26 de maio de 2014

Copa do Mundo: um mercado a ser explorado

O Think with Google, ferramenta voltada ao marketing digital, está trazendo dados muito interessantes sobre a relação mundial com a Copa do Mundo que acontecerá no próximo mês. Como brasileiros, gostando ou não da vinda do evento e de futebol, devemos deixar de lado nossas opiniões sobre a Copa para poder entender a imensidão e os reflexos do evento.
Em um artigo publicado no Think, o Google revela dados sobre o aumento na procura e engajamento dos torcedores de futebol nos Estados Unidos. O país, que sempre foi muito mais ligado ao futebol americano, nota mudanças no comportamento dos seus consumidores. Segundo o site, parte dessa mudança vem da influência de uma população hispânica que cresce constantemente no país.
Os números mostram uma constante crescente na procura de conteúdos e informações relacionadas a futebol e, especialmente nesse período, à Copa do Mundo.

fonte: Google Data, April 13–May 13, 2014, Video Views, Worldwide
Dados de vídeos sobre futebol assistido online no mundo

fonte: Google Data, January 1, 2010–May 14, 2014, Indexed Search Query Volume, Worldwide
Pesquisa de interesse sobre diferentes esportes no mundo
fonte: Google Data, January 2009–April 2014, Indexed Search Query Volume, United StatesCrescimento no interesse por futebol nos EUA
A intenção do artigo é mostrar como há um grande público consumidor de artigos, serviços e experiências relacionadas à Copa do Mundo 2014. Inclusive, em outra publicação, eles falam do dinamismo mundial através das propagandas, que geram uma conexão criativa. Dois dos 4 exemplos do artigo são propagandas relacionadas à Copa.
Uma delas é da Embratur, que tem a proposta de criar um tour virtual pelas cidades sedes dos jogos, incentivando o turismo de estrangeiros, uma vez que o site é apresentado em 8 idiomas.

http://theworldmeetsinbrasil.com/
A outra é da Coca-Cola, que lançou a campanha The Happiness Flag, que vai criar uma foto mosaico em forma de bandeira com imagens enviadas por torcedores de diversos locais do mundo. A intenção é mostrar como o futebol pode unir nações.


O que isso tudo quer dizer? É que cada vez mais, principalmente por meios digitais, as pessoas estão consumindo mais futebol. Isso representa oportunidades de mercado, seja para oferta de produtos do vestuário, experiências, aplicativos, decoração, etc. Basta explorar os dados fornecidos para melhor entender esses potenciais clientes.
E se você ainda não se convenceu que a Copa do Mundo tem bastante importância para o setor de referência, então saiba que, a partir de 9 de junho, estará no ar mais um site do Google: o Google World Cup. Especializado na Copa do Mundo, o site vai mostrar dados e tendências relacionados ao evento conforme for acontecendo.

Via: Think with Google

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