Desde os primórdios, a função feminina além de cuidar das crianças e da casa, tinha que escolher os melhores legumes, frutas e folhas para complementar a alimentação básica. Além de desenvolver sua visão e tato, o olfato passou a ser uma arma importantíssima para auxiliar a mulher a escolher os melhores alimentos. Sendo assim, muitos alegam( ainda que sem pesquisas concretas) que as mulheres possuem o olfato mais desenvolvido que o dos homens. E além disso,esse sentido também funciona como uma reação aos estímulos, de que algo está queimando, algo está estragado, uma buzina dando o sinal de alerta, etc.
Quando o assunto é memória olfativa, tudo se torna uma questão de treino. Afinal, passamos a vida toda colecionando " cheiros" diferenciados e nada mais fazemos do que associar imagem, sensações, sabor e histórias emocionais ao odor inalado. Nessa ponte, costumamos ser transportados para situações,lugares e somos convidados a lembrar de pessoas apenas por sentir um perfume diferente. Um cheiro de doce da vovó, um perfume do seu namorado, de um determinado lugar visitado...
Coco Chanel foi um verdadeiro sucesso quando escolheu as notas do seu famosíssimo perfume número " 5 ". Ela agregou 50 notas diferentes a esta fragrância e o perfume até hoje possui um aroma inconfundível ( para o olfato treinado é claro) e ficou na memória olfativa das pessos durante décadas. O perfume é a primeira ligação com o estilo de vida da grande estilista do século 20. Sentir seu aroma é sentir os desejos, os questionamentos, as conclusões e exclamações da grande revolucionária da Moda feminina da década de 20.
26 de abril de 2009
Boa de faro
Postado por Santo Look | 09:57
| Categoria: Comportamento, Setores de referência feminino
| Sem comentários
0 comentários:
Postar um comentário