30 de julho de 2014

Hemp Eyewear e as vantagens da fibra de cânhamo


A fibra de cânhamo, obtida a partir do caule da planta Cannabis, tem sido usada na fabricação de tecidos há tempos, mas só recentemente suas propriedades eco-frienly estão ganhando notoriedade. Além de produtos têxteis, a fibra dessa planta, altamente versátil, pode ser explorada para a produção industrial: na obtenção de cosméticos e alimentos (bem nutritivos); pode ser aplicada na fabricação de papéis, plásticos, biocombustíveis e na construção civil; pode ajudar na eliminação da poluição do solo, entre outros. Ao todo, pode-se extrair 25 mil produtos de uso essencial para a sociedade moderna. 
A fibra de cânhamo, aplicada à indústria têxtil, ocasiona grandes benefícios para o meio ambiente, por ser cinco vezes mais resistente que o algodão, muito mais longa e de fácil cultivo, já que não necessita de fertilizantes e de muita água. 
Fibra de cânhamo
Foi seguindo essa consciência que a marca inglesa Hemp Eyewear, desenvolveu uma proposta alternativa para a produção de óculos de sol. O designer da marca, Sam Whitten, utiliza a fibra do cânhamo como matéria prima para dar forma a estilosos óculos de sol. A marca acredita que podemos [sim!] produzir e consumir de maneira mais consciente com a natureza.



Segundosite da marca, o cânhamo é a fibra mais forte do mundo e é, inclusive, mais sustentável do que a madeira.
Vários outros produtos com essa fibra foram e estão sendo criados no exterior, o único problema é que, infelizmente, ainda causa muita polêmica e preconceito. 


25 de julho de 2014

Brasília vai pra rua!

O movimento começou a mais de 2 anos atrás, num Picnik gostoso no Calçadão da Asa Norte, em Brasília. Depois, tiveram piqueniques no CCBB, no Jardim Botânico, na Funarte, na Ermida, e assim, o movimento cresceu organicamente e chegou pra ficar. A partir de então as kombis e os traillers passaram a ser sempre vistos estacionados nas praças da cidade. O movimento se consolidou e Brasília foi pra rua!
Os parques passaram as ser tomados por feiras musicais e gastronômicas, além dos food trucks e das cervejas artesanais, que tornam os eventos super legais combinando cangas, música boa e comida gostosa.
Acho que os adesivos estampados nas laterais da kombi da Corujinha Foodtruck sintetizam perfeitamente qual é a vibe desse movimento que chegou em Brasília. As frases “Adoro esse lance de rua” e “Acreditar nas coisas boas faz bem” soam como um convite para todos os brasilienses; ei, vem pra rua você também!
fonte: agencialooknfeel.com.br

24 de julho de 2014

Palette: nova ferramenta para explorar cores


Com base em paletas de cores customizadas, a nova ferramenta da Shutterstocklabs, Palette, permite explorar novas imagens e descobrir novas combinações e dimensões das cores.
Os painéis de inspiração divididos por cores e subdivididos por fotos, ilustrações e vetores, coletados e combinados cuidadosamente por toda a equipe Shutterstock, possibilita aos designers e profissionais de áreas afins a oportunidade de utilizá-los como um guia para criação. Há uma infinidade de cores, texturas e ideias.
Além do material pronto, você pode ainda criar seus próprios moodboards apenas digitando uma palavra-chave no campo de busca da plataforma.




Se interessou? Então clique aqui e comece a explorar novos horizontes de cores e imagens.

18 de julho de 2014

O food styling de Anna Keville Joyce

A artista americana, que vive em Buenos Aires desenvolve um trabalho incrível em que mistura arte e comida. “Comida e arte são as minhas paixões.” comenta a food stylist e ilustradora Anna Keville Joyce. Para ela nenhum ditado faz mais sentido do que “comemos primeiro com os olhos”.




fonte: mood.com

16 de julho de 2014

CONAMODA: 1º Congresso Nacional Online de Moda



Com foco em design, inovação e criatividade, o primeiro congresso nacional online e totalmente gratuito de moda, Conamoda, traz para estudantes, pesquisadores, empreendedores e curiosos do mundo da moda e afins, a oportunidade de assistir à palestras de profissionais incríveis que irão dividir um pouco de suas experiências, dicas e métodos das mais diversas áreas criativas de moda.  
congresso conta com mais de 20 palestrantes com conhecimentos em estamparia digital, consultoria de tendências, tecnologia têxtil, design gráfico, ilustração, criação, marketing, entre outros.
O evento começa a partir do dia 21.07 às 10hr.

Veja a programação completa no site conamoda.

