28 de novembro de 2012

Songdo: A cidade sustentável



Aos que pensam que unir alta tecnologia e sustentabilidade é impossível, Songdo, a primeira metrópole construída do zero, nasce para provar o contrário. Prevista par ficar pronta até 2015, na Coréia do Sul, a 56km da capital Seul e orçada em R$ 81bi, localizada, une inteligência à sustentabilidade.
A cidade é totalmente wireless, prometendo não apenas conectar pessoas, mas, também, objetos: as latinhas de refrigerante compradas no supermercado ao serem jogadas no cesto de lixo correto para reciclagem renderão ao morador descontos nos impostos, graças a uma etiqueta eletrônica presente nos produtos.



O tráfego é planejado para aumentar a fluidez incluindo sistema viário, metrô, bondes elétricos e até táxis aquáticos elétricos. Os sensores presentes nos asfaltos enviarão as informações necessárias para o aumento do tempo dos sinais em caso de congestionamentos ou diminuir a iluminação das vias quando ninguém estiver passando, para economizar energia.



Totalmente planejada para ações sustentáveis, a água dos prédios será reutilizada, o lixo será transportado por meio de canos pressurizados, as varandas dos prédios terão plantações a fim de evitar as “ilhas de calor”, entre outras iniciativas.
Para conhecer mais sobre, quem sabe até se mudar para a cidade, basta acessar o site da iniciativa.

0 comentários:

Postar um comentário