28 de maio de 2014

Congelar pacientes para salvar vidas

Como na ficção científica, uma equipe de médicos do Hospital Presbiteriano de Pittsburgh, Estados Unidos, está trabalhando na técnica de animação suspensa para salvar pacientes em estado grave. A animação suspensa, que vem sendo pesquisada pelo Dr. Peter Rhee desde 2000, consiste na desaceleração dos processos fisiológicos vitais por meios externos sem levar à morte. O frio extremo é uma solução para acentuar essa desaceleração. Os pesquisadores intitularam o procedimento de EPR (sigla em inglês para “preservação de emergência e reanimação”)

Mas como essa técnica funciona?


O sangue é removido e substituído por uma solução salina gelada, ocasionando o resfriamento do corpo em graus negativos, diminuição das funções vitais e assim, redução da necessidade de oxigênio. O quase congelamento do corpo é que mantém as células vivas, por esse motivo, em caso de acidentes, manterá os pacientes vivos por mais tempo até que o médico trate os ferimentos. Outro ponto interessante é que o paciente não vai perder mais sangue – no final do procedimento, seu sangue é bombeado de volta ao corpo e o seu coração, reanimado.

O EPR foi testado, primeiramente, em suínos, através da indução de lesões fatais, 90% dos porcos submetidos ao “congelamento” sobreviveram, já os que não passaram pelo processo, faleceram. A comprovação de eficácia da EPR ainda está em andamento, por isso, a equipe de médicos pretende aplicá-la apenas em casos extremos de pacientes que sofreram parada cardíaca por trauma e já perderam, pelo menos, metade do seu sangue.

Assista o vídeo para maiores informações: 




fonte: tecnoblog

0 comentários:

Postar um comentário