31 de outubro de 2009

Capacetes flexíveis

Os estudantes franceses Caroline Journaux e Adrien Guérin pensando em quem anda de bicicleta e quer usar capacetes diferenciados desenvolveram o TopUp.

O capacete é feito com pregas flexíveis que podem ser dobradas e compactadas, de forma que o usuário possa guardá-lo na bolsa ou mochila. O produto é seguro, confortável e produzido com material ecológico reciclável. É fornecido pela loja francesa DoYouVélo e pode ser adqurido pelo site.

27 de outubro de 2009

TWEET WHAT YOU EAT!


Tweetar somente o que você está fazendo? Porque não tweetar o que você acabou de comer, e junto com seus seguidores e amigos manter-se dentro da dieta?

O Tweet What You Eat tem como base o funcionamento do Tweeter e ali você coloca simplesmente o alimento e as calorias. O TWYE opera como um diário que possibilita registrar seu peso, seus objetivos e todos os alimentos que você não deve comer (assim, se você come algo que não deveria, os outros podem dar um puxão de orelha em você!).

A idéia é criar uma rede social que ajudar pessoas que querem emagrecer a tomarem total responsabilidade pela sua alimentação. Assumir que o que você comeu e perceber se está dentro do que você se propôs a fazer ou não.

Para conhecer mais: http://tweetwhatyoueat.com/

T-Post




T-post é um projeto nascido em 2004 feito por um grupo de amigos. Mas o que seria? T-post é uma revista-camiseta. Você paga 19 euros por peça e a cada 6 semanas recebe uma camiseta que fala sobre algum tema atual, na sua casa. Os modelos são sempre novos e feitos exclusivamente para os assinantes, então não ocorre perda de materiais nem poluição por desperdício de vestuário. Os modelos utilizados para divulgação da revista são os próprios assinantes que tem interesse em serem fotografados. O público é variado, e as camisetas vêm em vários tamanhos, de acordo com a vontade do cliente.
Para mais informações acesse:
http://www.t-post.se/about/all-about-t-post

23 de outubro de 2009

"E-reader", o livro evolui

O Livro sempre foi tido como um produto praticamente completo: funciona sem bateria, dispensa o manual do usuário, suporta quedas, é barato e pode ser substituído a um custo pequeno.

Entretanto a Amazon (gigante do comércio varejista na web), apresenta o Kindle, um leitor digital de textos, que já vendeu mais de um milhão de unidades nos Estados Unidos, começa a ser vendido em vários países, inclusive no Brasil.


.

O nome vem do inglês e deriva de acender, iluminar. Os primeiros modelos da Amazon funcionam em tons de cinza, mas o produto ainda está em evolução. Espera-se que futuramente os e-books possam proporcionar históras não lineares, e adicionar fotos e vídeos. É possível ter acesso a mais de 200 000 livros digitalizados a venda no site, além de revistas e jornais.

Outras empresas também investem neste segmento de mercado:


A Coolreaders revende produtos feitos em Taiwan.( à direita). A Sony lançou três modelos de e-reader. Dois utilizam tela touch screenesq.).



O modelo da Fujitsu possui tela colorida, porém existe o empecilho de não poder ser lido sob o sol, ou locais muito claros, por causa do reflexo excessivo.


A Samsung, lançou e-readers com outras funções como calendário e bloco de notas.

E a britânica Plastic Logic, possui o maior modelo com 27, 9 centímetros.


A dúvida que fica é se os e-books vão tomar o lugar dos livros tradicionais. Segundo Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard, “A história mostra que um meio nunca acaba com outro em curto prazo. Os manuscritos prosperaram depois do surgimento da prensa de Gutenberg. O rádio se reinventou depois da televisão”.

Paulo Rocco, da Editora Rocco, fala “Ainda existem muitas dúvidas, mas acredito que, no fim de tudo, o Kindle será apenas mais um meio de leitura”.

Fonte: Revista Veja, edição 2134.







Nova arma contra o golpe "Boa Noite Cinderela"


A mais nova arma contra o golpe do Boa Noite Cinderela é um gloss lançado pela marca inglesa de cosméticos 2 Love my Lips. Ele possui um mecanismo especial, que permite identificar se o drink possui ou não a droga. Para isso, basta colocar o aplicador do gloss na bebida, caso ele fique azul é sinal de que contém alguma substância suspeita. Os tons são bonitos, mas a marca não entrega no Brasil, o preço de tabela no Reino Unido é £ 9,99.
-->


22 de outubro de 2009

Relógios diferentes

Relógio giratório: O designer deste relógio inspirou-se no movimento dos planetas em torno do sol. Ao contrário dos relógios tradicionais, os ponteiros são fixos na pulseira e o que gira é o próprio relógio.




Relógio a Laser: Aparentemente o relógio parece apenas uma pulseira, porém ao acionar um botão, as horas são "projetadas" na pele do usuário.










Relógio "medidor": O designer Alexandros Stasinopoulos desenvolveu estes relógios a partir de fitas métricas. O objeto é composto por 3 delas, sobrepostas, sendo que a fita inferior indica o tempo presente e o dia da semana, a fita do meio indica as horas e a superior os minutos.
















20 de outubro de 2009

Claire Ferreira








A designer Claire Ferreira pensando na dificuldade para se achar objetos dentro de bolsas femininas criou bolsas que podem se mover para todos os lados sem que os pertences caiam. Isso é possível através das pequenas cordas colocadas estrategicamente para que se encaixem em chaves, carteiras, celular, dentre outras coisas. Existem 3 tipos: a de 180 graus, que pode ser virada para baixo, a de 90 graus, que abre pelos lados e a de 360 graus, feita para acomodar cachecóis e casacos. Tudo isso unindo praticidade, funcionalidade e beleza. Claire, que também é artista plástica, trabalha no ramo de design de interiores com originalidade e destreza. Ela recriou mesas a partir de madeira e resina, as quais são compostas por 3 peças que podem ser combinadas a partir da vontade do consumidor. Assim, sempre pode-se ter uma mesa nova quando desejar.