12 de julho de 2014

Veja um resumo das tendências do semestre


Flow Brasileiro
Em nosso país, a cultura sempre foi algo considerado elitizado. Nos últimos tempos, o que era julgado apenas como hábito e comportamento de classes denominadas inferiores, passou a ser "cool". Além disso, posturas em relação à sexualidade que, antes eram vistas como algo que não faz parte da moral estagnada, passaram a ser normais, até mesmo para os mais moralistas.
A difusão de conceitos de costumes, muitas vezes menosprezados pelos mais “ricos”, passou a ganhar enorme destaque, até mesmo nos ambientes mais requintados. Exemplos são o Funk Ostentação e o Tecno Brega. O Funk, música que ilustrava o cotidiano das periferias cariocas, ganhou destaque quando passou a falar de mulheres, dinheiro, favela e ostentação em meio à Região Metropolitana de São Paulo. O Tecno Brega, que antes fazia parte apenas das festas Paraenses, disseminou-se em todo o país na voz de Gabi Amarantos.
Ainda nessa soma de novos hábitos e comportamentos na "alta cultura" brasileira, o termo No Gender (algo como sem gênero), ganha cada vez mais importância. Após a forte difusão da androgenia há alguns anos atrás, agora, é a vez dos transexuais ganharem destaque no Brasil. O preconceito está sendo substituído por um sentimento de grande popularidade e os transgêneros tornaram-se estrelas.
Novamente, seguindo a linha da sexualidade, fatores de todos os cantos do mundo influenciam mudanças brasileiras. As recentes reinvindicações envolvendo mulheres islâmicas e o crescente destaque no mundo, da situação em que vivem, refletem, também, nas mulheres da sociedade ocidental. Aqui, eventos como a Marcha das Vadias, que acontecem em todo o país, buscam a igualdade entre homens e mulheres.
Enfim, o Flow Brasileiro busca mostrar que costumes, hábitos, arte, moral, comportamento e outros fatores, que antes não eram percebidos por serem considerados parte de classes abastadas, hoje, estão cada vez mais inseridos na "alta sociedade" brasileira. Ouvir funk, pagode, sertanejo tomando champanhe são situações totalmente "it". Ir aos shows de transexuais é elevar o status. Assistir ao programa da Rede Globo, Esquenta!, é aumentar os conhecimentos culturais.


Power to the people
O consumidor assume novo papel baseado em três influências: o seu empoderamento, a atitude cool de mostrar compaixão e empatia, e a convergência pela conectivadade.
O empoderamento do consumidor representa a percepção dos indivíduos em alterar e influenciar melhorias para sua comunidade, seja no eixo micro (círculo pessoal) ou macro (comunidade de uma forma geral: bairro, cidade, etc.). Passam a ter consciência do poder que tem e buscam consumir de forma a colocar isso em prática. Esse movimento já é consequência da visualização da empatia e compaixão como cool.
A união desses dois movimentos inspira atividades colaborativas em benefício das comunidades e indivíduos, e ganha força com as possibilidades oferecidas pelas conexões digitais. É o poder local ganhando apoio mundial. Tais grupos ajudam as diversas minorias e questionam comportamentos exclusores, humanizando as conexões entre diferentes tribos sociais.
Como exemplos, podemos citar o movimento do Café Pendente, The Street Store, Lava Mae e as diversas campanhas questionando padrões de beleza e gênero.


Fashion (r)evolution
Uma tendência crescente no mundo do consumo, do design e da moda é a expressão com consciência social e ecológica. Esta manifestação se reflete em um novo estilo de mercado que, através de produtos e campanhas, buscam soluções visando a inclusão social das futuras gerações.

Projetar para a inclusão
O mercado da moda brasileiro encontra espaço para a inovação baseado em demandas existentes de pessoas com deficiência, já que, de acordo com o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), 23,9% da população possui algum tipo de deficiência. Pessoas com necessidades especiais querem trabalhar, estudar, escolher suas próprias roupas e ter autonomia na hora de vestir e despir-se. A necessidade de pensar nesse público consumidor, carente de opções no mercado de moda no Brasil, é nítida. Projetos como o Concurso Moda Inclusiva, organizado pelo governo do estado de São Paulo, bem como o Circuito de Moda Inclusiva, de Santa Catarina, estão estimulando jovens designers a pensar na inclusão, buscando soluções inovadoras em tecnologia, modelagem, tecidos e aviamentos que irão facilitar o dia a dia desse público. Se existem pessoas que precisam ser atendidas nas suas necessidades com roupas inclusivas, por que não projetar para elas?

Marcas transparentes
Como consequência da informação e da comunicação cada vez mais rápida, quando o consumidor passa a ter participação ativa sob as empresas, visto que, com apenas uma mensagem de insatisfação e/ou denúncia nas redes sociais, a empresa receia um futuro incerto. O Fashion Revolution Day é um ótimo exemplo, que aconteceu, pela primeira vez, no dia 24 de abril de 2014 e contou com a participação de mais de 60 países. O objetivo da campanha é alertar a sociedade com uma simples pergunta “Quem faz suas roupas?”, de forma a melhorar as condições de trabalho em toda a cadeia de abastecimento da indústria de moda. Outra questão é a campanha global de desintoxicação da moda, unida pela consciência de que a beleza da moda não pode custar nosso planeta. Por uma moda livre de tóxicos, os consumidores estão desafiando marcas para se responsabilizarem pelos rastros tóxicos e eliminarem os químicos perigosos em todas as etapas de produção das roupas. O aplicativo Moda Livre é mais um indicativo desse processo, o qual revela quais lojas estão envolvidas com trabalho escravo. A preocupação que as indústrias de moda estão apresentando com o meio ambiente, surge pela iniciativa dos consumidores que, agora, conscientes, procuram humanizar suas atitudes diante do mundo.