6 de agosto de 2014

Trânsitos Vestíveis no SNPEM - Design de Moda & Tecnologia


Aconteceu ontem, na UDESC, a continuação do II Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda. Durante a tarde e a noite, foi debatido o tema Trânsitos Vestíveis, relacionado com a área de pesquisa de Design de Moda & Tecnologia. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Sandra Regina Rech e Profa. Dra. Icléia Silveira do departamento de Moda (UDESC), dos palestrantes convidados Profa. Dra. Aline Monçores (PUC-RJ e UVA-RJ), Prof. Dr. Luiz Salomão (UFSC) e Profa. Dra. Regina Melim do departamento de Artes Visuais (UDESC). Infelizmente a Profa. Dra. Tula Fyskatoris (co-editora da revista dObra[s]) não pode comparecer por motivos de força maior.


O debate na sala de reuniões, a tarde, começou com temas sobre inovação e tendências de mercado, onde foi colocado que estamos passando por um momento maker, na qual não existe mais consumidor no plural. Segundo o Prof. Dr. Salomão “O singular chegou a tal ponto que hoje nós mesmos construímos nossas coisas”. A Profa. Dra. Sandra Rech assimila o termo maker com as narrativas enviesadas da arte contemporânea (tema de coleção da turma de moda da UDESC do ano passado), onde o público, agora, precisa ter participação ativa com as obras de arte - uma interação. Já a Profa. Dra. Icléia pensa isso na prática, com as empresas, e coloca a questão da cópia como interpretativa. As reflexões chegaram a tal ponto em que foi constatado que as pessoas não querem mais comprar produtos, e sim, experiências para se sentirem únicas. Segundo a Profa. Dra. Regina “a unicidade está no olhar e na experiência”.


Com a apresentação da Profa. Dra. Aline Moçores, a questão entre Arte x Moda é colocado em pauta, através de seu estudo intitulado “Arte e moda: a transversalidade na formação do designer”, Aline buscou entender a conectividade entre as duas áreas de formação, do designer e do artista, e destacou, através da pesquisa da biografia de Jum Nakao e outras fontes, que é muito mais fácil para um artista entrar no mundo da moda, do que um designer entrar para o mundo das artes. Aline criou o termo “designertista”, e chega a conclusão de que o design precisa encontrar a arte em uma interseção, ou seja, é preciso ter as duas formações para poder criar de forma plena. Salomão entende que o design não é arte e nem tecnologia, mas que ele precisa da arte e da tecnologia para funcionar e que a inovação é indispensável em qualquer área de estudo. Voltando a falar no termo maker e em inovação, Salomão trouxe sua impressora 3D para sustentar o que foi dito sobre o novo consumidor - ele quer fazer sua própria comida, costurar sua própria roupa e imprimir seu pprio objeto. 


Impressora 3D, caseira.
Sapato sendo impresso na impressora 3D no II SNPEM
A Profa. Dra. Regina com seu trabalho titulado “Tentativa de Escultura, quem decide é o corpo”, fundamentado no trabalho incrível do artista Franz Erhard Walther, busca entender os trânsitos vestíveis em esculturas vestíveis, onde alega que “vestir um trabalho significa por em funcionamento”. Esse trabalho se conecta diretamente com a questão da interação do espectador com a arte, que foi abordado anteriormente, e das novas experiências sensoriais que as pessoas querem/precisam vivenciar atualmente.
Confira algumas imagens do trabalho do artista:




O Evento ainda contou com o pré-lançamento do livro "Brasil - 100 Anos de Moda - 1913/2013", UDESC - Organização Mara Rúbia Sant'Anna & Sandra Rech.



0 comentários:

Postar um comentário