16 de outubro de 2009

Moda das ruas em todas as idades

Registrar pessoas com estilos diferenciados nas ruas já é algo disseminado, principalmente pelo sucesso de blogs de street style como The Sartorialist (http://thesartorialist.blogspot.com/) ou Face Hunter (http://facehunter.blogspot.com), com o enfoque, na maioria das vezes, em homens e mulheres jovens. Entretanto para quem busca outras faixas etárias, já existem outras opões, surgem blogs e sites que apresentam o street style de idosos e crianças.

O Mini hipster (http://minihipster.com/) é um site formado por uma equipe de pessoas que buscam: “comemorar e aproveitar a moda e estilo de crianças ao redor do mundo”. Os looks aparecem no LookBook, e tendências de moda infantil, lojas, produtos e marcas aparecem no StyleFiles.


Já o Advanced Style (http://advancedstyle.blogspot.com) foi criado por Ari Cohen que ao mudar-se para New York ficou impressionado com o estilo sofisticado e colorido dos idosos. Ele ainda incentiva que os leitores do blog também participem enviando suas fotos para: advancedstyleinfo@gmail.com.

13 de outubro de 2009

Frases para pensar

Klaus Krippendorf comenta em algumas frases a importância e perspectiva do design e dos designers, para a Revista Brasileira de Design. É um texto a ser digerido com calma. Que o trecho nos leve a questionamentos e inquietações a fim de tornar-nos profissionais mais competentes.

"Acredito que os designers centrados nos aspectos humanos do projeto precisam ser capazes de fazer pesquisa, projetar e argumentar a partir da única força de seu conhecimento, ou seja, de como os humanos interagem com artefatos. Eles precisam ser aptos a oferecer aos engenheiros algo que os engenheiros não treinados a conceituar.

Designers que sabem um pouquinho de tudo, nada muito profundamente, são charlatães universais. Como tais, não são para serem consultados ou respeitados por pessoas que são muito competentes no que fazem e superficialmente competentes no que os designers fazem.

No meu livro Semantic turn, a new foundation for design, eu indiquei a distinção entre o design centrado no humano e o design centrado no tecnológico, delineei alguns dos métodos que são únicos para o design centrado no humano, tudo para reforçar o designer profissional em suas habilidades para que ele ganhe respeito de outras disciplinas com as quais precisa trabalhar."

...

“Uma definição estática de design pode asfixiar a criatividade e, no passado, sempre deteve o progresso. Mas, para qualquer profissão é importante desenvolver uma expertise que nenhuma outra disciplina considera sua, encontrar meios de refinar sua conceitualização e tornar-se economicamente, socialmente e culturalmente indispensável. Uma profissão que não faz isso eventualmente morre ou rende-se ao que acontece.”


fonte: http://www.agitprop.vitruvius.com.br/atualidades_det.php?codeps=MjI1fGZERjg=

Modelos Gatos



A marca United Bamboo resolveu fotografar gatos para o seu catálogo da coleção Primavera 2010. A marca que tem mais de 10 anos decidiu mostrar a sua moda pelos gatos.


Noah Sheldon é a autora das fotografias que mostram os felinos usando replicas exatas da coleção Primavera 2010 da United Bamboo.


5 de outubro de 2009

Desculpas para não ir à academia




Uma academia de ginástica World Health Club lançou sua campanha publicitária personificando as desculpas mais populares que as pessoas dão para não praticarem exercícios.

Homens vestidos com malhas escritas com frases do tipo "É muito longe", "Pense no seu sofá", "Hora do lanche!", e o melhor de todos, "Você está muito ocupado", agarram as pessoas que estão na academia não deixando-as fazer o exercício.

A campanha acaba sendo muito bem sucedida ao mostrar como essas desculpas (aqui personificadas agarrando e puxando os membros da academia), são prejudiciais para a saúde das pessoas. A campanha foi criada por Filipe Biondi.


2 de outubro de 2009

O céu é azul?



Saiu na revista SUPER INTERESSANTE desse mês, que acabou de chegar nas bancas, a notícia de que a cada dia que passa o céu fica menos azul. A justificativa é de que desequilíbrios na atmosfera começaram a alterar a luz que chega à Terra.
O céu está até 20% menos azul do que era na década de 1970. Esse efeito visual é provocado pelo excesso de aerosóis na atmosfera. Tais aerosóis consistem, quase que, em uma camada de sujeira flutuante produzida por carros, indústrias e queimadas.

Segundo físicos atmosféricos da Universidade da Maryland, nos Estados Unidos, os aerosóis alteram a divisão da luz do Sol, que é originalmente branca. "Eles são muito pequenos e conseguem rebater os raios do Sol como nenhum outro poluente" diz Kaicun Wang.
Os aerosóis retem os raios de luz azul mais acima na atmosfera e impedem assim que eles desçam e cheguem com força aos nossos olhos. Assim o céu vem, a cada dia, adquirindo aspecto mais leitoso, e cada vez menos azul.

1 de outubro de 2009


A empresa chinesa "Debreu" encontrou uma maneira de transformar o dia-a-dia na frente do computador um pouco mais agradável. A compania desenvolveu um pen drive, chamado de "Scent Drive", que ao ser conectado no computador, libera essências de aromaterapia.
Para fuincionar tudo o que o usuário deve fazer é preencher o compartimento do dispositivo com algumas gotas de sua essência favorita, plugá-lo ao computador e esperar o líquido ser dissipado.
O aparelho custa US$43, cerca de R$80.