30 de novembro de 2012

A revolução do 3D


Já conhecem a nova tecnologia que está prestes a levar o homem onde ele nunca imaginou ir? Estamos falando da impressora 3D, que promete não só revolucionar o mercado, mas também idealizar um mundo completamente inovador.
Há um projeto que está pretendendo lançar o que chamam de alimento do futuro: seriam os alimentos conhecidos atualmente, porém utilizando esta tecnologia 3D. Ou seja, esperam criar uma carne tridimensional, que tenha todas as proteínas e substâncias de um alimento real , que satisfaça as vontades humanas, que ajude  a reduzir o consumo de alimentos e contribua com a preservação do meio ambiente. (In)felizmente esta novidade ainda não tem previsão para chegar a vias reais de produção.
Outra novidade que envolve esta tecnologia de impressão 3D foi feita por uma empresa japonesa, que utiliza cabines de tirar foto, porém em vez de fotos, a máquina fornece miniaturas tridimensionais feitas a partir da impressora 3D das próprias pessoas.
Incrível, não?  O que mais será que esta máquina no futuro conseguirá imprimir?

 Alimento do Futuro?



Cabine de miniaturas

28 de novembro de 2012

Songdo: A cidade sustentável



Aos que pensam que unir alta tecnologia e sustentabilidade é impossível, Songdo, a primeira metrópole construída do zero, nasce para provar o contrário. Prevista par ficar pronta até 2015, na Coréia do Sul, a 56km da capital Seul e orçada em R$ 81bi, localizada, une inteligência à sustentabilidade.
A cidade é totalmente wireless, prometendo não apenas conectar pessoas, mas, também, objetos: as latinhas de refrigerante compradas no supermercado ao serem jogadas no cesto de lixo correto para reciclagem renderão ao morador descontos nos impostos, graças a uma etiqueta eletrônica presente nos produtos.



O tráfego é planejado para aumentar a fluidez incluindo sistema viário, metrô, bondes elétricos e até táxis aquáticos elétricos. Os sensores presentes nos asfaltos enviarão as informações necessárias para o aumento do tempo dos sinais em caso de congestionamentos ou diminuir a iluminação das vias quando ninguém estiver passando, para economizar energia.



Totalmente planejada para ações sustentáveis, a água dos prédios será reutilizada, o lixo será transportado por meio de canos pressurizados, as varandas dos prédios terão plantações a fim de evitar as “ilhas de calor”, entre outras iniciativas.
Para conhecer mais sobre, quem sabe até se mudar para a cidade, basta acessar o site da iniciativa.

27 de novembro de 2012

Brasileiros mais esportistas?


Conhecemos o Brasil por ser um país de grandes conquistas esportivas e, por este motivo, o povo como um todo, acaba sendo atrelado a um discurso saudável e jovial.
Estudos afirmam que o esporte não traz somente o bem físico e mental das pessoas, mas, também, contribui para a construção de uma vida plena e estável, estando relacionado a uma expectativa de melhora de vida, tanto social quanto econômica.
Os jovens brasileiros estão se tornando mais “atletas”, buscando estar dentro de tudo o que envolve este universo, especialmente por causa de tantos acontecimentos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos. Ou seja, a prática esportiva tornou-se uma grande tendência comportamental.
Uma forma saudável de se viver, um jeito de democratizar tantos esportes existentes e pouco expostos, um importante papel social: é isso que queremos ver, afinal, todos os olhares estarão para o Brasil.



