22 de agosto de 2014

Placa transparente concentra energia solar




 
Foi desenvolvido por um time de pesquisadores da Michigan State University-MSU um novo tipo de concentrador solar, que pode ser colocado sobre uma janela e produzir energia solar enquanto permite que as pessoas vejam através dessa janela.

Ele foi chamado de concentrador solar iluminescente transparente, e poderá ser usado em construções, telefones celulares, tablets e qualquer outro aparelho que possua uma superfície transparente.

Segundo Richard Lunt, professor de engenharia química da MSU, a palavra chave nessa nova tecnologia é “transparente”, Lunt afirma que "Uma vez que os materiais não absorvem ou emitem luz no espectro invisível, eles parecem excepcionalmente transparentes para o olho humano.".

O sistema de colheita solar utiliza pequenas moléculas orgânicas, desenvolvidas por Richrd Lunt e sua equipe, para absorver comprimentos de onda de luz solar não visíveis.
"Podemos ajustar esses materiais para pegar apenas o ultravioleta e os comprimentos de onda infravermelho próximo, que, em seguida, 'brilham' em outro comprimento de onda no infravermelho", disse ele. O "brilho" de luz infravermelha é guiado para a extremidade do plástico, onde é convertida em electricidade por finas tiras de células solares fotovoltaicas.

Yimu Zhao, estudante de doutorado em engenharia química e ciência dos materiais, e Richard Lunt, professor assistente de engenharia química e ciência dos materiais, executam um teste no laboratório de Lunt.


Lunt disse que mais trabalho é necessário, a fim de melhorar a sua eficiência de produção de energia. Atualmente, ela é capaz de produzir uma eficiência de conversão de energia solar perto de 1 por cento, mas pretendem atingir eficiências acima de 5 por cento quando totalmente otimizado.

Este concentrador solar possibilitará que transformemos nossas janelas, e-readers e muitos outros aparelhos em geradores de energia própria.

0 comentários:

Postar um comentário