2 de maio de 2012

Minimalismo Revisitado

Constantemente, recicla-se tendências do passado, dá-se uma atualizada e lança-se novamente. Atualmente, temos uma forte influência da década de 1950 na moda, tanto masculina quanto feminina nesse gênero destacando o estilo pin-up.  Recentemente, visitamos a década de 1980 e, agora, o Futuro do Presente trás um post sobre a nova tendência para inverno e verão 2012/2013: o Minimalismo.

O Minimalismo surge após a explosão do Expressionismo Abstrato nos Estados Unidos, como manifestação artística ele é mínimo, geométrico, pouca informação de cor, bastante preto e branco. O quadro que define esse movimento é o "Composição com vermelho, amarelo e azul" de Piet Mondrian:



A obra de Mondrian inspirou o Minimalismo da década de 1960 e Yves Saint Laurent faz um vestido estampado com o quadro.

Em 1990, o Minimalismo volta, a fim de limpar todo o exagero da década de 1990, ele afeta a moda, o design, e até a mobília, ele termina com a década, mas retorna agora unido à androgenia como a Neutralidade Radical da WGSN.

O reflexo na moda são os tons claros, apagados, e as formas que não definem gênero (aliás, cada vez mais o mercado deve oferecer produtos que servem tanto para homens quanto para mulheres).

As maquiagens tornam-se minimalistas, com tons de nude e preto. As roupas voltam aos cortes retos, sem um gênero definido, e o design vem com uma cara moderna, cheio de tecnologia, porém simples nas formas e cores.



Bikinis inspirados em Mondrian por Sarah Schofield




Coleção Primavera/Verão 2012/2013 Giorgio Armani

  

Coleção Primavera/Verão 2012/2013 Ralph Lauren



Cadeira Conceito L'Arki Arquitetura

Micro System FA166 LG Eletronics

0 comentários:

Postar um comentário