4 de julho de 2010

Crowd Funding


O site FashionStake, foi criado por dois estudantes de administração da universidade de Harvard, que buscavam uma nova maneira de encarar o mercado de moda. O pensamento é estreitar a relação entre estilistas e consumidores.

Funciona da seguinte maneira: após fazer seu login, escolha seu designer favorito, compre um 'FashionStake' de US$50 (que é a sua participação na coleção dele), receba roupas grátis e quando ele vender peças, o lucro é dividido entre o designer, as pessoas que colaboraram com ele e uma pequena porcentagem vai para o site. O interessante é que como tem mais gente envolvida no processo, tem mais gente interessada em divulgar os trabalhos também.

No blog do FashionStake, eles justificam a ferramenta dizendo que os grandes bancos e os varejistas gananciosos estão roubando a sociedade. Muitos designers talentosos não têm acesso a um financiamento decente. "Nós estamos democratizando a criatividade. Você pode não saber, mas a maioria do seu guarda-roupa foi escolhida por um habilidoso buyer das grandes redes".

Este modelo de negócio é conhecido como crowd funding (em português, financiamento pela multidão) e consiste na arrecadação de fundos necessários para a realização de um projeto através da colaboração de um grande número de pessoas - o que não é nenhuma novidade. Acontece que, agora, este método vem sendo potencializado por causa do avanço das mídias sociais, onde ferramentas como Facebook e Twitter têm muita força. O apelo é muito maior e os resultados também.

Fonte: Revista Catarina - http://www.revistacatarina.com.br/noticias/default.aspx?s=17&codigo=65&categoria=3

0 comentários:

Postar um comentário