26 de novembro de 2012

Upcycling

Lustre feito com correias de bicicleta by Facaro
   O termo é usado pra descrever o processo de reaproveitamento de materiais que potencialmente iriam para o lixo dando uma nova utilidade à estes sem que seja necessário gastar-se (muita) energia para reciclá-lo.
    É o aproveitamento máximo de resíduos, de produtos descartáveis com o intuito de gerar um novo valor. Upcycling é o oposto de downcycling, que seria a parte da reciclagem que envolve a transformação dos materiais descartados em novos materiais de menor qualidade e que acabarão inutilizados rapidamente, ou seja, fugindo da lógica de sustentabilidade.
   Em Portland, cidade dos EUA que já foi considerada uma das mais poluídas do planeta e que em apenas dezoito anos tornou-se a segunda cidade mais sustentável do mundo, Scott Hamlin fundou a empresa Loopt Works que tem seu foco em usar o design como ferramenta para (tentar) reduzir a zero os resíduos de produção e criar produtos com qualidade que possam ter uma vida útil maior.
   E no blog Upcycle That há várias ideias para dar uma nova cara a produtos e materiais que seriam descartados bem ao estilo Hack-tivate, do qual já falamos aqui.
     

21 de novembro de 2012

Gerador movido à urina



Um grupo composto por quatro adolescentes africanas: Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola inventou um gerador o qual pode até tratar a água residual de indústrias.
Ele funciona da seguinte forma: a urina é transformada em hidrogênio, após, é colocada dentro de uma célula eletrolítica, fazendo a eletrólise para isolar o gás e purificada dentro de um filtro de água. Um cilindro de gás fica responsável por levar o hidrogênio para um recipiente com borato de sódio, a fim de retirar toda a sua umidade deixando-a, finalmente, sob a forma de gás, que será o combustível do gerador.



O impressionante foi o improviso que as meninas, a mais velha com 15 anos, utilizaram para produzir a engenhoca.

19 de novembro de 2012

Jornada nas Estrelas


   Marcadas pra começarem no ano de 2012, as primeiras viagens turísticas ao Espaço Sideral estão dando o que falar. Realizadas pela empresa Virgin Galactic, à bordo da nave SpaceShipTwo, que acomoda seis passageiros e dois pilotos, as viagens intergaláticas permitem ao usuário experimentar coisas como a gravidade zero e olhar o Planeta Terra pela janela da sua nave. No entanto, o preço ainda é alto, cerca de US$ 200 mil. 
   Mas pra quem ainda não pode pagar pra viajar de verdade às estrelas, o Google lançou o projeto 100,000 stars que permite, desde a última quarta-feira (14) aos usuários do navegador Google Chrome fazer uma viagem guiada à Via Láctea através do seu computador.
   É possível dar zoom em cada estrela e saber curiosidades sobre ela. O projeto reúne informações de diversas fontes como Wikipédia, NASA e Agência Espacial Europeia e ainda conta com uma trilha sonora composta por Sam Hulick que faz a viagem ser ainda mais espe(a)cial. 
     



Já ouviu falar dos Fixperts?


É um projeto que tem como principal objetivo reunir pessoas que  gostam de resolver problemas com pessoas que precisam de soluções. Melhorar, consertar, solucionar; são palavras chaves para estas pessoas que querem de algum modo fazer o bem para a sociedade utilizando  metodologias do design.
E, o mais importante, qualquer pessoa pode se engajar neste projeto.
Vamos arranjar um lugarzinho na agenda?


http://vimeo.com/49962655
Esse vídeo explica um pouco mais.

14 de novembro de 2012

E se vivêssemos em bolhas de vidro?



A companhia suíça Micasa Lab criou a Cocoon 1: uma bolha autosuficiente de 1,80m de diâmetro. A bolha pode ser personalizada com móveis que a transformem em cozinha, quarto, sala... Conforme o usuário preferir, e promete mudar o conceito de espaço para viver.




A energia da redoma auto-suficiente funciona através de uma bateria, que pode durar de 20 à 40 horas dependendo da atividade realizada. Para conhecer mais sobre a bolha, quem sabe até comprá-la, basta acessar o site.

