27 de abril de 2012

Tecnologia no supermercado

Há mais de 30 anos uma invenção mudou nossa forma de comprar, o código de barra (CDB) que foi desenvolvido para identificar trens de carga. Porém as barrinhas foram modificadas e hoje estão em tudo, ou pelo menos quase tudo, que consumimos. Mas com ideias brilhantes surgindo o tempo todo, parece que essa história vai mudar, muito em breve.

Código de Barra, como tudo começou
Do código de barras surgiram os códigos bidimensionais, um super passo tecnológico, já que foi assim que chegamos à realidade aumentada (RA). Esses códigos permitem a leitura de informações interativas, com o uso de câmeras. Mas dentro de lojas, supermecados e em outros setores que ocupam os CDB, a realidade aumentada não supriu todas as necessidades. Então, pesquisadores e empresas foram estudando e modificando essas tecnologias, que em breve devem revolucionar como fazemos compras.

RFID
Dois estudos prometem mudanças radicais. Um deles visa a implantação de um microchip em diversos produtos, que vai se comunicar com os servidores através de radiofrequência. O nome dessa brincadeira é Radio Frequency Identification (RFID), ou Identificação por Rádiofrequência. Mas isso não é tudo. Recentemente a Toshiba começou a testar um protótipo no Japão. Eles desenvolveram um scanner que vai identificar todos os produtos, sem precisar de etiqueta de qualquer tipo. A ideia deles surgiu pela demora que acontece quando os atendentes do supermercado não conseguem identificar que produto é aquele, principalmente na área de hortiftuti. O vídeo abaixo mostra como o scanner funciona.

Acostumados com compras online e tantas outras tecnologias podemos pensar que esses não são grandes avanços no nosso estilo de vida, porém a expansão dessas tecnologias é o primeiro passo para que outras invenções sejam adaptadas ao nosso dia a dia.

0 comentários:

Postar um comentário