21 de outubro de 2014

Saturação Mercadológica

Durante esta semana o Futuro do Presente estará postando as trends 2014.2. Para iniciar, apresentamos a SATURAÇÃO MERCADOLÓGICA, uma tendência do mundo de experiências e consumo:

"A verdade é que atualmente exitem produtos demais, marcas demais, barulho demais e marketing demais; logo, sobreviver é um desafio. É preciso aceitar que o mundo mudou e que mudamos o nosso comportamento em relação a ele. Como marcas, devemos mudar também. É necessário buscar não só uma nova maneira de pensar, mas uma nova maneira de ser" CARVALHAL (2014, p. 11) 


A sociedade está saturada em todas as esferas e é evidente que o mercado não ficaria de fora, mas ele sabe ser resiliente.
Nas novas tendências mercadológicas, as pessoas buscam adquirir produtos que possuam uma história, uma identidade, procurando comprar algo que as façam sentirem-se únicas. Gostam de saber que o produto e/ou o serviço foi desenvolvido exclusivamente para elas. Toda essa saturação trouxe também uma espécie de volta às origens, um desapego coletivo, uma valorização de tudo que é artesanal. E o reconhecimento de artistas inexplorados está cada vez mais presente, principalmente em cocriações.
Nesse novo mundo mercadológico encontra-se fortemente o branding, que mais que gestão de marca, é a relação de amor entre o consumidor e a marca. É a mistura de experiências compráveis e sensoriais, é a identidade da marca ilustrada em cada produto, serviço, ou ambiente. Tudo isso envolvendo design, marketing, planejamento e comunicação.
Surge, igualmente, um novo conceito: Maker. Os Makers criam novos produtos e serviços usando ferramentas digitais, projetando em computador e produzindo cada vez mais em máquinas de fabricação pessoais. Numa época de design e criação de produtos personalizados e do faça você mesmo, o potencial coletivo de milhões de entusiastas começa a fazer-se sentir na economia, impulsionando a nova era da indústria transformadora.
Já o termo cocriação não é novo, mas, nos últimos meses, tomou conta do mercado e passou a fazer parte de muitos planos de negócios e marketing. A cocriação é uma forma de inovação que acontece quando as pessoas fora da empresa associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing.
Atualmente, no mundo fortemente conectado em que vive-se, pode-se ver todas essas mudanças acontecendo próximo à nós todos os dias. O branding está sendo inserido tanto em novas marcas catarinenses, como nas mais antigas. Exemplo disso foi o redesign feito pela empresa Mormaii, de Garopaba, que recentemente alterou seu antigo slogan a sua marca na água para sinta-se Mormaii, desviando o foco de artigos para esportes aquáticos para uma atmosfera de estilo de vida Mormaii, seja na água, ou fora dela.
Exemplificar o termo Maker é simples, com a facilidade de aquisição das impressoras caseiras 3D e todos podem tornar-se makers, a qualquer hora do dia, imprimindo um lindo objeto de design. Quanto à cocriação, pode-se citar a Aesthetic, uma marca de roupas de Florianópolis, que intitula-se como uma plataforma integrada de produções artísticas. As cocriações são chamadas de séries colaborativas e os produtos são criados em parcerias com artistas da região.

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