28 de julho de 2010

Design para Irritar


Contrariando toda a premissa de que o design deve sempre eliciar o consumo do produto, o designer americano Erik Askin decidiu inovar em um dos setores mais poderosos e temidos do planeta: na indústria tabagista. A idéia de Erik consiste em que - nesta situação - o design deveria ter o papel inverso do usual, buscando desincorajar o usuário a fumar.

Apelidado de "Design para Irritar" (Design to Annoy em inglês), o projeto busca transformar o ato de fumar em algo totalmente imprático, utilizando idéias que alteram principalmente a embalagem do produto.


Erik procurou levar em conta diversas qualidades que a embalagem atual de cigarros apresenta - como: acessibilidade, portabilidade, entre outras - e invertê-las, produzindo a embalagem que dificultasse o máximo o hábito de fumar, a Diamond Carton. Sua forma tornaria mais difícil para o usuário retirar um cigarro do maço, como também para se ajustar ao seu bolso. Também seria mais cara para fabricar, pois utiliza cerca de 20% a mais de materiais e, por fim, dificultaria a visibilidade da marca quando o produto estivesse empilhado em uma prateleira, o que o faria chamar menos atenção do público.




Confira mais sobre esta inusitada e criativa iniciativa na luta contra o vício da nicotina no site do criador: http://www.erikaskin.com/index.php?/design/design-to-annoy/

2 comentários:

  1. Why would the cigarette companies ever try to make their product for difficult to for consumers and, specially, more expensive? The government already does that, no one needs to waste more paper on stupid looking cartons to dis encourage people from smoking. The government is already doing a good job by raising the taxes and cigarettes and alcohol! All I care about is that all are still smoking, bringing more money to daddy here!! YES, SMOKE YOUR LUNGS' FILL!!

    ResponderExcluir
  2. hmm, é, com certeza não parece uma coisa muito viável, mas ainda assim uma ideia genial hahaha, maldito cigarro hahaha, sempre trollando com a saúde da galere. Mas se conseguissem q isso existisse acho q simplesmente comprariam o cigarro e botariam numa outra embalagem que teriam em casa ou sei la, quem é viciado sempre da um jeito =\.

    ResponderExcluir