12 de abril de 2012

Intervenções Urbanas


Cidades, centros de constante mudança, são verdadeiros canteiros de obra esperando alguém que mude seus aspectos. Cada vez mais comuns, as intervenções urbanas tem apoiado as mais diversas causas. Tenho encontrado projetos maravilhosos, que esperam reunir as pessoas, lembrar-nos do nosso descuido com a natureza e deixar as cidades mais aconchegantes para todos seus habitantes, sejam eles humanos ou não.
 
 
Escape Loft
A cidade de NY foi a base para uma das ideias apresentadas no site Some Projetcs, que pertence ao designer Daniel Goddmeyer, onde ele sugere intervenções que unam as pessoas, que estão sempre passando pelos mesmos locais e não notam a existência  alheia. Daniel desenvolveu o projeto que ele chamou de “New York Interventions”, selecionei algumas das opções que achei mais interessantes, afinal, quem não gostaria de poder subir em um loft em uma árvore enquanto caminha pela cidade?

Já em Barcelona o projeto saiu do papel e levou vida a uma parede de concreto. O estúdio de arquitetura Dom Arquictetura, instalou diversas casinhas coloridas para pássaros na parede um prédio. 
"Ninhos Urbanos"





Os "Nidos Urbanos" foram colocados depois que a parede foi reformada, e os buracos que os pássaros ocupavam como ninho na parede antiga foram cobertos. Assim, além de levar um pouco de alegria para o cinza urbano, eles possibilitaram que os pássaros voltassem ao seu lugar.
 

 Ainda na Espanha, só que dessa vez em Madrid, um grupo revoltado com a poluição luminosa da cidade, que não lhes permite nem enxergar as estrelas à noite, decidiu fazer um manifesto, chamado de Ervas Mutantes

Ervas Mutantes
A idéia do grupo foi representar uma espécie de plantas futuristas, que cresceriam no asfalto e nas calçadas, próximo às farmácias (que em Madrid são representadas por uma cruz verde luminosa). Essas plantas seriam fotossensíveis e se alimentariam das luzes verdes das farmácias. Assim eles colaram pequenos bastões luminosos no chão, como se fossem plantas, e então explicavam o projeto para os curiosos que passavam e questionavam o que era aquilo.
 


Nossas cidades são excelentes palcos para representação das nossas ideias, basta tirar os projetos do papel e ocupar esses milhares de m² cinzas. 
E quem quiser pode conhecer outros dois projeto, um de arte aqui e outro aqui, e ainda um de integração urbana.

0 comentários:

Postar um comentário