19 de abril de 2009

Kitsch "Repaginado"

Colecionar pequenos objetos de porcelana durante a decáda de 80 era muito mais comum do que se pode imaginar. Agora que não é nada convencional em pleno século XXI um artista inovar e utilizar desses pequenos bibelôs para realizar interferências artísticas impactantes e gerar denúncias sociais. Esse trabalho é realizado pelo artista plástico britânico Barnaby Barford, que criou uma série de estatuetas de porcelanas retratando o cotidiano britânico em temas que subvertem a tradição de retratar nos objetos cenas pastorais.
Com isso ele busca mostrar aos jovens como estes são enxergados pelas gerações mais antigas. A técnica resulta em recortar, cortar e modificar esses objetos comprados em lojas antigas e de artigos de segunda mão, ou até mesmo vendido por pessoas que estão se livrando das peças.
O trabalho do artista é considerado chocante, pois dentre um dos temas abordados ele retrata jovens praticando " happy slapping", prática que surgiu em 2004 e consiste em agressões inesperada em vítimas escolhidas aleatoriamente, ao tempo em que outro colega registra as agressões via celular ou máquinas digitais.
O artista alega que as peças não buscam nenhum tipo de apologia, apenas uma forma de retratar uma geração e suas deturpações de valores e atitudes. Vale pela denúncia e autenticidade na produção de suas obras.




0 comentários:

Postar um comentário