11 de novembro de 2012

Homem X Máquina


A globalização, a tecnologia e o trânsito estão modificando um grande parâmetro da modernidade. O carro, além de ser um meio de transporte muito utilizado, uma “segunda casa” para os seres humanos, agora, também, terá o “poder” médico agregado às suas funções.  As pesquisas da University of Southern California mostram que é possível medir os batimentos cardíacos e suas oscilações pelo “andar” do carro,ou seja, o  veículo poderá diagnosticar o real estado de saúde de quem o está dirigindo em momentos conturbados de grande estresse proporcionados pelo tráfego. Além disso, para não prejudicar a saúde do condutor poderá avisar e procurar caminhos alternativos quando certos lugares da cidade estiverem muito conturbados.
Você se arriscaria a ter um diagnóstico da saúde elaborado por seu próprio carro?

7 de novembro de 2012

Bicicleta com pneus que não necessitam de ar


O designer Brian Russell criou rodas para bicicleta que, em vez de ar, utilizam borracha esticada ao longo de uma série de hastes de carbono para fornecer o seu amortecimento.



Estas hastes ainda podem ser ajustadas, alterando a tensão da borracha de acordo com diferentes tipos de terreno, melhorando o desempenho e conforto do ciclista, fora a praticidade de nunca mais precisar encher o pneu da sua bicicleta.

Saiba mais no vídeo abaixo:

6 de novembro de 2012

Crowdlearning

   
     Não é novidade que o jeito de aprender está mudando completamente com a chegada dos recursos digitais. Qual aula sobrevive sem uma apresentação de slides?
      E o crowdlearning vem justamente de encontro à esta tendência. O termo que reúne multidão e aprendizagem representa um modelo de transferência de conhecimento onde pessoas apaixonadas pelos mesmos assuntos aprendem e ensinam lado a lado. Sem hierarquias, focando no ensina mento e aprendizado coletivo. 
      Podemos chamar o crowdlearning de um "ensino desinstitucionalizado" que reúne pela rede pessoas com desejos em comum de vivenciar determinada experiência de conhecimento.
      Já existem algumas plataformas espalhadas pelo mundo online que fomentam esse tipo de troca de informação. No Brasil há o Cinese, onde você pode ficar sabendo desse tipo de evento ou mesmo criar um. A Grande Escola  cujo slogan é "a escola das coisas que não se aprendem na escola" e o Nós.vc, que tem como objetivo proporcionar esse aprendizado coletivo através de encontros inspiradores e que inclusive já trouxe alguns cursos para Florianópolis.


5 de novembro de 2012

Vamos desapegar?

Vivemos o momento do efêmero, onde as tecnologias andam tão avançadas que acabam causando certo desconforto. É, por isso, que tendemos a nos apegar com zelo às coisas mais antigas, ao que nos traga sensações de conforto e aconchego.
Este salto na modernidade traz consigo uma ruptura e uma perda do sentimentalismo, assim, estes objetos antigos se atrelam a alguns símbolos para mostrar a frieza da era digital.
Foi pensando nesse comportamento que se criou o smathphone retrô, tentando trazer mais emoção à era digital. Outro exemplo foi o teclado para iPads, que nada mais é do que uma máquina de escrever criada com o objetivo de recuperar velhos hábitos abandonados com o uso da tecnologia.
Nessa geração, onde produtos são descartados a todo o momento, este conceito de design agrega valores em que o homem, juntamente com o novo, pode se relacionar igualmente com o que já foi passado.

E você, gostaria de ouvir novamente o barulho das teclas de uma máquina de escrever e reviver todo o sentimentalismo que isso carrega?




2 de novembro de 2012

Social Good Brasil em Florianópolis


Nos dias 6, 7 e 8 de novembro acontece no CIC em Florianópolis, o seminário Social Good Brasil. Haverá palestras com convidados nacionais e internacionais que contarão suas experiências para inspirar o público à utilizar tecnologias para a transformação social. A inscrição é gratuita e ainda há vagas, mas caso você não puder participar no local pode contar ainda com a transmissão em tempo real pela internet. 


Mais informações sobre o programa Social Good Brasil e o seminário que acontece na próxima semana estão no site: http://socialgoodbrasil.org.br/