidade e aplicar o design a objetos comuns, transformando toda sua identidade.

0 comentários:

Postar um comentário